Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Gustavo CGomes   fortaleza-ce - CE
leoaks   Brasil - MG
thilima3d   Brasil - AC
Kayman   Parana - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

rogerrangerse   Aracaju - SE
César Augusto   São Paulo - Itapevi - SP
Cleitiin   Arapongas PR - PR
salim3d   ribeirão preto - AC

Mapeamento UV com Onyx Tree

Por: Vinicius Paciello  

Em: 02/12/2013 20:24

E aí galera!

É o seguinte: tinha um monte de vegetação num projeto pessoal que to fazendo, e não gostei nem um pouco das árvores. Sério, estão muito ruins.

Então decidi fazer na mão com o OnyxTree e texturizar.

O problema é que eu não sei como mapear!!

Uso o OnyxTree 6.0 e na hora de exportar (seja como 3DS ou OJB ou o que seja) não aparece aquela caixa pra marcar a opção UV.

Alguém sabe como faz? Valeu!
Tem umas coisas q vc pode fazer aí..

Vc pode aplicar o Unwrap UVW, e mapear mesmo bonitinho.. Ou pode simplesmente dar um \'flatten\' e pintar uma textura com o viewport canvas, etc..

Mas se vc der um flatten bem rapidinho, já dá pra vc usar um mapa procedural do tipo \'Wood\', combinando algumas texturas de madeira, e talvez girando o mapa em W, já consiga texturas bastante interessantes.. É um material facil e relativamente eficaz de madeira, e então, vc aplica o mesmo mapa Wood em bump, só q usando um Color Correction, pra invertido e sem saturação.. Aí dá pra combinar esse material com outro, pra uma casca mais grossa, por exemplo, ou musgo.. Aí vc usa um material do tipo Mix e pinta onde vai ter um ou outro material, etc..

Ou seja, não precisa ter todos os objetos com um mapeamento \'maravilhoso\' pra algo renderizar muito bem.. Principalmente usando mapas procedurais, etc.. Mas, é claro.. se é pra vc guardar, ou se é pra vc vender, o correto é se mapear direitinho mesmo, etc...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
ScreamingFox, o grande problema é com as folhas.

Cara, as folhas vem separadas e não fica bom quando texturizo elas. Uso um vRay2SidedMtl com opacity mas fica uma porcaria! Não tem como mapear infinitas folhas. Tentei mapear por \"face\" mas também não fica bom e como o projeto é pra mim, eu quero fazer caprichado mesmo =(

Não entendo muito bem desse unwrap, preciso estudar, só cheguei a ver esse flatten uma vez.
Não precisa, existe o plugin para o max que você importa as arvores do arquivo do onyx com ele é possível gerar o mapeamento alterar a subdivisão da malha e fazer animação, não da trabalho algum e fica certo.

Arquiteto & Urbanista
Fala Apoema! É o TreeStorm for 3DS Max né... problema é onde achar esse plugin rapaz... rs
Isso.
Arquiteto & Urbanista

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710606.

Total de membros registrados: 138072

Últimos membros registrados: Virk, fabriciostm, mariaalrb, machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom.

Usuário(s) on-line na última hora: 506, sendo 13 membro(s) e 493 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Frederico Wagner N. R., Alessandro.Marcos, Eduardo Ramos, claro_lima, Hot, Gabriel.C, Max Idalgo, Duda, Danielreis, Thiago Couto, Felipe Duarte, Henrique Ribeiro, Fabrício.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.