Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

mdpontes   Macapá - AP
mdpontes   Macapá - AP
magrelaman   São Paulo - SP
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

Lucas   Porto Alegre - RS - RS
David   tucurui Pa
avmguitar777   Ipatinga - MG - AC

Dúvida - mapeamento no 3ds max

Por: Atoon  

Em: 23/11/2014 22:49

Olá pessoal!
Estou com dúvidas no mapeamento desse objeto. Fiz o mapeamento no lowpoly, e apliquei um turbosmooth. Ficou quase perfeito, se não fosse pela emenda na parte de trás. Justamente onde acaba a malha tá acontecendo isso.
Eu já mudei o local da emenda, mas não adianta, independente de onde termina, acontece a mesma coisa.
Alguém sabe como solucionar isso?
Abraços.
Visite http://www.a-toon.com portfólio de ilustrações. Siga-nos no Twiter atoon_ilustra
Acho que isso pode ser algum problema relativo à topologia de seu modelo.... será que ao longo desta linha não há polígonos com mais de 4 vértices? ou triângulos?? ou vértices com mais de 4 arestas? ou buracos abertos? dê uma olhada com o STL modifier....
JC 3d modelling and concept art student. https://www.artstation.com/artist/juliocampos
Parece que em algum lugar ali esta com uma falha na malha que turbosmooth esta tentando compensar. A propósito que tipo mapeamento você esta utilizando?
"A pressa é inimiga da perfeição".
Alem do que o pessoal ja disse, mesmo depois de ajustar isso ai ainda tem que tirar essa emenda no PS usando a ferramenta Offset.
Agradeço a todos, mas a dúvida ainda permanece.
Julio Cesar, olhei atentamente e não percebi nenhuma coisa errada na topologia que pudesse causar isso. De qualquer forma, também apliquei o modificador STL check e ele não detectou erros.
Como disse, não importa onde a emenda fica, acontece o erro. Eu cheguei a mudar o mapeamento, jogando a emenda para outra área. No local da antiga emenda, o mapeamento fica perfeito, mas na nova emenda o erro aparece.
Também experimentei abrir a malha no unfold3D, mas quando levo pro 3ds max, justamente na emenda ocorre o mesmo erro.
Prometeu, sim, parece isso, mas conferi a malha e fiz o check com o modificador citado pelo Julio, e aparentemente está tudo certo.
Usei o Unwrap do próprio 3Ds Max (esse render é resultado dele), e fiz um teste com o Unfold3D, sugerido pelo Julio cesar em outro tópico.
JoãoFreitas, o problema não está no mapa criado. As linhas estão retas e perfeitas e, quando low poly, o objeto apresenta o mapeamento perfeito. Mas quando aplico o turbosmooth o erro aparece.
Agradeço a todos novamente, e continuo aguardando ajuda rsrs.
Abraços!
Visite http://www.a-toon.com portfólio de ilustrações. Siga-nos no Twiter atoon_ilustra
Seguinte, no meu caso quando nao tem outro jeito e preciso aplicar o turbo, faço assim aplico o turbo e diminuo o maximo o numero de edges sem perder a qualidade da malha obviamente ai sim aplico o unwrap uvw, muito raro nao dar problema quando aplico o turbo depois de mapear.
Se não há problema de topologia e não há problema quanto ao corte do mapeamento UV, creio que na hora de abrir o mapeamento esta região pode estar sendo comprimida ou esticada gerando esse defeito.... preste atenção na hora de \"abrir a malha\", no UNFOLD3D, você vê as áreas comprimidas/esticadas em tons de azul e vermelho. Isso pode te dar uma pista....
JC 3d modelling and concept art student. https://www.artstation.com/artist/juliocampos
Esqueci de dizer depois que aplico o turbo converto pra editable poly. Nao sei porque mas ja tentei usar esse unfold mas ele trava demais nem deu pra sacar como ele funciona, mas me parece uma mao na roda.
então ,faz o seguinte ....isso pq vejo o mapeamento como um eficaz ...

primeiramente remova o turbosmooth ..converta então p editable poly.. então ,aplique o unwrapUvw, mas não faz nada ainda ... aplica então o turbosmooth .... vc vai ver q o unwrap vai ser mantido na lista de modifiers .... mantendo o turbosmooth ativo , clique no -unwrapUvw- ..... depois disso , aperte ctrl+e (vai abrir o editor ) ...
material editor ,deixe pra textura ser visualizada na viewport ... então edite ,pelos vertices o mapeamento , enquanto pode vislumbrar o resultado ... dessa maneira vai poder consertar isso rapidamente ... mesmo se a geometria for ruim vc vai poder corrigir isso rapidamente ...

mensagem ta escrita de maneira esquisita pq to numa viagem espiritual aqui , tentando achar os lugares sagrados de banho do Vedico rio Saraswati... e onde eu to agora só tem uma tv com internet ...e é terrível de digitar na tv ... xd
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
E ae pessoal!
Agradeço a ajuda que tenho recebido! Valeu mesmo! Esse tópico está me ajudando a dar um passo enorme na compreensão de como proceder para mapear um objeto.

João Freitas, já pensei nisso. Em uma necessidade, pode ser que essa seja uma das melhores cartas na mão. Mas no momento estou tentando conseguir um resultado no unwrap antes do turbosmooth.
Com relação ao Unfold3D, tem um tuto aqui na 3d1 que é bem explicadinho, se tiver interesse, só conferir http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-variados/outros-softs-3d/unfold-3d
Julio Cesar, acho difícil ser alguma área comprimida ou esticada, senão no max mesmo eu já tinha percebido editando os vértices. Mesmo assim, se voltar no Unfold3D, vou ficar atento a isso.
ScreamingFox, tentei aqui, mas sua dica só se mostra funcional em algum lugares da malha. Tem pontos que mesmo mexendo muito, a distorção não some.

Mexendo aqui, cheguei ao bom resultado da figura 01. O que fiz foi jogar a emenda em um lugar discreto da modelagem e com mais edges. A distorção ainda ocorre, mas de forma leve. Mas observando a malha na figura 02, vejam que tive que fazer um unwrap de forma bem planar, para poder ter poucas emendas (basicamente 1 atravessando o modelo todo, e outras 2 nas pontas). O problema é que tive que distorcer algumas faces para poder soldar, fazendo o unwrap de maneira errada.
Fazendo o unwrap da maneira certa, respeitando o tamanho de cada face (figura 04) eu tenho um mapeamento mais certo, mas consequentemente tenho mais emendas e como mostrado na figura 03, os com problemas retornam.

É normal ter pequenos problemas com a malha (do tipo de distorcer) no resultado final ou de forma alguma isso é normal e o certo é o unwrap ficar 100% perfeito sempre?

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710602.

Total de membros registrados: 138065

Últimos membros registrados: bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless, waltereastmood, Guerr4h, Fusport , anjosheriberto.

Usuário(s) on-line na última hora: 845, sendo 2 membro(s) e 843 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: bodybloom, claro_lima.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.