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criando hdri ?

Por: Abilio  

Em: 15/11/2014 15:18

oi

normalmente uma imagem hdri para usar como luz em programas como o 3dsmax é feita com fotografia certo ?

existe forma de pintar uma imagen hdri , igual pintamos no photoshop , com as informações de luz tambem , para usar ela no render ?

é algum programa que faz isso ? qual o site deste programa ?

outra :

é possivel iluminar cenas internas com HDRI ?
normalmente no iluminamos um objeto que é envolto com uma esfera com o HDRI , certo ?
como faria-mos para iluminar as paredes de uma cena interna alem dos objetos ?

até
Olá,

Abaixo vou colar a resposta do André.

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Oi, tudo bem?

Sim, normalmente uma imagem HDR é fotografada, são usadas várias fotos exatamente na mesma posição, mas com exposições diferentes, quanto mais exposições tiver, melhor será a amplitude da imagem HDR, mas também pode ser gerada em certos programas, no 3ds max mesmo, renderizando em 32 bits float point e salvando como HDR.
O VUE, que é um programa para criar paisagens em 3D, também aceita renderizar e salvar em HDR, muita gente cria imagens de céu no VUE em HDR para usar no 3ds max.
Outro programa muito comum para criar HDR e usar no 3ds max é o HDR Light Studio, que oferece luzes realistas para dispor no ambiente e assim permite gerar uma imagem HDR de estúdio.

Endereço do VUE: http://www.e-onsoftware.com/products/vue/
Endereço do HDR Light Studio: http://www.hdrlightstudio.com/

Também é possível pintar sobre imagens HDR com propriedades realistas de intensidade, mas não no Photoshop.
Um dos programas que fazem isso é o Photogenics, o endereço dele é esse: http://www.idruna.com/photogenicshdr.html

Sobre iluminação de internas com HDRI, tanto faz se vai usar o Daylight para criar a cúpula do céu e sua iluminação ou se vai usar uma imagem HDR, pois ambos fazem exatamente a mesma coisa.
Nos dois casos vai ter que criar luzes Skyportal (Portal Lights) nas janelas e aberturas para o exterior, de forma que, a iluminação externa seja projetada para o interior, portanto, não tem diferença de como a iluminação exterior é criada.
A real diferença é que exige muito mais do renderizador para samplear a luz e sombra de uma imagem HDR em alta resolução do que do sistema Daylight que usa luzes 3D, em qualquer situação as luzes 3D são mais rápidas do que qualquer outra forma de criar luz.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
obrigado pela ajuda

quando eu disse : cenas internas com HDRI eu queria dizer em um ambiente sem entrada de luz exterior

uma sala com objetos iluminados por HDRI
e quanto as paredes ? como iluminamos as paredes ja que o HDRI normalmente ilumina objetos dentro da esfera e as paredes ficariam fora

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