Olá,
Abaixo vou colar a resposta do André.
----------------------
Oi, tudo bem?
Sim, normalmente uma imagem HDR é fotografada, são usadas várias fotos exatamente na mesma posição, mas com exposições diferentes, quanto mais exposições tiver, melhor será a amplitude da imagem HDR, mas também pode ser gerada em certos programas, no 3ds max mesmo, renderizando em 32 bits float point e salvando como HDR.
O VUE, que é um programa para criar paisagens em 3D, também aceita renderizar e salvar em HDR, muita gente cria imagens de céu no VUE em HDR para usar no 3ds max.
Outro programa muito comum para criar HDR e usar no 3ds max é o HDR Light Studio, que oferece luzes realistas para dispor no ambiente e assim permite gerar uma imagem HDR de estúdio.
Endereço do VUE: http://www.e-onsoftware.com/products/vue/
Endereço do HDR Light Studio: http://www.hdrlightstudio.com/
Também é possível pintar sobre imagens HDR com propriedades realistas de intensidade, mas não no Photoshop.
Um dos programas que fazem isso é o Photogenics, o endereço dele é esse: http://www.idruna.com/photogenicshdr.html
Sobre iluminação de internas com HDRI, tanto faz se vai usar o Daylight para criar a cúpula do céu e sua iluminação ou se vai usar uma imagem HDR, pois ambos fazem exatamente a mesma coisa.
Nos dois casos vai ter que criar luzes Skyportal (Portal Lights) nas janelas e aberturas para o exterior, de forma que, a iluminação externa seja projetada para o interior, portanto, não tem diferença de como a iluminação exterior é criada.
A real diferença é que exige muito mais do renderizador para samplear a luz e sombra de uma imagem HDR em alta resolução do que do sistema Daylight que usa luzes 3D, em qualquer situação as luzes 3D são mais rápidas do que qualquer outra forma de criar luz.
Abração e tudo de bom.
André Vieira