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Qual a melhor opção para grama?

Por: rogeriodec  

Em: 28/02/2014 22:07

O método Hair and Fur faz uma grama parecer um cabelo de monstro. Todos os tutoriais que vi não convencem.
Ao mesmo tempo, texturas bitmap ficam sempre com um efeito \"tile\" indesejável.
Alguém poderia indicar a melhor opção para uma grama convincente?
Gosto do particleflow do 3ds mas tem scripts pra isso tbm..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Olá,

A grama é para ser visualizada de longe, ou em close-up?
Particularmente gosto do forest da Itoo, mas existem muitos outros.
Se houver interesse segue ai o link pra baixar a versao gratuita.

http://www.itoosoft.com/downloads.php
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!!

rogeriodec: oi Rogério!! tudo bem?? Para fazer grama realista, há uma série de opções bem distintas e todas são excelentes para simular realismo.

O hair and fur do 3ds Max também fica realista, mas para ele ( hair and fur ) ficar realista, você vai precisar compor mapas com mix ou blend para grama, colocando várias tonalidades de cor para a mesma e trabalhando bem as texturas de grama ( diffuse, specular, bump e um \"leve\" normal map. ) =]

Para te ajudar a criar uma grama bem realista mesmo, se for feita em \"close up\" ( bem de perto mesmo da lente da câmera ), o tutorial da \"Viz people\" é o melhor tutorial de grama realista que eu já vi até hoje. ^^

E olha que modéstia parte, conheço milhares e milhares de tutoriais de grama e de muitos outros assuntos referentes ao mundo da Computação Gráfica.

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** VIz-People Photorealistic Grass Tutorial:

http://www.youtube.com/watch?v=RbmQcE2RDQE#aid=P-TKFUA6hUk

Este tutorial tem 67:37, mas vale muito a pena mesmo vê-lo do início até o final...hehe.

Caso queira ver mais de um tutorial, este outro aqui é muito bom também. Mas prefiro o primeiro tutorial que te mandei.

** Realistic grass tutorial with 3ds max \"PFlow\" and VRay.

http://www.youtube.com/watch?v=6OQ3cu4xP5g

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Boa sorte, \"rogeriodec\".

Abraços e sucesso.

______________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...
Agradeço as respostas.
Realmente há boas soluções para grama em close na câmera.
Já cenas em movimento mais rápido ou com câmera mais longe, talvez somente precisemos de uma textura, certo?
Agora peço mais uma ajuda:
Como fazer texturas de grama sem o efeito \"tile\"?
Com relação às texturas sem o efeito \"tile\", não há como impedir que elas apresentem repetição (só se você não repetir!!!).....mesmo criando texturas \"seamless\" você pode cair na armadilha de pôr nelas detalhes muito pequenos e/ou repetí-las muitas vezes, o que vai denunciar a repetição de qualquer jeito......

Acho que a melhor idéia é criar texturas grandes (e assim repetir poucos vezes) com detlhes grandes. Tente também rotacionar um pouco a textura aumentando o \"w\" para fugir do padrão e disfaçar as repetições diante da câmera.....
JC 3d modelling and concept art student. https://www.artstation.com/artist/juliocampos
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!

rogeriodec: oi Rogério!! tudo bem?? Para fazer gramas sem repetição no seu render ( tiles ), pode ser compondo com mapas procedurais do 3ds Max ou outro software 3d high end.

Ou então pode baixar uma textura de grama gigante ( em alta resolução ) no site \"CGtextures\" e tentar usar nas suas cenas 3d.

O grande problema de se usar texturas tiles ( repetidas ) é porque por maiores que sejam as texturas em grama ( resolução ), as mesmas sempre irão ficar repetidas, \"SE\" a área de projeção delas for muito grande.

Matematicamente falando, mesmo que você tenha uma textura enorme de grama para usar em uma área de loteamento urbano muito grande também, ela ( textura em grama ) sempre irá repetir, não importa o quão seja grande a textura da grama.

O que pode ser feito neste caso específico que citei anteriormente, quando se tem um loteamento urbano muito grande em específico, é tratar a textura de grama em alta resolução pelo Photoshop e/ ou Gimp, usando a ferramenta de \"offset\" do Photoshop.

Este tutorial é bem simples mas pode te ajudar bastante:

** Photoshop Offset Filter ? Making Seamless Textures:

http://www.designbash.com/photoshop/photoshop-offset-filter-making-seamless-textures/

OBS.: O grande problema de se usar texturas gigantescas, é se você tiver um projeto de um loteamento urbano muito grande, porque se a área que for ser aplicada a textura for muito grande, a textura em grama sempre vai repetir, não importa.

A repetição das texturas ocorre por causa da sua linha de emenda, que pode ser vertical ou horizontal ( anexei lá em cima a linha de emenda nas texturas ).

O cérebro humano facilmente identifica padrões de repetição, mas quando se tira a linha de emenda de 2 texturas, essa sensação de repetição não é mais sentida pelo cérebro. ^^

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Uma outra ótima opção para você é criar uma textura de grama ( seamless- sem repetição ) em algum software como: Substance Designer 4 da Allegorithmic.

Estes dois tutoriais vão te orientar a fazer este efeito:

1.0- How to make seemless texture in Maya 2013, Substance:

http://www.youtube.com/watch?v=pH9ySh0zPz8

2.0- B2M Tutorials - Creating Seamless Bitmap2Material Textures- Bitmap2Material:

http://www.youtube.com/watch?v=6USwvyWiX-Y

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OBS.: Você pode usar o recurso de \"render to texture\" do 3ds Max para criar texturas seamless ( sem repetição ), tudo bem??

Este tutorial irá te ajudar a fazer isso:

3.0-Seamless Texturing using 3dsMax Render to Texture:

http://www.youtube.com/watch?v=M-maHIFYhb0

4.0- Seamless texture tutorial PART 1. ( 3ds Max )

http://www.youtube.com/watch?v=TlzMYdY09MI

5.0- Seamless texture tutorial PART 2: ( ZBrush )

http://www.youtube.com/watch?v=vb_YnJDtyPY

6.0- Seamless texture tutorial PART 3: ( ZBrush )

http://www.youtube.com/watch?v=ZFbTPMfv0-k

7.0- Seamless in ZBrush:

http://www.youtube.com/watch?v=PGuHnKMRlRw

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Espero ter ajudado de alguma forma, Rogério.

Boa sorte.

Abraços e sucesso.

________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...



Mestre é mestre ! [:D]
Danilo, mas uma vez muito obrigado por toda sua ajuda!
Por curiosidade, encontrei o plugin free, Grass Generator, que facilita o processo de criação de grama.

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