Só clicar no ícone da aba de \'criação\' (quando vc tá editando, vc está, naturalmente, na aba de \'modify\') e girar o objeto, ele conserva a seleção dos sub-elementos (vertices, edges, polys, etc..).. :)..
Mas as vezes vai ser ruim vc rotacionar determinados objetos, isso pq, dependendo do q vc vai fazer, aquela propria \'forma\' vai ser, de certa maneira, referencia lógica pra vc construir seu rig.. Ou seja, em se editando/modelando o objeto, caso não seja uma modificação geral no objeto (ou até sendo, tudo aí dependendo do caso) seria melhor vc girar o objeto só q a nivel de \'elemento\' (\'elemento\' é um conjunto de polys q estão grudados um no outro..).. dessa maneira a rotação do objeto vai continuar zerada e tal..
Mas, se é pra girar pra ver melhor, aperta CTRL+R (é o orbit.. dá pra fazer com o mouse mas acostumei com o crtl+r) ou shift+W (dá o \'navigation wheel\').. Com o teclado:
-CTRL+R = Orbit
-CTRL+P = Pan
-Alt+Z = Zoom.
Só de selecionar um objeto e apertar a hotkey de um sub-elemento ele já volta pra ele.. Por exemplo, só de estar selecionado um objeto, apertando esses numeros aqui ele já volta pro nivel de edição, do sub-elemento em especifico desejado:
1 - Vertices
2 - Edges
3 - \'Curvas\'
4 - Polys
5 - Elementos
@edit: Pra uma situação mais costumeira como o que ocorre na pergunta, ele conserva normal, até porque varias coisas usam essa seleção..
Por exemplo, se eu tô com determinados polys selecionados, no nivel dos polys, e aplico um Unwrap UVW por cima, só vão ser editados esses polys (os outros vão ficar invisiveis).. Outro exemplo é, por exemplo vc usar um PFlow pra distribuir vegetação, vc pode escolher as faces no seu model, \'saír dele\' (sair do edit poly dele) e aplicar o Pflow pra emitir a partir das faces selecionadas, etc.. (por exemplo emitir grama nos polys selecionados, e vc seleciona varios, e selecionar alguns vertices (mantendo a seleção de faces) de onde sairão as arvores =D)..
Mas, pra modifiers do espaço do \'objeto\', gerais (object-Space (o Unwrap trabalha com o \'espaço da textura\' (UVW ao invés de XYZ)), se vc quiser aplicar ele só numa parte do objeto, vc teria q usar modifiers de seleção, como o Poly Select, e então o modifier só iria atingir os polys/verts/etc selecionados...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..