pintando mapas no zbrush

Por: Abilio  

Em: 14/09/2014 16:00

oi

como eu pinto os mapas de : especular , bump e translucides no zbrush ?

existe algum material no Zbrush que tenha os slots de mapas de textura igual aos materiais do max ? e plug in ?

obrigado
urgente :

é possivel importar subtools com texturas atravez do GoZ para o Max ?

como eu faço para as subtools serem importadas com as texturas pintadas com o Zbrush para o 3ds max pelo GoZ ?

eu estou modelando varias subtools > depois pinto direto nestas subtools > preciono o GoZ para mandar para o Max e ai não vai a textura ..
qual é o macete ?

desde ja agradeço

como se faz um material transparente no zbrush ?
Olá Abilio blz? Não entendi se você quer pintar os mapas para usar em outro software 3d ou se quer renderizar no Zbrush para compor no photoshop. Primeiramente vale lembrar que os materiais do Zbrush são utilizáveis somente dentro dele, dito isto para aplica-los você deve ativar na barra superior a opção M entre RGB e Zadd. Desative Zadd ou Zsub. Para aplicar você pode utilizar o brush Standard pintando sobre o objeto ou no menu Color clicando na opção FillObject. Se quiser pintar o material ao mesmo tempo em que pinta a textura ative a opção MRGB.

Para usar em outro software você deve antes de mais nada ter os objetos mapeados. Pra um mapa de specular simples você pinta o objeto de preto e vai pintando em branco e tons de cinza as áreas onde quer specular e quando acabar é só exportar. Para o Bump existe um material chamado BumpViewerMaterial que você aplica no objeto e então o pinta com tons de cinza diferenciados, de acordo com a intensidade do bump que quer.

Para deixar o objeto transparente vá ao menu Tools/Display properties/BPR settings e ative a opção BPR Transparent Shadind. Isso fará com que o objeto fique transparente no render (não o render normal, mas o BPR render).

Não tenho certeza se dá pra mandar as texturas junto com o modelo para o Max através do GoZ. Acredito que sim, pois quando você exporta pelo processo normal elas vão com os modelos. Claro que eles tem que estar mapeados. Verifique e seus modelos estão mapeados e tente novamente caso não. Se você quer exportar vários modelos com texturas pode usar o MultiExporter no menu ZPlugin, é fantástico pois exporta displacement, normal, cavity e modelos com resolução que você especificar e exporta todas as subtools com apenas um clique.

Espero que ajude. Abraço!
Olá Abilio blz? Não entendi se você quer pintar os mapas para usar em outro software 3d ou se quer renderizar no Zbrush para compor no photoshop. Primeiramente vale lembrar que os materiais do Zbrush são utilizáveis somente dentro dele, dito isto para aplica-los você deve ativar na barra superior a opção M entre RGB e Zadd. Desative Zadd ou Zsub. Para aplicar você pode utilizar o brush Standard pintando sobre o objeto ou no menu Color clicando na opção FillObject. Se quiser pintar o material ao mesmo tempo em que pinta a textura ative a opção MRGB.

Para usar em outro software você deve antes de mais nada ter os objetos mapeados. Pra um mapa de specular simples você pinta o objeto de preto e vai pintando em branco e tons de cinza as áreas onde quer specular e quando acabar é só exportar. Para o Bump existe um material chamado BumpViewerMaterial que você aplica no objeto e então o pinta com tons de cinza diferenciados, de acordo com a intensidade do bump que quer.

Para deixar o objeto transparente vá ao menu Tools/Display properties/BPR settings e ative a opção BPR Transparent Shadind. Isso fará com que o objeto fique transparente no render (não o render normal, mas o BPR render).

Não tenho certeza se dá pra mandar as texturas junto com o modelo para o Max através do GoZ. Acredito que sim, pois quando você exporta pelo processo normal elas vão com os modelos. Claro que eles tem que estar mapeados. Verifique e seus modelos estão mapeados e tente novamente caso não. Se você quer exportar vários modelos com texturas pode usar o MultiExporter no menu ZPlugin, é fantástico pois exporta displacement, normal, cavity e modelos com resolução que você especificar e exporta todas as subtools com apenas um clique.

