Oi Abílio, tudo bem?
Quando vi o exemplo do sistema de inspeção do Sketchfab lembrei de você na mesma hora e tirei essa imagem em anexo para te mostrar.
Olha como os detalhes do modelo estão apenas no Normal Map, não estão na malha 3D do objeto e ninguém pode diizer que a cabeça robô não está bem feita e realista.
Basicamente tem 3 formas de fazer isso:
Uma delas é criando a maior parte dos detalhes usando outras malhas posicionadas logo acima da malha do objeto, assim, quando fizer o Bake de Normal Map vai imprimir estes detalhes no Normal Map e ficará perfeito como se tivesse modelado realmente tudo na mesma malha.
Exemplo que falei no tópico sobre o Edit Poly, como mostra a segunda imagem em anexo.
A segunda maneira é modelando tudo realmente na malha com o Z-Brush, onde pode fazer Brushes com Alphas ou Vector Maps para reproduzir estes detalhes facilmente, depois precisa fazer a retopologia e gerar o Normal Map para preservar os detalhes no Lowpoly.
E a forma mais moderna é pintar diretamente o Normal Map sobre o objeto 3D Lowpoly usando o Substance Painter, assim, você vai adicionando os detalhes onde quiser e com facilidade como faria no Z-Brush, mas diretamente no Lowpoly sem precisar fazer a retopologia depois, porém, apenas os pequenos detalhes podem ser feitos assim, grandes detalhes que realmente deformem muito a geometria precisam ser modelados no Lowpoly, isso também vale para as duas outras opções.
Repare bem na primeira imagem em anexo que vai perceber os detalhes que estão apenas no Normal Map e os detalhes que estão na malha 3D.
Abração e tudo de bom.
André Vieira