Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!
rogeriodec: oi Rogério!! tudo bem?? Para fazer gramas sem repetição no seu render ( tiles ), pode ser compondo com mapas procedurais do 3ds Max ou outro software 3d high end.
Ou então pode baixar uma textura de grama gigante ( em alta resolução ) no site \"CGtextures\" e tentar usar nas suas cenas 3d.
O grande problema de se usar texturas tiles ( repetidas ) é porque por maiores que sejam as texturas em grama ( resolução ), as mesmas sempre irão ficar repetidas, \"SE\" a área de projeção delas for muito grande.
Matematicamente falando, mesmo que você tenha uma textura enorme de grama para usar em uma área de loteamento urbano muito grande também, ela ( textura em grama ) sempre irá repetir, não importa o quão seja grande a textura da grama.
O que pode ser feito neste caso específico que citei anteriormente, quando se tem um loteamento urbano muito grande em específico, é tratar a textura de grama em alta resolução pelo Photoshop e/ ou Gimp, usando a ferramenta de \"offset\" do Photoshop.
Este tutorial é bem simples mas pode te ajudar bastante:
** Photoshop Offset Filter ? Making Seamless Textures:
http://www.designbash.com/photoshop/photoshop-offset-filter-making-seamless-textures/
OBS.: O grande problema de se usar texturas gigantescas, é se você tiver um projeto de um loteamento urbano muito grande, porque se a área que for ser aplicada a textura for muito grande, a textura em grama sempre vai repetir, não importa.
A repetição das texturas ocorre por causa da sua linha de emenda, que pode ser vertical ou horizontal ( anexei lá em cima a linha de emenda nas texturas ).
O cérebro humano facilmente identifica padrões de repetição, mas quando se tira a linha de emenda de 2 texturas, essa sensação de repetição não é mais sentida pelo cérebro. ^^
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Uma outra ótima opção para você é criar uma textura de grama ( seamless- sem repetição ) em algum software como: Substance Designer 4 da Allegorithmic.
Estes dois tutoriais vão te orientar a fazer este efeito:
1.0- How to make seemless texture in Maya 2013, Substance:
http://www.youtube.com/watch?v=pH9ySh0zPz8
2.0- B2M Tutorials - Creating Seamless Bitmap2Material Textures- Bitmap2Material:
http://www.youtube.com/watch?v=6USwvyWiX-Y
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OBS.: Você pode usar o recurso de \"render to texture\" do 3ds Max para criar texturas seamless ( sem repetição ), tudo bem??
Este tutorial irá te ajudar a fazer isso:
3.0-Seamless Texturing using 3dsMax Render to Texture:
http://www.youtube.com/watch?v=M-maHIFYhb0
4.0- Seamless texture tutorial PART 1. ( 3ds Max )
http://www.youtube.com/watch?v=TlzMYdY09MI
5.0- Seamless texture tutorial PART 2: ( ZBrush )
http://www.youtube.com/watch?v=vb_YnJDtyPY
6.0- Seamless texture tutorial PART 3: ( ZBrush )
http://www.youtube.com/watch?v=ZFbTPMfv0-k
7.0- Seamless in ZBrush:
http://www.youtube.com/watch?v=PGuHnKMRlRw
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Espero ter ajudado de alguma forma, Rogério.
Boa sorte.
Abraços e sucesso.
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\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...