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Mental Ray (Maya vs 3Ds Max)

Por: Starter  

Em: 22/04/2015 09:44

Como usuário do Mental Ray, preciso deixar minha opinião.

Já venho ha algum tempo vendo as diferenças do MR do Maya e 3Ds Max a cada nova versão lançada.
Eu gostaria de saber o porque que a Autodesk implementam muito mais recursos na interface do Maya do que no Max.
Essa nova versão do MR a 3.13 realmente veio com muitos recursos a mais direto na interface do Maya, que na verdade veio tanto recurso a mais que o MR passou a ser um plugin externo, sendo preciso instalá-lo separadamente.

No Max, a única mudança visual que apareceu foi uma opção bem discreta que é a \"Light Importance Samples\", o resto está igualmente desde sei lá quando, faz pelo menos uns 5 anos que o MR do Max não apresenta novidade.

Outra novidade foi a \"Physical Camera\", que na verdade isso já deveria existir ha muito tempo, que não chega a ser novidade nenhuma, pois esse tipo de camera já existe em praticamente todos os renderizadores do mercado.

Olha só a quantidade de coisas novas do MR para Maya.

Materiais MDL
Physical Area Lights
Object Lights
New Global Ilumination (GI Next)
Improved Light Importance Sampling
Improved convergence of Progressive Rendering
GPU accelerated AO and GI
Memory management improved for large scenes

Overall Quality
Lighting Quality
Environment Lighting Quality
Indirect Diffuse Quality ? Basically your indirect lighting: GI Next, GI GPU, and Final Gathering is controlled here
Material Quality ? MILA
Trace depth for your ray depth including diffuse bounces
Geometry displacement quality for motion blurred objects

A lista é bem maior e mostra tudo no link abaixo. Dá pra ver várias telas da interface do render do Maya com os novos recursos.

https://elementalray.wordpress.com/2015/04/17/maya-2016-new-features-and-integration/

A pergunta que fica é:
Será que a Autodesk não tem interesse em trazer todas as novidades do MR para os usuários do Max?
Pois faz muito tempo que novidades referentes ao MR não são bem vindas para o Max, só dá pra acessar alguns recursos através de scripts de terceiros.

Isso sem falar do catastrófico Frame Buffer do Max, por favor, o que é aquilo Autodesk?
O Frame Buffer do Autocad e do Revit são bem melhores que o do Max, fala sério.

Dessa forma, acredito que os poucos usuários do MR para o Max vão acabar migrando para outras engines de renders que estão crescendo a cada dia e apresentando novos recursos e otimização de uma cena. E isso já está acontecendo.

Aqui não vou nem citar o problemático iRay, que tem uma das maiores limitações que existe pra quem trabalha com imagens de maquete. Até hoje, ele simplesmente não suporta o \"clipping planes\" em cameras e também nas propriedades do objeto desabilitar o \"visible to camera\".
Sem esses recursos é praticamente inviável fazer imagens de interiores bem feitas.

Uma pena, pois o MR há muitos anos atrás, já foi considerado um dos melhores renders do mercado.
Continuando.... Estou postando dois links com as novidades do MR para Max e Maya, olha só a diferença da quantidade de recursos que cada um recebeu.

3ds Max 2016
http://blog.mentalray.com/2015/04/20/mental-ray-for-3ds-max-2016/

Maya 2016
http://blog.mentalray.com/2015/04/17/mental-ray-for-maya-2016/

Para usuários do Mental Ray no Max, é um desânimo sem tamanho.
Starter,

A resposta para sua principal pergunta é bem simples. A Autodesk em parceria com a NVIDIA (atual proprietária do Mental Ray) não possui tanto interesse em evoluir o MR no 3ds Max pois, segundo o próprio mercado de trabalho, cada vez mais os usuários de 3ds Max estão utilizando renderizadores externos. Um grande exemplo disso é o V-Ray, que atualmente é o renderizador externo mais utilizado por usuários de 3ds Max.
Amigo, resolvi trabalhar com animação do veiculo sem me preocupar com o giro dos pneus e direção. Vejamos uma outra dificuldade que não resolvi procurando tutorias. Baixei um arquivo obj, de uma cidade com a intenção de fazer um carro circular em suas ruas, utilizando Patch Constraint e um linha. Ocorre que o arquivo foi aberto sem o material. O endereço do arquivo é http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Ftf3dm.com%2F3d-model%2Fthe-city-39441.html&h=iAQGAngu0. Ao abrir o arquivo zipado verifiquei que ele tem uma Pasta \"Maps\", 12 imagens jpg, um txt, 01 obj e um mtl. Como resolver esse problema? Estou fazendo uma segunda consulta sem saber se estou agindo corretamente quanto ao dirigir-me diretamente ao membro do D31. Caso haja alguma incorreção, como devo proceder corretamente.

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