Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

An3dre   Araras / SP - SP
Xikote   São Paulo - SP
Marcelo Guarrata   Maringá - PR
exagero   São Paulo - Brasil - SP

Portfólios Ver Mais

sandrosp5   Brasil - SP
Marcelo   São paulo - capital - SP
Kleib   Belo Horizonte
cactus.jack   Curitiba - PR - AC

Problema na utilização do Normal Map

Por: Rafaellongbeach1  

Em: 07/02/2014 21:45

Pessoal boa noite!

Estou com dúvidas na utilização do normal map! resolvi então cria-lo neste objeto de teste mas quando eu renderizo o resultado não sai satisfatório, ficando evidentes os poligonos low poly.

Etapas do processo no teste:
1 - criei um box e adicionei alguns detalhes no zbrush
2 - criei um modelo low poly através do polypaint (graph modeling tools)
3 - fiz o unwrap do modelo low poly
4 - fiz a projeção através do xnormal
5 - apliquei o normal map no modelo low poly e renderizei (dever ser aqui o problema)

A aplicação do normal map foi feita no canal bump > normal bumb > bitmap e carreguei a imagem. Está correto ou será que gerei o mapa errado?

Vi um tutorial onde o efeito do normal map pode ser visto diretamente na viewport, alguem poderia me orientar como?

Desde já muito obrigado

A segunda imagem parece estar tudo certo. Qual renderizador você usa Rafaellongbeach1?

Obs: Na primeira imagem, os Smoothing Groups não estão configurados.

Quanto a mostrar o objeto com Normal na Viewport, faço da sua a minha dúvida! Vou acompanhar de perto esse post pra tirar as minhas dúvidas também.
Teoanderson, Realmente eu não fiz nenhum tratamento com o smoothing groups e me lembro que foram citados em algum tutorial. Se não me engano tem que clicar em clear all e criar um novo, certo? então pode ser esse o problema. Eu tenho que configura-los so no modelo low poly? Eu fiquei em dúvida se o normal map poderia deixar o low poly igual ao modelo de referência eu se eu estava superestimando o seu poder de modificação, uma vez que ele é aplicado no canal de bump. Eu vou tentar fazer alguns testes aqui e posto o resultado. Mas se puder, me de uma dica sobre o processo do smoothing groups. Quanto à visualização na viewport funcionou muito bem no tutorial, mas pelo que entendi depende do driver (deve ser direct 3D se não me engano) depois vc escolhe um shader no get material, mas eu não consegui utiliza-lo. O nome dele é xeiouf (uma coisa assim) então não sei se tem que baixar, mas se for, acho q vale a pena. Obrigado por enquanto! sds
Fiz mais um teste, aplicando o smoothing groups antes de utilizar o xnormal. O resultado me pareceu melhor mas ainda é possível perceber a geometria low poly. Agora fiquei na dúvida se deveria acontecer isso ou não. O nome do shader é Xolioul. É so procurar no google. Por favor, comentem! obrigado!
Putz....acabou de me cair uma fixa aki...kk. Acho que entendi o que aconteceu agora: O problema esta acontecendo nas emendas das texturas. Onde não há emenda, a borda esta suavizada, mas aí surge nova dúvida? será que tem como evitar isso? (além de deixar as emendas ocultas?)

De qualquer forma, obrigado Teoanderson pela dica! Estou fazendo agora o baking texture do personagem que esta em uma de minhas postagens e tinha travado nessa parte.

Sds

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710606.

Total de membros registrados: 138070

Últimos membros registrados: mariaalrb, machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026.

Usuário(s) on-line na última hora: 460, sendo 10 membro(s) e 450 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Max Idalgo, Rodrigo, Carla Franco, Eduardo Ramos, Frederico Wagner N. R., Ronaldo, Willmitnick, marcelo de moraes, Luis Antonio, Thiago Couto.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.