Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Waniel Jorge   São Luís, Maranhão - MA
Fabio   Tubarão
jimmy ribas   curitiba pr - PR
Andre Bittencourt   Rio de Janeiro - RJ
PKopp   Salvador, Bahia

Portfólios Ver Mais

Sidaum3D   Joinville
Leandro Malheiro   São José do Rio Preto - AC
Marcelo Rezende   Uberaba-MG - MG
zinotico   Santos - AC

Animação de câmera no Unity

Por: Broks  

Em: 17/05/2015 21:00

Olá amigos!
Estando no Unity , Importei uma animação em fbx vinda do Max . Meu projeto no Unity é uma simples ação de movimento , onde pretendo acoplar minha câmera do Unity nesta animação importada . Na verdade é um carro em movimento onde a câmera está na primeira pessoa (motorista) .Minha intenção final é exportar esta ação para android ( .apk) e visualizar esta ação assim como está no Unity . Tudo bem , isto já está pronto , no Unity quando dou play no jogo tudo está correndo certo, ou seja, a câmera está acompanhando o carro na primeira pessoa . O problema está quando visualizo o jogo depois de instalado o .apk no android , a câmera não está como no Unity , nem em movimento está , apresenta-se distante do local 3D do jogo. Não adicionei nenhum controller na câmera apenas filiei ela ao carro para que o acompanhasse.
Agradeceria muito se alguém pudesse me dar uma luz !
Oi Broks,

Vou colar a resposta do André abaixo pq não sei nada de Unity.

Att, Elis

-----------------------------------------------------------------------

Oi, tudo bem?

Provavelmente você está com duas câmeras na cena, o ideal é ter apenas uma câmera justamente para evitar problemas, fica pior ainda se as duas tiverem o nome Main Camera.
Deixe na cena apenas a câmera lincada ao carro e pode ser melhor criar um Script para lincar a posição e permitir a rotação de acordo com o mouse como se fosse a cabeça do piloto.
Na pasta dos Standard Assets da Unity tem Scripts prontos para estes fins, mas basicamente para fazer um objeto acompanhar o outro por meio de Script, em Java é só escrever o seguinte:

transform.position = objetoRaiz.transform.position;

Sendo que o objetoRaiz é uma variável do tipo GameObject onde você adicionará o objeto que deve ser seguido.

Abraços e tudo de bom.
Olá André , seu diagnóstico é perfeito. Quando utilizo apenas uma câmera, a animação no Android transcorre normalmente . Na verdade estou usando uma câmera estereoscópica do pacote cardboard . Não sei se está acompanhando a onda de realidade virtual do óculos Rift e os apps VR estereoscópicos para celular.Sou profissional de maquetes eletrônicas e estou me aventurando no Unity com séria intenção de produzir meu primeiro Vr estéreo para android.Estou esbarrando em dois obstáculos que não me deixam prosseguir . O primeiro é este que relatei e que espero que consiga me ajudar pois o propósito do VR é entretenimento estereoscópico , portanto os dois canais tem que ir.O pacote google cardboard de integração para Unity , disponibiliza uma cena demo onde consta uma câmera estéreo pronta focando um cubo .Falando agora do segundo problema , quando exporto esta cena demo .apk para celular usando android studio , o funcionamento é perfeito , o giroscópio atua em todas as direções com estereoscopia completa . O que estou fazendo ,é partir desta cena demo , acrescentando mais elementos e novamente exportando para acompanhar o resultado , porém , quando acrescento o primeiro elemento a mais na cena original demo , acontece uma falha na imagem no teste do celular . Ao rotacionar a cabeça na tentativa de ver o cenário lateral em realidade virtual , uma zona de falha acontece deixando tudo branco , girando um pouco mais , volto a ver meu cenário. Temos então os dois obstáculos , preciso animar esta câmera estéreo e visualizar a animação no android e esta maldita falha que desanima prosseguir .
Encontrei a solução , obrigado amigos!
Oi, tudo bem?

Eu fico feliz de ter conseguido ajudar no problema das duas câmeras, pois sou noob na Unity, mas adoro brincar com ela.
Sei que está havendo um grande interesse na produção de ambientes virtuais com imersão total graças ao Oculus Rift e o Cardboard do Google para celulares, mas ainda não testei nada neste sentido, quando tenho um tempo livre aqui eu pego para bricar numa maquete que estou fazendo de teste para ver como fica com o GI e reflexos em Real-Time.
Já vi alguns vídeos sobre a Unity e o Oculus Rift, pelo que percebi é bem simples exportar para ele, mas nunca vi nada sobre a exportação para o Cardboard e nem sabia desta cena Demo que o Google está oferecendo, me passa o link dela que eu divulgo na 3D1.
Na cena Demo do Google tem duas câmeras para fazer a visualização em estéreo?
Se tiver duas câmeras provavelmente também tem um Script controlando as duas, então, precisa estudar o Script para ver como ele funciona, assim, poderá aplicar o mesmo Script nas câmeras de qualquer cena que criar para reproduzir a visualização estéreo, ou então, pode exportar a câmera estéreo da cena de exemplo como um Package e importar nas cenas que você criar.

Sobre o problema que acontece quando adiciona novos objetos na cena de exemplo, precisa ver se os objetos que estão na cena possuem algum Script que controla a sua exibição em estéreo, se tiver, precisa aplicar o mesmo Script nos objetos que adicionar.
Se os novos objetos não se comportam normalmente como os que já estão na cena de exemplo é porque tem algum Script controlando a exibição deles, seja nos próprios objetos, na câmera ou em algum GameObject usado como gerenciador da cena, então, precisa verificar qual Script está fazendo isso e estudá-lo para entender como adicionar mais objetos.
Se os Scripts foram escritos em Java, poste o código aqui ou envie em anexo que eu posso tentar ajudar a entender como funcionam.

Abração e tudo de bom. Andre

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710590.

Total de membros registrados: 138060

Últimos membros registrados: Guerr4h, Fusport , anjosheriberto, REMOVIDR, vagnerthuram02, DianaRCCastro, @muiladas, IvanClaudio.

Usuário(s) on-line na última hora: 703, sendo 8 membro(s) e 695 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Duda, Esdras, Rodrigo, Eduardo Ramos, Thiago Couto, Ronaldo, Eber.Silva, Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.