Oi Jonatan,
Abaixo vou colar a resposta do André.
Att, Elis
----------------------------------------
Oi, tudo bem?
Existem duas formas de renderizar o Hair and Fur, uma é através do G-Buffer, neste caso o Hair é gerado depois da renderização da imagem e pode ser composto automaticamente sobre a imagem renderizada ou ser gerado separadamente em fundo Alpha para composição posterior.
Nesta forma de renderizar os fios ficam mais finos e suaves, mas para a iluminação e a coloração ficarem corretas precisa fazer uma configuração de iluminação apenas para o Hair usando luzes Standard e nem todos os efeitos interagem com o Hair.
Agora, se modificar a opção do Hair and Fur para MR Prim, na aba Effects do Environment, e estiver renderizando com o Mental Ray, será gerada a geometria 3D dos fios para eles serem renderizados normalmente junto com a cena, desta forma aceitará qualquer tipo de efeito de iluminação e materiais, pois vai interagir com tudo na cena igual qualquer geometria.
Se estiver usando outro renderizador, você pode converter o Hair and Fur em geometria para renderizar da mesma forma, a única diferença é que a cena ficará bem mais pesada devido a essa geometria, enquanto que no Mental Ray a geometria será gerada apenas na hora da renderização.
Seja como for, nas duas formas de renderizar que citei a cor Root e Tip nas configurações do Hair and Fur são cumulativas, ou seja, estas cores são multiplicadas pela cor da textura que aplicar, então, se colocar qualquer cor nestes Slots, essa cor vai se misturar com a cor da textura que aplicou, portanto, deixe sempre com branco para não interferir na cor da textura.
Note que no menu Material Parameters do Hair and Fur também tem outros recursos para variar as cores como o Hue Variation, Value Variation e Mutant Color, todas elas vão alterar as cores originais.
O Hue altera o espectro de cor, o Value altera a intensidade da cor e o Mutant aplica uma determinada cor em alguns fios, se não quiser estes efeitos precisa zerar todos os parâmetros, mas só faça isso se estiver usando uma textura nos fios, caso contrário os fios ficarão todos da mesma cor sem nenhuma variação e perde realismo.
Uma outra opção para definir a coloração dos cabelos é usando um material normal em vez dos recursos disponíveis no Material Parameters do Hair and Fur, é só arrastar o material para o Slot dentro do menu MR Parameters, mas só vai funcionar se marcar a opção MR Prim nas configurações do Hair and Fur na aba Effects do Environment.
Neste caso, se quiser você pode até usar Shaders próprios para renderizar o Hair and Fur como o MuhHair.
Abração e tudo de bom.