Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Bada   Osasco, SP - SP
Weverson M   Guarapari - ES
Jonfer   Curitiba
Gustavo CGomes   fortaleza-ce - CE
Thiago Peitl   Marília/SP

Portfólios Ver Mais

Leandro Fernandes   Londrina/Curitiba - PR
sandrosp5   Brasil - SP
Alexssandro   Goiania Go - GO
fejaomaravilha   São Bernardo do Campo

Consta essa ideínha q eu tive? (camera-motion-capture) :3

Por: ScreamingFox  

Em: 06/06/2014 23:17

Então... Enquanto eu tava (e tô.. não eu.. mas o micro e tal XD..) renderizando uma cena lá (tô renderizando ela duas vezes, um render num micro e outro no micro velho XDD (a mesma cena mas com outra camera/angulo/etc..) pensei nessa ideínha e tal..

Qualquer dispositivo do tipo HID (Human Interface Device - Dispositivo de Interface Humana.. é um dispositivo pra um ser humano interagir com as máquinas.. um interruptor de uma lampada, um \'dimmer\', um fader/potenciômetro de um mixer, são exemplos de dispositivos HID) pode ser facilmente transformado/convertido/traduzido pra MIDI (\"facilmente\" hoje em dia, devido ao \'Ardruino\' e outros sistemas integrados multiuso prontos), e por conseguinte, usado como controlador num rig de Motion Capture no 3dsMax..

(ex: Os controladorezinhos (um de fabrica (o Trigger Finger da M-Audio, e um custom q a vezes funciona, q eu to fazendo com um amigo q estuda robotica e tal..) q eu mexo nos videos q eu faço de 3ds com MIDI, não passa de um bocado de faders (sobe-desces), botões sensíveis a pressão-e-velocidade, e gira-giras (potenciômetros) que são passados pra MIDI e MIDI-USB e então aceitos pelo 3dsMax =D.. são faders e botões que controlam o que eu quiser na minha animação.. essa é a ideia basica e tal, etc.. etc..)

Então eu pensei assim.. tal.. Por exemplo.. E se eu prender uma câmera (cam real) num dispositivo com \'potenciômetros escondidos\', e então gravar a sequencia de comandos gerados por ele numa \"animação de câmera da vida-real\" (gravar os giros dos potenciômetros escondidos, num sequenciador MIDI por exemplo), e então depois \'dar play no sequencer\', usando MIDI Motion Capture no 3dsMax, em cima de uma camera, pra transladar essa informação pra câmera...

Não sei se vcs pegaram a ideia.. Imagino q a maioria pega sim e tal.. :).. Mas é q os rigs de MIDI são meio desprezados pela comunidade BR de 3d..

Então, a \'ideia\' é q, dessa maneira, daria pra se coincidir de uma maneira prática e bastante acurada e sensível-a-conteúdo (tá.. em inglês, \'Context Sensitive\' XDD) o movimento de uma camera real, e tendo essa gravação como BG, coincidir o movimento da camera do 3ds com a camera da cena real =DDD..

As vezes já existe e é velha essa tecnologia.. Então não me xinguem de boçal e digam q isso é \"camera tracking\"... O que eu tô falando é de, literalmente, gravar o movimento da camera, gravar EulerXYZ e posição (seriam 12 parâmetros, coisa bem possivel e relativamente pequena) e depois dar play nesse movimento, na camera do 3ds (.. só q aí com o BG q seria a filmagem de fato =D..)

(ou seja, conceitualmente, não é \"Camera Tracking\", é \"Camera Motion Capture\" mesmo e tal =D)

Acho essa, apesar de ter um nivel tecnológico meio simples e tal.. é uma \'questão de computação gráfica\'..(pelo menos o o 3dsMax eu sei q suporta bem (apesar de faltar muito e ser o mesmo sistema desde o max6 eu acho) o MIDI) e o Maya, no início dele falava bastante do suporte a MIDI (o primeiro video de MIDI controlando coisas, por incrível q pareça não foi meu XD (na verdade o MIDI é excelente pra varias coisas inclusive animação, é bizarro pessoal BR daqui parecer ter aversão à MIDI..), foi de um tiozão, falando sobre o Maya, no começo do Maya (logo, imagino q o Maya tenha uma capacidade com MIDI até maior q o 3dsMax.. Aliás, sempre ouví falar q o Maya é melhor pra animação propriamente dita, q o Max... apesar de que eu nem conheço o Maya e tal...)

(ah e no Blender vai ter um sistema \'nativo\' pra controle muito extenso com MIDI.. isso eu tô influenciando os \'garotos-de-programa\'(programadores... hehehe XDD) nesse sentido.. tô sendo malormeno o \'Gandalf\' do MIDI pro Blender heuhaueha.. só vou mexer bem no Blender se eu souber q ele vai me deixar controlar as minhas parada com minhas maquininhas né heuhehuhuhe XD)..

....Ow.. é um termo bastante \'bom\' pra descrever isso né.. bem feliz o termo.. \"Camera Motion Capture\" =D.. Talvez até melhor q \"Camera Tracking\".. Pq qualquer Motion Capture é uma gravação de um movimento traduzido em dados..

(e por isso que eu refuto alguns sistemas de \"Mo-Cap\" que se dizem \"Motion Capture\".. Tem sistemas de \"MoCap\" que são nada mais que traduções de imagem (ex: Kinect).. Apesar de que a tecnica com tranlação de pontos faciais, por ser uma superficie menor e um contexto mais isolado, considero uma tecnica bastante eficaz..(mas a única via direta pra isso no 3dsmax (to falando de controlar direto no 3dsMax, vc mexer o rosto e tal, e ao mesmo tempo ver o ser personagem mexer e tal) ser a tradução de HID pra MIDI ou de MIDI direto, no 3dsMax/Maya..)

.. Já tem programa q faz isso? Apesar de q programas seriam simulação disso.. Camera-MIDI-Motion-Capture acho q seria o perfeito mesmo :).. XD.. mas eu amo MIDI então posso estar enganado.. (mas.. diretamente pro 3ds, imagino ser a única via)..

Essa questão pode adquirir um \'nível hollywoodiano\' =D... XD..

(*q me parece as vezes que se tem praticado algumas coisas um tanto \'ao contrário\'.. e, com isso, perigosamente gastando recursos, tanto tecnológicos quanto humanos...)

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710604.

Total de membros registrados: 138068

Últimos membros registrados: cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless, waltereastmood.

Usuário(s) on-line na última hora: 739, sendo 20 membro(s) e 719 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: rafaelgmarotta, Gabriel.C, geotaltal, JMDesign, Danielreis, Eduardo Ramos, Luis Antonio, Pierrejr78, Deems, Vladis, pjcbs_19, Esdras, David Rodney, Baldo, billypaul, João Von Rondow, Nuno, magster, Gibran Farfud, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.