Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

ti_roc   Mauá, SP - AC
claudiosdr   Brasil - CE
Gustavo CGomes   fortaleza-ce - CE
Bruno Medeiros   Porto Alegre RS
dpi3d   Recife - PE

Portfólios Ver Mais

luizhmj   Capivari de Baixo - AC
Alcione Almeida   Goiânia Goiás Brasil - GO
nd   Sumaré, São Paulo - SP
Fabio dzn   Guaratinguetá-SP - SP

Desenvolvimento de Scripts para Geração de Modelos

Por: rochasp  

Em: 29/09/2014 11:35

Bom dia!
Trabalho atualmente com o desenvolvimento de sistemas mas sempre me interessei por modelagem.
Queria saber como posso integrar meu conhecimento de programação com a modelagem no 3DS. Sei que existe scripts que podem ajudar este trabalho. O meu objetivo é através de parâmetros criar modelos parametrizados.
O 3DS possibilita este tipo de trabalho ?
Agradeço antecipadamente a ajuda.
É praticavel sim, e é coisa que possibilita bons chas e churrascos
entre artistas e programadores XD..

Olha a \'documentation/Help\' do maxscript:

http://docs.autodesk.com/3DSMAX/14/ENU/MAXScript%20Help%202012/

\"Criar uma coisa\" parametrica é objetivo de quase todo mundo que fica
sabendo do MAXScript.. Geralmente se faz coisas que se gosta, um que eu
mesmo tinha feito nesse sentido foi o YariMaker e o WeaponMaker.. \'Yari\' é
uma lança medieval japonesa.. Mas, particionando-se a arma (armas de combate
corpo-a-corpo) nas \'categorias\' tipicas das peças do Yari, dá pra fazer
qualquer arma (dividindo-se em \'lamina\',\'guarda/hilt\',\'cabo\', e \'pommel\',
com o weaponmaker já tenho coleçõezinhas de peças de quase todas as espadas
medievais também =d..).. E aí então o WeaponMaker também cria uma arma randomica
com as peças das coleções escolhidas (ou faz a arma com as peças escolhidas..)..

YariMaker (criador de lanças medievais japonesas):
https://www.youtube.com/watch?v=WMdbuOqbsnc

Aí nesse sentido, quase igual ao weaponmaker, fiz um pra carregar móveis de
coleção (tipo quase um \'Promob\'), pra eu por nas cenas (são móveis já todos com
as medidas e peças certinhas, e com rig pra mostrar as partes e abrir as portas
(com as corrediças e dobradiças bonitinhas, etc..).. Mas aí, assim como no caso do
WeaponMaker, os models já estão praticamente prontos, e com o script eu carregava
e alterava (por exemplo, no WeaponMaker todas as laminas são retas nos models, o usuário
q vai decidir a curvatura da espada, etc, etc..).. Criar realmente com o script, do
\'zerinho\', é um pouco mais dificil, mas é bastante praticavel.. Acho dificil até porque,
teria que ser um formato bastante basico do objeto, bastante \'generalista\' daquilo, pra
poder ter bastante uso, e ao mesmo tempo ser capaz de, com os parametros, criar uma coisa
única, do usuário..

Outros scripts q eu lembro (claro q eu lembro dos meus antes, mas esses proximos são
mais tecnicamente desenvolvidos, hehe..) pra criar coisas de maneira parametrica são:

-Parametric Cabinet
-Stone Placement Tools
-DiaRhombus
-Etc..

Com o maxscript, vc vai automatizar algumas coisas, então, pra pensar o script, é legal vc
tentar fazer as coisas vc na mão, aí então ir pensando jeitos de fazer isso via script \'de uma só vez e controlando os parametros\'...

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Rocha,

Enviei a resposta do André pra vc por MP ta.

Att, Elis
@Ellis: Talvez a resposta do André interesse à todos?..

@Rocha: Vamos desvendar de maneira comunitária essas coisas, e que removamos as barreiras :)..

@edit: E que, então, pongamos \"que ponhamos\" às mãos abertas (ante \'as mãos\') de quem nos pedir né (clientes, etc..).. Mas antes (logisticamente) disso, é de muito bom gosto, ou boa educação, ou plena ética, q vc compartilhe um pouquinho do q vc aprender tbm.. Eu sei pouco, mas consigo fazer qualquer coisa (lógicamente plausivel), com o MAXScript (eu digo isso bem pra que um duvidoso me desafie, isso é sempre divertido XDD)... e acho q essa é a ideia dele.. O maxscript é uma linguagem \'de script\' mesmo, etc.. Pra fazer coisas boas com ele é um tanto necessário conhecer o 3ds de uma maneira \'um pouco mais intima\', etc.. Mas alguem que saiba mais de prog também vai ser plenamente (e na maioria das vezes ainda mais) capaz de produzir uns scripts de produzir models (ou quaisquer outras coisas ,etc...)..
Ou vc pode deixar isso \"pro amanhã\".. Uma vez que, \'amanhã\', todos esses problemas nossos serão concebidos, pensados, e resolvidos, de maneira diferentes que de hoje, logo antes da gente dormir :)..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710603.

Total de membros registrados: 138066

Últimos membros registrados: ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless, waltereastmood, Guerr4h, Fusport .

Usuário(s) on-line na última hora: 620, sendo 5 membro(s) e 615 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: CNC, mandrade, ennecopro, Rodrigo, Deems.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.