Então.. Direto do 3ds, pelo que eu sei, não dá.. Mas sei q tem alguns scripts q vão dizer se tem interpenetração e em quais objetos da cena, etc.. Dá uma procurada nisso aí q acho q vc vai encontrar sim..
Pra vc fazer essa sua cena de balões quase encostando uns nos outros só que sem se tocar, eu faria com o PFlow, usando o operator \"Keep Apart\".. Com esse operator \'Keep Apart\' vai dar pra vc fazer elas não se tocarem e ainda assim ficarem perto umas das outras, etc.. No caso aí de varios balões e tal, até pra vc não ter q fazer simulações de fisica e tal, acho q o mais pratico vai ser um PFlow mesmo..
Vê esse vídeo aqui ele fala sobre isso =D:
@edit: Imagem (teste).. Aí vai do bom senso também em, na questão da area de emissão, não ser muito pequena, sendo muito pequena, mesmo não havendo interpenetração, na maioria dos angulos vai parecer q tem.. Mas aí sendo muito pequena realmente a area de emissão, talvez seja melhor com uma simulação física mesmo, mas aí é muito mais custoso, etc.. No caso aí da imagem praticamente não existe interpenetração desde o inicio, e assim é o jeito q elas ficam mais proximas umas das outras no inicio (e então o keep apart age pra elas não chegarem muito proximas umas das outras, com relação ao pivot do objeto instanciado (ou seja elas não chegam perto dos pivots umas das outras então vc tem q configurar um pouco a distancia e falloff do keep apart pra ficar mais ideal pra sua cena, etc...)..
Vê aquele video do Alvaro, onde ele ensina a fazer um cérebro com o Pflow.. aprendí o keep apart nesse video aí.. Mas é bem fácil de testar logo de cara também.. :)..
@edit: Fiz esse exemplinho ouvindo a musica XD..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..