O Photoshop trabalha com Imagens 2d, e o 3ds trabalha com modelos 3d..
O model 3d é, como o proprio termo sugere, um objeto dotado de volume e o render é uma imagem 2d, que é como uma foto, \"vc não vai poder girar a foto\", uma vez que ele não tem o volume, etc.. etc..
O model é \'forma\' e a imagem é \'cor\'.. Os programas de 3d lidam com a \'forma\', e os programas de 2d lidam com a \'cor\'.. Algo que lida com cor não lida com a forma, mas algo que lida com a forma por sí só pode gerar a cor.. Então, você deve \'reduzir\' o aspecto dimensional da seu model 3d, escolhendo um \'vislumbre\' dele, uma visão do angulo que vc acha que mais diz ou que o torna mais bonito ou esteticamente eficaz, gerando uma imagem 2d dele, que é o que um programa de imagens vai conseguir lidar.
Renderizar é como a gente chama o transformar da sua visão de cena, num programa de 3d, numa imagem 2d.. É como \'tirar uma foto\' da sua cena 3d.. Assim como com o ente analogo que é a máquina fotografica, o renderizador gerar essa \'visão\' da sua cena 3d, essa \'visão\' é uma imagem 2d q vc vai poder editar no Photoshop ou similares..
Veja em qualquer dos \'desafios da 3d1\' os renders, lá tem a viewport, que é a sua visão \'conceitual\' realmente 3d do model, e os renders, que são imagens 2d, \"fotos\" da cena 3d...
Mas o render não é mais 3d, então, vc não vai poder manipular mais os objetos (ou girar a sua visão), uma vez que renderize (a partir da imagem renderizada).. Um game, por exemplo, renderiza \'em tempo real\', então vc usa models mais simples que necessitem menos processamento.. Mas um render artistico, automobilistico ou arquitetônico já são renders que pesam mais, alem de vc fazer retoques depois do render, etc..
Pra vc renderizar no 3ds, vc pode apertar shift+Q, ou f10 e configurar o seu render..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..