Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

RSFX   São Paulo
Línea Design   Itapema/SC - AC
Alexandro   Cascavel - PR
RSFX   São Paulo
silvaserik   São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

Leo Mattos   Rio deJaneiro - RJ
Du3D   Goiânia
Marcelo   Joinville SC - AC
caio   fortaleza - CE

VrayDirt x Displacement x Tension x Rig

Por: Rafaellongbeach1  

Em: 14/03/2014 07:28

Fala galera! Estou com um probleminha aqui e gostaria da opinião de vocês: Eu projetei o detalhamento de um objeto com o displacement. O problema é que eu precisava usar o Vraydirt no material, mas depois percebi que esse material não tem efeito em objetos com displacement, ou seja, onde um buraco for projetado com o displacement não será preenchido com o material ocluso. Por isso, acabei usando um outro recurso que é o \"script\" tension, que identifica onde é côncavo e onde é convexo e funciona em objeto com displacement. Mas agora estou fazendo o Rig do personagem e não sei se dá certo com o personagem sendo vários objetos diferentes, mas se eu unir tudo vai fazer uma bagunça tremenda nos displacements até mesmo porque os materiais ocupariam um mesmo espaço no UV. Então, eu gostaria de fazer duas perguntas: 1 - É possível fazer com que o VrayDirt tenha efeito no Displacement? 2 - Vou ter problemas se fizer o Rig do personagem separado em vários objetos? (essa me parece a alternativa mais simples) Obrigado!
Bom, se eles ocupam o mesmo espaço no UV, deixe eles como Material ID\' diferentes e não vai ter problema nenhum em juntar :).

Eu acho q não funciona pra marcar uma diferença causada com displaces.. Mas, veja bem, se o VrayDirt vai ser usado pra marcar diferença de altura no mesmo objeto, quer dizer q vc poderia usar esse mapa q vc põe no displacement e editar um pouco ele, pra criar um mapa de mascara a ser usado num mix de material blend (ou onde vc fosse usar o VrayDirt...)..

Acho q não tem problema nenhum se um personagem tá em varios objetos.. Eu acho q pra peças/partes deformaveis que sejam fundidas umas nas outras pode prejudicar um pouco, mas se for coisas rigidas como peças de um robo acho q n tem problema serem objetos separados..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
ScreamingFox: Você tem razão, os materiais com ID\'s diferentes não vão dar erro no espaço UV. Um dos materiais vai ser usado em dois objetos (que serão dois elementos quando unidos)então pode ser que dê erro, mas então eu poderia fazer cópia do material e aplicar um em cada ID que com certeza não daria problema. (Apesar de que isso, acredito, pode aumentar o tempo de render que já está muito alto por causa do displacement....agora imagina na hora da animação como vai ser....)

Eu não entendi muito bem o seu segundo parágrafo. Estou usando o VrayDirt (no caso Tension) para criar um mapa das áreas mais expostas à arranhões (unoccluded - deve estar errada a palavra) e aplica-lo no Vrayblendmaterial para usar outro material nessas áreas, mas acredito que é isso que vc quiz dizer.

Quanto ao Rig, realmente acho que não dá problema, mas vai complicar um pouco na pesagem de vértices. Eu vou testar em casa porque eu me lembro que em alguns testes que fiz o modificador Skin dava problema no displacement (eu tinha que coloca-lo acima ou abaixo para não dar erro na modificação) então não sei se vai dar erro com o displacement no material no lugar do modificador, mas como disse, só testando mesmo.

Outra coisa que eu estava pensando, será que não da pra fazer \"bake\" do Tension para que eu possa extrair um mapa das modificações que ele faz nos objetos?

Obrigado pelo seu comentário!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710606.

Total de membros registrados: 138070

Últimos membros registrados: mariaalrb, machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026.

Usuário(s) on-line na última hora: 750, sendo 14 membro(s) e 736 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: mariaalrb, Eduardo Ramos, Leonardo, Renatto, Thiago Couto, Nuno, Gabriel.C, Duda, Le_Andro, Moura, ale.bs1, Thiago, Danilo, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.