Espero que ajude. Abraço!

obrigado pela ajuda

como eu tiro o maximo do render do zbrush ?
as ferramentas de render estão todas no menu render ?
ou tem mais escondidas em outras partes do programa ?

como eu posiciono a camera ?
do mesmo jeito que se faz quando esta modelando ?

como eu ativo o fundo do render com a cor branca ?
eu descobri no menu : render > enviroment > color , mas isso não não fez renderizar co fundo branco . tem que ativar algo ?

existe forma de fazer um objeto translucido com pontos de luz dentro dele ?
e esta luz pode ser volumetrica ? saindo a volumetria para fora do objeto ?

qual o macete dos materiais do Zbrush :
nenhum deles tem varios slots para textura ?
Não sou muito experiente com zbrush mais vou tentar responder. Vamos lá.

como eu tiro o máximo do render do zbrush?

Acho que tem que começar com uma boa iluminação usando lightcap. Com ele você pode importar uma hdri e criar um set de luzes a partir dela, fica muito bacana e bem mais realista. No menu render você tem as opções de passes como ambient occlusion, SSS, depth e por ai vai. Quando estão ativados e você renderiza usando o BPR eles ficam disponíveis para serem exportados e compostos no photoshop. Não fique preso apenas a uma iluminação, faça outros renders com somente uma luz vindo de traz e outra do lado por exemplo, para que possa usar na composição. Faça um render só para specular e muito importante, faça um render com o material NormalRgbMaterial aplicado, pois ele permite alterar a iluminação no photoshop.

como eu posiciono a camera?

O Zbrush não tem câmeras, mas sei que dá pra animar e gravar a posição do objeto na timeline.

como eu ativo o fundo do render com a cor branca?

Selecione a cor que quer, vá ao menu Documents e clique na opção Back.

existe forma de fazer um objeto translucido com pontos de luz dentro dele?

Você pode fazer um objeto translúcido reflexivo aplicando um material reflexivo nele. O zbrush não permite criar luzes e posiciona-las dentro do objetos, ele é uma ferramenta de escultura e modelagem, para esses efeitos tem que usar um software como Max ou Maya.

qual o macete dos materiais do Zbrush :
nenhum deles tem varios slots para textura ?

Essa eu não entendi. Você diz colocar uma textura no Slot do material como no Max? Se for isso não é assim que funciona. Você pinta a textura na subtool e aplica (na verdade pinta) o material separadamente, como respondi anteriormente. Você pode alterar um sem afetar o outro.

estou renderizando no Zbrush e na interface dele esta muito boa a imagem

mas quando eu salvo pelo : render > renderpass

a imagem fica com muito serrilhado nas bordas do modelo com o fundo da imagem quando aberta no Photoshop .

existe forma de subtrair este serrilhado ?

seria o menu : render > antialiasing ?

Nunca passei por isso, uso a configuração padrão e renderiza numa boa. se o antialiasing não resolver, tenta carregar a configuração padrão no menu Preferences/Init Zbrush e faz o Load das suas subtools novamente.

Abraço!
Nunca passei por isso, uso a configuração padrão e renderiza numa boa. se o antialiasing não resolver, tenta carregar a configuração padrão no menu Preferences/Init Zbrush e faz o Load das suas subtools novamente.

Abraço!

voce esta salvando a imagem como ?
sempre que eu savo pelo : render > renderpass > shaded
fica serrilhado
tentei agora pelo : texture > grabdoc > export
e sumiu o serrilhado

eu queria salvar o render do modelo no zbrush mas com o fundo transparente para inserir o fundo no photoshop .
ja tentei pelo : renderpass e fica este serrilhado
pelo menu texture fica sem serrilhado mas o fundo fica colorido
tentei o menu texture para depois recortar no photosohop e fica serrilhado

existe forma de fazer este fundo transparente ?

como eu faço uma mascara em um layer do photoshop ?

eu tenho aqui o a imagem , e a imagem da mascara ( branco e preto ) e queria aplicar esta mascara a imagem para a imagem ficar com areas transparente e aparecer o fundo

Abraço!

voce sabe me ajudar com as perguntas acima ?

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710603.

Total de membros registrados: 138066

Últimos membros registrados: ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless, waltereastmood, Guerr4h, Fusport .

Usuário(s) on-line na última hora: 656, sendo 6 membro(s) e 650 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: CNC, mandrade, ennecopro, Rodrigo, Deems, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.