Imagino q o manual não ensine isso, mas tbm eu não procurei, mas até onde eu sei (to usando o max2011) não tem, pra scanline, um material de sss..
Pra varias coisas, no caso de um renderizador do tipo do scanline, vc vai ter q articular materiais não-realisticos, pra obter um efeito final realista..
Imagino que, por exemplo, vc tem um material comum de pele legal com texturas e bumps e um shader como oren-nayar blinn, com mapa de glossiness, e um outro material com shader translucent, e com as mesmas texturas que o primeiro material da mão (ou orelha, etc..) e esse material seria num lugar onde seria \'completamente\' translucent, o que de fato não ocorreria em lugar nenhum...
Mas vc pode fazer um blend (uma mistura) entre esses 2 materiais aí.. no caso, o mapa do blend vai ser o mapa procedural Falloff... Então vc configura esse falloff também, etc..
E então, pra finalizar, vc faria outro blend entre esse primeiro blend e uma cópia do material de pele comum.. O mapa do blend nesse ultimo caso vai ser uma textura mesmo q vc faria pra definir onde teria o efeito simulado de sss e onde não teria.. por exemplo, deixar esse primeiro blend apenas nas pontas dos dedos e na orelha, etc, etc...
Eu acho q é uma coisa q vai por aí... Mas como vai ser uma articulação de materiais não-realisticos, tenho certeza q tem outros jeitos e tal, aí teria q dar uma pesquisadinha mesmo e tal..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..