ScreamingFox: Você tem razão, os materiais com ID\'s diferentes não vão dar erro no espaço UV. Um dos materiais vai ser usado em dois objetos (que serão dois elementos quando unidos)então pode ser que dê erro, mas então eu poderia fazer cópia do material e aplicar um em cada ID que com certeza não daria problema. (Apesar de que isso, acredito, pode aumentar o tempo de render que já está muito alto por causa do displacement....agora imagina na hora da animação como vai ser....)
Eu não entendi muito bem o seu segundo parágrafo. Estou usando o VrayDirt (no caso Tension) para criar um mapa das áreas mais expostas à arranhões (unoccluded - deve estar errada a palavra) e aplica-lo no Vrayblendmaterial para usar outro material nessas áreas, mas acredito que é isso que vc quiz dizer.
Quanto ao Rig, realmente acho que não dá problema, mas vai complicar um pouco na pesagem de vértices. Eu vou testar em casa porque eu me lembro que em alguns testes que fiz o modificador Skin dava problema no displacement (eu tinha que coloca-lo acima ou abaixo para não dar erro na modificação) então não sei se vai dar erro com o displacement no material no lugar do modificador, mas como disse, só testando mesmo.
Outra coisa que eu estava pensando, será que não da pra fazer \"bake\" do Tension para que eu possa extrair um mapa das modificações que ele faz nos objetos?
Obrigado pelo seu comentário!