Como usuário do Mental Ray, preciso deixar minha opinião.
Já venho ha algum tempo vendo as diferenças do MR do Maya e 3Ds Max a cada nova versão lançada.
Eu gostaria de saber o porque que a Autodesk implementam muito mais recursos na interface do Maya do que no Max.
Essa nova versão do MR a 3.13 realmente veio com muitos recursos a mais direto na interface do Maya, que na verdade veio tanto recurso a mais que o MR passou a ser um plugin externo, sendo preciso instalá-lo separadamente.
No Max, a única mudança visual que apareceu foi uma opção bem discreta que é a \"Light Importance Samples\", o resto está igualmente desde sei lá quando, faz pelo menos uns 5 anos que o MR do Max não apresenta novidade.
Outra novidade foi a \"Physical Camera\", que na verdade isso já deveria existir ha muito tempo, que não chega a ser novidade nenhuma, pois esse tipo de camera já existe em praticamente todos os renderizadores do mercado.
Olha só a quantidade de coisas novas do MR para Maya.
Materiais MDL
Physical Area Lights
Object Lights
New Global Ilumination (GI Next)
Improved Light Importance Sampling
Improved convergence of Progressive Rendering
GPU accelerated AO and GI
Memory management improved for large scenes
Overall Quality
Lighting Quality
Environment Lighting Quality
Indirect Diffuse Quality ? Basically your indirect lighting: GI Next, GI GPU, and Final Gathering is controlled here
Material Quality ? MILA
Trace depth for your ray depth including diffuse bounces
Geometry displacement quality for motion blurred objects
A lista é bem maior e mostra tudo no link abaixo. Dá pra ver várias telas da interface do render do Maya com os novos recursos.
https://elementalray.wordpress.com/2015/04/17/maya-2016-new-features-and-integration/
A pergunta que fica é:
Será que a Autodesk não tem interesse em trazer todas as novidades do MR para os usuários do Max?
Pois faz muito tempo que novidades referentes ao MR não são bem vindas para o Max, só dá pra acessar alguns recursos através de scripts de terceiros.
Isso sem falar do catastrófico Frame Buffer do Max, por favor, o que é aquilo Autodesk?
O Frame Buffer do Autocad e do Revit são bem melhores que o do Max, fala sério.
Dessa forma, acredito que os poucos usuários do MR para o Max vão acabar migrando para outras engines de renders que estão crescendo a cada dia e apresentando novos recursos e otimização de uma cena. E isso já está acontecendo.
Aqui não vou nem citar o problemático iRay, que tem uma das maiores limitações que existe pra quem trabalha com imagens de maquete. Até hoje, ele simplesmente não suporta o \"clipping planes\" em cameras e também nas propriedades do objeto desabilitar o \"visible to camera\".
Sem esses recursos é praticamente inviável fazer imagens de interiores bem feitas.
Uma pena, pois o MR há muitos anos atrás, já foi considerado um dos melhores renders do mercado.