Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!!
jeanmarcel777: oi jean!! tudo bem?? Esse problema da \"rebarbinha branca\" em volta das suas árvores é meio estranho, pois se você estiver usando árvores 3d é muito difícil que isso aconteça.
Você por acaso está usando árvores com mapas de opacidade?? Manda notícias.
Uma forma de você solucionar este problema, é se caso, estiver mesmo usando árvores com mapas de opacidade ( billboards ), exclua todas elas da sua cena, e coloque no lugar dos \"billboards\", árvores 3d mesmo, tudo bem??
Se você acha pesado trabalhar com árvores 3d por causa do peso delas, basta transformá-las em proxy, seja usando o Mental Ray render, V-Ray render ou outro renderizador.
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** A seguir posto para você alguns vídeos tutoriais sobre criação de \"proxys\" tanto no Mental Ray quanto no render V-Ray.
1.0- Tutorial proxy ( autor: Juliano kloss- 3d1. )
http://www.youtube.com/watch?v=NNi6alaHErk
2.0- Using mr Proxies -- Part 1
http://www.youtube.com/watch?v=rk8oKYEuVFA
3.0- Using mr Proxies -- Part 2
http://www.youtube.com/watch?v=TKYMMV3QMBE
4.0- VRay Proxy
http://www.youtube.com/watch?v=piqQkhMbCAU
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Uma forma super fácil de você resolver este problema, é criando um \"novo\" render com materiais \"id\'s\" de diferentes cores. Mas estas cores devem ser do tipo: RGB ( R= red, G= green, B= blue. )
OBS.: Procure sempre estar trabalhando com árvores 3d de ótima qualidade, dê sempre preferência a árvores 3d.
Selecione os seus \"objetos 3d\" em primeiro plano e coloque neles uma cor, por exemplo, vermelha, coloque outros objetos 3d mais distantes com uma cor verde e os mais distantes com uma cor azul escuro, para não se mesclar/ misturar com as cores azuis claras do céu físico ( isso se você usar algum shader de \"physical sky\" ) do render, tudo bem??
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Olha este exemplo simples que fiz rapidinho aqui pra você:
1.0- Imagem em shade+ wireframe ( 3ds Max 2013. )
2.0- Imagem de render com cores diferenciadas ( facilitar a seleção pelo Photoshop. )
3.0- Imagens finais: ( sem se preocupar com o piso branco. )
Agora o render com os objetos 3d com cores diferenciadas para facilitar a seleção pela opção \"Select\" -->> \"color range\" do Photoshop, isso se você quiser.
Porque o correto mesmo é você usar árvores 3d, nem que seja transformando todas elas em \"proxy\" ( para ficarem leves na viewport 3d e no render também ) e depois salvar a sua imagem do render final com a extensão \".tga\".
Abra o seu arquivo de render final ( extensão .tga ) pelo Photoshop, e se quiser, pode jogar pra dentro do seu arquivo do render final, o arquivo do render com as cores diferenciadas, igual nesta imagem abaixo:
** Seleção somente do fundo ( céu ) usando o \"layer 1\" ( cores diferenciadas ), clicando na aba superior do Photoshop \"Select\" -->> \"color range\".
Para deletar o fundo de céu físico do render basta apertar \"delete\" no Photoshop, assim automaticamente o fundo do céu será removido e você pode inserir qualquer imagem de céu ou paisagem, como queira.
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Espero ter ajudado de alguma forma.
Boa sorte jean marcel.
Abraços e sucesso.
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\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...