voces recomendam substituir o zbrush pela ferramenta : freeform do graphite do 3ds max 2017 ?
por que ?
Com toda certeza, não. O ZBrush foi projetado para esse tipo de trabalho (escultura digital). Para isso os engenheiros de software da Pixologic desenvolveram tecnologias gráficas, tais como os Pixols e o 2.5D, que revolucionaram a maneira de trabalhar. Mais tarde eles incorporaram no ZBrush o Dynamesh, um recurso avançado e dinâmico, voltado para escultura digital e retopologia. Essas e outras tecnologias, tais como os Voxels, fazem com que os softwares específicos para escultura (ZBrush, Mudbox, 3D Coat, entre outros) sejam incomparáveis e infinitamente superiores a qualquer ferramenta de escultura digital presente no 3ds Max.
e para texturizar ?
voces trocariam o zbrush pela ferramenta : viewport canvas ?
por que ?
Novamente, não. O Viewport Canvas é um recurso que foi incorporado ao 3ds Max para oferecer aos usuários uma forma de pintar diretamente no modelo 3D. Mas devemos lembrar que o 3ds Max não é um software específico para pintura, nem modelagem. O 3ds Max é um PACOTE 3D, ou seja, ele é um software que possui ferramentas e recursos para todas as etapas e áreas de uma produção 3D (Modelagem, Mapeamento e Texturização, Rigging, Animação, Efeitos Dinâmicos, Iluminação e Renderização). Sendo assim, não é nenhuma surpresa que o Viewport Canvas seja mais limitado em comparação à softwares mais especializados (ZBrush, BodyPaint, Mari, Substance Painter, entre outros).
e quanto ao sistema de nurbs ?
voces recomendam trocar o soft Rhinoceros pelo plugin pra max : power nurbs ?
porque ?
Depende. O Power NURBS é um excelente plug-in e eu o usei por um bom tempo. No entanto ele não é um software... é apenas um plug-in que roda dentro de um pacote 3D. Se você não quiser usar dois softwares (um para NURBS e outro para o restante das tarefas), ou seja, se quiser fazer tudo no 3ds Max, vá em frente e use o Power NURBS. Mas se precisar de recursos extras que só um software especializado em NURBS tem (caso do Rhino), então é melhor considerar usar ambos.
quanto a estas tres perguntas :
o sistema funciona estavel quando se usa estas ferramentas ?
Nem tanto. Como eu já disse, o 3ds Max é um pacote 3D, ou seja, ele é um \"generalista\" que possui uma infinidade de recursos. É natural que o desempenho de algumas ferramentas do 3ds Max tenham o desempenho inferior quando comparado à softwares especializados e projetados especificamente para determinadas áreas.
alguem pode me dar esta orientação ?
Aproveito para deixar aqui a minha sugestão. Procure estudar e usar diferentes softwares em seus trabalhos. A grandeza das melhores produções 3D estão na \"união das forças\" de várias ferramentas. Os artistas e estúdios mais conceituados do mundo possuem algo que eles chamam de Pipeline de Software, ou seja, eles usam vários softwares diferentes, aproveitando o que cada um tem de melhor, para chegar à um resultado que seria muito difícil alcançar se tivesse sido feito com uma só ferramenta.