Oi Saulo,
Enviei para o André sua dúvida a resposta dele vou colar abaixo.
Att, Elis
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Oi, tudo bem?
As técnicas de Dirt são sempre com Ambient Occlusion, seja no Mental Ray que tem o Shader mais completo de Ambient Occlusion ou no V-Ray que tem um recurso mais simples de Ambient Occlusion, justamente por não ter todos os recursos de Ambient Occlusion que no V-Ray o Shader é chamado de Dirt Map em vez de Ambient Occlusion.
Existem diversos Plug-ins que oferecem recursos específicos para gerar sujeira e desgaste do tempo, como o Rich Dirt, que é muito bom, mas é um Plug-in comercial.
Se quiser saber mais sobre o Rich Dirt, acesse essa página: http://www.enrichpro.com/en/richdirt/index.html
Ainda tem o Render Surface Map no menu Rendering do próprio 3ds max para criar mapa de Dirt, você pode usar o Cavity Map para gerar o mapa das cavidades do objeto e o Dust Map para gerar o mapa de poeira sobre o objeto, somando os dois você cria um mapa de Dirt para aplicar no Ambient Occlusion.
Só precisa mapear bem o objeto com Unwrap UVW antes de gerar os mapas para dar certo.
Mas também tem um Shader gratuito para o Mental Ray que faz tudo isso automaticamente, gerando o mapa de Dirt e componto com AO, então, poderá simular desde sujeira e poeira até ferrugem e outros desgastes.
O Shader chama DirtMap, porque não é um Ambient Occlusion completo, como acontece no V-Ray, e você pode baixar de graça nesta página: http://www.maxunderground.com/archives/mututorials/creating_procedural_dirt_in_3sd_max_with_mental_ray
Abraços e tudo de bom.
André Vieira