Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

new   Belo Horizonte - MG
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC

Portfólios Ver Mais

3ddesignmatheus   rio de janeiro
melon3d   Porto Alegre

Chanfrar texto

Por: rogeriodec  

Em: 30/12/2014 20:34

Pessoal, estou com uma dúvida ridícula, mas não consegui encontrar uma solução satisfatória.
Quero chanfrar as extremidades de um texto simples.
Adianto que BEVEL não dá o resultado que preciso.
O modificador CHAMFER até funciona, mas deixa o interior das letras sem smooth.
Já tentei de tudo.
Vejam a imagem.
Alguma dica para suavizar o resultado?
Primeiramente, esse \'chanfrar\', q tá querendo deixar a letra \'fofinha\' (tipo estilo meio \"derretida\") ou tá querendo chanfrar os cantos do formato da letra?

Acho q, se tiver falando do formato da fonte em sí, talvez seja melhor pegar uma fonte mais apropriada.. Aí tem vários sites q tem varias fontes mesmo e muito boas, e com essas questõezinhas de serem mais amaciadas nuns pontos ou em outros, etc..

Por exemplo, se vc tá falando q deu o chamfer nos cantos q vc queria dar e tal, aí então, devido a esse chamfer, deram efeitos ruins no shading.. Isso vai ser devido a smoothing groups.. Então.. Depois de vc dar o chamfer, simplesmente escolhe todos as faces que não sejam as da frente (todas, menos as da frente (e de tras), ortogonalmente falando) e aplica o mesmo smoothing group, e então, inverta a seleção e então nesse resto (o inverso da primeira seleção, ou seja, as faces da frente das letras..), defina o smoothing pra outro grupo dos smoothing groups.. Ou seja, vc vai definir as faces \'dos lados\' como um grupo, e as faces da frente como outro grupo, nos smoothing groups.. Quando vc cria uma face nova ela pode vir com smoothing group e material ID \'randomico\', então, quando vc faz operações como create, bevel, extrude, chamfer, etc.. vc vai ter q redefinir logo depois os smoothing groups..

(Separar \"Smoothing Groups\", equivale a dizer que, \'tais polys\' (q vc escolhe, etc, etc..) são uma superficie, e outros polys são outra superficie... se vc mexe no zbrush, é bem similar a polygroups..)

Sobre smoothing groups, eu explico o basico do conceito e aplicação nesse video aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=RJWCBmp9fk4

Agora, por exemplo, se for pra deixar as letras \"fofinhas\" ou \'amaciadas\', digamos assim, vc pode fazer desse jeito (q eu usei algumas vezes pra fazer letrinhas em \'pedra-pomes\' (XD)), vc faz desse jeito, olha só:

-Vc vai escrever lá o q vc for escrever, e extrudir o escrito, etc..
-Aplica o modifier Quadify Mesh (nem mexe nele ainda).
-Aplica então o modifier Turbosmooth.

Deixa o Turbosmooth com 1 iteration, e, podendo ver o resultado final, mude o % do quadify mesh, pra definir o \"grau-de-fofura\" da letra...

Deixando com os modifiers assim em stack, vc vai poder mudar bem facil de maneira parametrica, então, pelo menos o turbosmooth e o quadify (o quadify ANTES do turbosmooth) vc vai manter em stack.. pelo menos até ficar satisfeito..

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Da pra usar o bevel profile tmb. So criar uma spline com radius, quebrar em pedaços a spline e usar somente um canto arredondado. Depois aplicar o bevel profile e dar um pick na spline. Estou sem max instalado, se não mostrava pra você. Ta ai um ótimo tutorial: https://www.youtube.com/watch?v=6XquWjyoYtc
Da pra usar o bevel profile tmb. So criar uma spline com radius, quebrar em pedaços a spline e usar somente um canto arredondado. Depois aplicar o bevel profile e dar um pick na spline. Estou sem max instalado, se não mostrava pra você. Ta ai um ótimo tutorial: https://www.youtube.com/watch?v=6XquWjyoYtc

Muito obrigado! A solução BEVEL PROFILE foi realmente a melhor e a mais simples!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710601.

Total de membros registrados: 138064

Últimos membros registrados: NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless, waltereastmood, Guerr4h, Fusport , anjosheriberto, REMOVIDR.

Usuário(s) on-line na última hora: 860, sendo 2 membro(s) e 858 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: NutrimRezensionDE, claro_lima.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.