E ae pessoal!
Agradeço a ajuda que tenho recebido! Valeu mesmo! Esse tópico está me ajudando a dar um passo enorme na compreensão de como proceder para mapear um objeto.
João Freitas, já pensei nisso. Em uma necessidade, pode ser que essa seja uma das melhores cartas na mão. Mas no momento estou tentando conseguir um resultado no unwrap antes do turbosmooth.
Com relação ao Unfold3D, tem um tuto aqui na 3d1 que é bem explicadinho, se tiver interesse, só conferir http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-variados/outros-softs-3d/unfold-3d
Julio Cesar, acho difícil ser alguma área comprimida ou esticada, senão no max mesmo eu já tinha percebido editando os vértices. Mesmo assim, se voltar no Unfold3D, vou ficar atento a isso.
ScreamingFox, tentei aqui, mas sua dica só se mostra funcional em algum lugares da malha. Tem pontos que mesmo mexendo muito, a distorção não some.
Mexendo aqui, cheguei ao bom resultado da figura 01. O que fiz foi jogar a emenda em um lugar discreto da modelagem e com mais edges. A distorção ainda ocorre, mas de forma leve. Mas observando a malha na figura 02, vejam que tive que fazer um unwrap de forma bem planar, para poder ter poucas emendas (basicamente 1 atravessando o modelo todo, e outras 2 nas pontas). O problema é que tive que distorcer algumas faces para poder soldar, fazendo o unwrap de maneira errada.
Fazendo o unwrap da maneira certa, respeitando o tamanho de cada face (figura 04) eu tenho um mapeamento mais certo, mas consequentemente tenho mais emendas e como mostrado na figura 03, os com problemas retornam.
É normal ter pequenos problemas com a malha (do tipo de distorcer) no resultado final ou de forma alguma isso é normal e o certo é o unwrap ficar 100% perfeito sempre?
Visite http://www.a-toon.com
portfólio de ilustrações.
Siga-nos no Twiter atoon_ilustra