Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

EvandroGP   Paraná - PR
ViniciusMarinho   Maringá - PR
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
alanmatos   Marília-SP - SP

Portfólios Ver Mais

minucelli   São Jose do Rio Preto-SP - SP
Erick   Rio de Janeiro
-Rapha-   rio de janeiro - RJ
pepiart   Piracicaba

Ambiente Occlusion - IRAY

Por: Durval  

Em: 18/06/2014 08:14

O renderizador Iray usa o ambient occlusion? Eu sei que ele tem algumas restrições, mas no help online da autodesk não achei nada sobre se ele suporta ambient occlusion.

Acima duas renderizações da mesma imagem. A primeira e com IRAY e a segunda é com o mental ray.
Estou estudando o 3ds max. A minha versão é o 2014 e estou adorando ele. Meu computador é antigo, não tenho din din no momento pra comprar uma quadro, mas queria usar o iray com a minha GTX 460 pra renderizar mais rápidamente as minhas besteiras. Tudo que tenho aprendido vem de tutoriais no youtube.

Ontem levei 3 horas pra renderizar 10 segundos no mental ray. Levei uma surra em vários aspectos. Por exemplo, a sombra da logo marca e nome do candidato, estão diferentes das sombras que aparecem na foto e não consegui igualar nem a pau. O populate parece sem sombra nenhuma e não consegui equalizar a perpectiva das pessoas com os carros e com um ciclista que está na foto por trás do populate. As pessoas estão menores que o que tem na foto e era pra ser o contrário. Usei o Perpective match pra ajustar.
Aprendizado 3ds Max
Se esse corte de cena tiver mais q 3 segundos eu recomendaria não usar uma foto com um ciclista nela.. Isso vai prejudicar a dinâmica da sua cena uma vez que tem varios personagens se movimentando, e o ciclista parado e ainda com um pouco de motion blur.. Imagino também que a imagem esteja um pouco comprimida (diminuiu altura da imagem), o que torna também o ciclista excessivamente \'largo\'..

Pra questão das sombras vc tem q usar um material do tipo Matte/Shadow, e criar uma geometria seguindo os pontos de fuga da cena descrita pela foto que vc usa, de maneira similar, use uma luz com um angulo relativo similar ao da foto, de maneira a que a geração de sombras seja numa direção possivel de se tornar visualmente similar à da foto..

No caso da ceninha la \'OBRAS PUBLICAS\' vc vai ter q criar uma geometria ondulada, e então aplicar um bump forte ou displace e e usar o Matte/Shadow, e então vai dar a impressão das letras lá estarem projetando sombra sobre as curvas de nível..

Mas um problema muito forte que eu ví aí nas duas imagens é a diferença muito perceptivel de qualidade entre o que é do render e o que é de foto.. Na verdade, fazendo esse tipo de render, a resolução da foto do BG teria q ter no minimo entre 5 a 8 vezes mais resolução q essas fotos aí..

Veja também q, por exemplo, na ceninha lá \'OBRAS PUBLICAS\', a luz está posicionada de maneira a que produz uma sombra que está indo numa direção diferente dá sobra produzida pelo trator na foto.. Vc tem q configurar a direção da sua iluminação pra casar com o descrito pela foto.. E é claro, tanto a inclinação quanto questões como a \'maciez\' da sombra.. Por exemplo se na foto as sombras são macias, e vc projeta sombras duras pra casar com uma foto, ia distoar, etc, etc..

@edit: É normal animação demorar mesmo.. Não se preocupa não q quando tiver sombras e outras coisas vai demorar muito mais =D..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Então, na cena do político, eu usei um plane e apliquei material matte/shadow do mental ray. Esse plane está rente ao chão como na cena de Obras públicas. Usei uma luz spot target pro populate e 2 pra logomarca do candidato, e está seguindo a direção da luz do sol na foto. A questão da foto estar mais larga e distorcida deve ter sido no After, que eu usei pra colocar o carimbo aprovado. No max a resolução do vídeo é 720x480, e no after eu devo ter esquecido de mudar de 853x480 pra mesma resolução que está no max. O carimbo eu tinha criado no max e ele é um mov com canal alpha. A impressão do carimbo em laranja é do photoshop. Eu não consegui fazer a sombras da logomarca ficarem tão escuras como as sombras que estão na foto.
Eu postei novamente o vídeo e tanto o 3ds max como o after agora estão equalizados em 720x480
Aprendizado
Na ceninha Obras Públicas, eu queria fazer o IRAY renderizar igual aparece no mental ray. Queria saber por que não aparece a foto só o 3d. Na viewport aparece normaal, quando renderiza no IRAY não aparece a foto, só o 3d. No mental ray e no Quicksilver aparece tudo.
http://www.youtube.com/watch?v=dr06BakHvsc

http://www.youtube.com/watch?v=5MBa2U4_kE0
Grato pela pronta resposta.[:D]
cara,

eu não uso Iray por isso não posso lhe ajudar sobre AO.

sobre Mental Ray há estes tutoriais do link:
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/guia-de-estudos/mental-ray

aproveita e dê uma olhada nos outros tutoriais também:
http://www.tresd1.com.br/tutoriais

Preciso de uma quadro k5000, urgenteeeee!!!! 18 horas de render pra um clipe de 7 segundos... desde as 17:30 h. de ontem e ele me dizendo que ainda tem umas 5h e meia pela frente. Assim que estiver pronto posto. Os primeiros frames ele renderizou em 1m e 30s. agora tá em 31 minutos pra cada frame.
A idéia é a o planeta terra girando, a bola de futebol vem voando em orbita da terra e cai no estádio. A câmara segue a bola. Quando a bola cai no estádio, a câmara já tá no plano do gramado e segue a bola até o gol do outro lado do campo.
O peso todo é porque as arquibancadas são \"reais\", montei os degraus e as cadeiras como sendo o mais próximo possível do real e quanto mais próxima a câmara está das arquibancadas, mais lenta a renderização do frame. São 210 frames, cada 30 são 1 segundo. As cadeiras e os degraus somados formam muitos polígonos. Ainda tem as texturas e as luzes da cena.

Ou alguém me ensina a renderizar isso no Iray com a minha gforce.

https://www.youtube.com/watch?v=sZAcrwGYumg
Mano, não salva em .mov não...

Salva num outro formato, por exemplo TGA, e compõe no AfterEffects.. Assim c vai poder pegar esses recortes e tal...

Mas se tiver grama, efeito atmosferico com luz do sol, essas coisas vão demorar mesmo, é um tempo típico de render aí pra um pc comum.. mesmo vc pegando um super-gamer-pc não iria aumentar de maneira muito sensível.. Animação renderizada é uma coisa um pouco \'cara\' devido a algumas questões, realmente.. (Por exemplo tem frame q demora facil umas 4 horas, aí se vc for fazer uma animação de passeio arquitetônico ou uma animação de cena cinematografica ou publicitária, teria que usar uma renderfarm mesmo, etc..)

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Levou 34 horas.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710604.

Total de membros registrados: 138068

Últimos membros registrados: cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless, waltereastmood.

Usuário(s) on-line na última hora: 730, sendo 24 membro(s) e 706 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: rafaelgmarotta, Victor Mendonça, Gabriel.C, geotaltal, JMDesign, Danielreis, Eduardo Ramos, Luis Antonio, cavalcantesuetam, Pierrejr78, wdesign2006, Deems, Vladis, pjcbs_19, Esdras, Christoni, David Rodney, billypaul, João Von Rondow, Nuno, magster, Gibran Farfud, Vlady, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.