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Comando teclado mouse

Por: reka  

Em: 15/06/2014 18:21

Sou nova em computação gráfica e quero saber que comando uso no 3dmax 2012 para rotacionar um objeto na viewport quando estou editando o objeto para não ter que parar toda hora e mudar o comando para rotacionar e deixar o objeto selecionado com poly ou edge ou vertex poe exemplo. Qualquer ajuda será bem vinda obrigada.
Olá Reka,
É um problema que sempre tive no max, sair da edição pra girar ou mover o objeto, realmente nunca soube se existe essa possibilidade.
Só clicar no ícone da aba de \'criação\' (quando vc tá editando, vc está, naturalmente, na aba de \'modify\') e girar o objeto, ele conserva a seleção dos sub-elementos (vertices, edges, polys, etc..).. :)..


Mas as vezes vai ser ruim vc rotacionar determinados objetos, isso pq, dependendo do q vc vai fazer, aquela propria \'forma\' vai ser, de certa maneira, referencia lógica pra vc construir seu rig.. Ou seja, em se editando/modelando o objeto, caso não seja uma modificação geral no objeto (ou até sendo, tudo aí dependendo do caso) seria melhor vc girar o objeto só q a nivel de \'elemento\' (\'elemento\' é um conjunto de polys q estão grudados um no outro..).. dessa maneira a rotação do objeto vai continuar zerada e tal..



Mas, se é pra girar pra ver melhor, aperta CTRL+R (é o orbit.. dá pra fazer com o mouse mas acostumei com o crtl+r) ou shift+W (dá o \'navigation wheel\').. Com o teclado:

-CTRL+R = Orbit
-CTRL+P = Pan
-Alt+Z = Zoom.



Só de selecionar um objeto e apertar a hotkey de um sub-elemento ele já volta pra ele.. Por exemplo, só de estar selecionado um objeto, apertando esses numeros aqui ele já volta pro nivel de edição, do sub-elemento em especifico desejado:

1 - Vertices
2 - Edges
3 - \'Curvas\'
4 - Polys
5 - Elementos











@edit: Pra uma situação mais costumeira como o que ocorre na pergunta, ele conserva normal, até porque varias coisas usam essa seleção..

Por exemplo, se eu tô com determinados polys selecionados, no nivel dos polys, e aplico um Unwrap UVW por cima, só vão ser editados esses polys (os outros vão ficar invisiveis).. Outro exemplo é, por exemplo vc usar um PFlow pra distribuir vegetação, vc pode escolher as faces no seu model, \'saír dele\' (sair do edit poly dele) e aplicar o Pflow pra emitir a partir das faces selecionadas, etc.. (por exemplo emitir grama nos polys selecionados, e vc seleciona varios, e selecionar alguns vertices (mantendo a seleção de faces) de onde sairão as arvores =D)..

Mas, pra modifiers do espaço do \'objeto\', gerais (object-Space (o Unwrap trabalha com o \'espaço da textura\' (UVW ao invés de XYZ)), se vc quiser aplicar ele só numa parte do objeto, vc teria q usar modifiers de seleção, como o Poly Select, e então o modifier só iria atingir os polys/verts/etc selecionados...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Particularmente não uso o método de girar ou movimentar selecionando o element, dai perco o ponto pivot com esse metodo, daria o mesmo trabalho de sair da edição e girar ou mover o objeto, somente em casos raros mas tomei isso por regra e não uso nunca, pois trabalho muito com o ponto pivot, mas não deixa de ser uma opção se o ponto pivot for indiferente.
Obrigada aos dois ,devo tudo o que aprendi no max aos participantes deste maravilhoso portal que e o 3d1

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