Então véio.. Talvez acabe sendo mais simples XD..
Logo depois de escrever a ultima pensei nisso.. hehe.. Na verdade, a camera controlar o objeto é um tanto estranho de fato :).. Ou talvez vc faça isso numa situação especifica, etc..
Mas, o mais normal, seria a propria câmera \'presa\' ao objeto :)..
Isso se faz de maneira extremamente trivial, talvez a gente tenha complicado um pouco de maneira desnecessária.. Mas é bom pra aprender coisas mais complexas do q a gente queria originalmente.. hehe..
Certamente que, criando uma câmera e linkando Target e Camera ao objeto a ser seguido, e, depois disso mover a câmera apenas no eixo Local (equivale a um dolly (\'dolly\' é mover a câmera pra frente ou pra tras em relação ao alvo)), em Z, obtemos esse efeito e sem essa questão de Gimbal Lock =D.. hehe XDD
@edit: Puts veio se eu conseguir fazer aquela parada lá de controlar com o teclado um \'personagem\' ia dar pra \"rigar uma câmera\" e filmar uma cena como se fosse um cameraman.. literalmente (certo q talvez se linkar uma camera num MadCar talvez dê pra fazer o cameraman também... Mas é q se eu fizesse no MadCar não ia dar pra eu fazer um script meu, com uns parâmetros marotos de camera e tal.. Mas é interessante notar q já daria pra brincar de cameraman com o MadCar (teoricamente.. eu nunca tentei.. mas hipoteticamente não haveria problema de brincar de cameraman com o MadCar.. hehehehe..)) (obs: Com o Joystick é bem mais facil (ele é o único q acumula no 3ds).. Mas não é todo mundo q tem um joystick então vou ver um jeito de fazer com o teclado..)
@edit: É então, só de curiosidade testei o q tá em negrito e deu certo e tal, etc.. Como se fosse meio q uma camera presa num capacete e tal.. E realmente sem nenhuma questão relativa a Gimbal Lock.. Mas procedendo dessa maneira dá pra vc obter o fenomeno de Gimbal Lock de uma maneira extremamente demonstrativa.. se vc selecionar o objeto lá \'pai\' da camera e do target, e apertar \'C\' (pra ir pra visão da camera) e girar ele, vai obter os angulos maluquinhos lá do Gimbal Lock, mas apenas se vc rotacionar o objeto estando na visão da câmera (que é filha do objeto, etc..), mas isso é curiosidade... no geral é linkar cam e target no objeto a ser seguido e depois mover ele só no local Z (ou eixo lá (Z no caso aí de cima pra baixo, etc.. mas aí alinhando orientação e depois linkando e depois disso movendo a cam só no \'Local\' e no eixo conveniente e é isso aí e tal.. eu acho.. =D).. se o objeto tiver torto c alinha só na orientação antes e tal..etc..)
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..