Eu entendi' (ou acho q entendi) 'a estranheza do amigo acima... O site e' bastante decente (apesar de mim XD), na minha opiniao... Mas, o q acontece no Brasil, eu acho, e' o dominio de uma serie de "doutrinas" falsas do capitalismo (uma serie de comportamentos tipicos mesmo de paises de 3o mundo), como por exemplo falar q "O Vendedor, nao o Produto, e' que Vende ao Produto..", entre outras milhares de frases toscas, q vc pode achar em manuais de vendas, e tambem em livros de auto-ajuda...
Tipo.. qdo eu via aquelas propagandas antigas da Dolly, e eu ja conhecia uns caras q, sozinhos fariam muito, muito melhor em varios sentidos... Ai' eu pensava, tipo, "meu, esses caras q fizeram a cena dessa propaganda sao GENIAIS!!!" (nao pela qualidade da cena, mas, como e' q esses caras venderam isso, sendo q tem uma miriade de artistas, e ate' q baratos, q fariam coisa de qualidade absurdamente superior?...)..
E hoje em dia tem um monte de cursos, e livros, q sao basicamente palestras dirigidas pra uma pessoa com muito dinheiro, e q quer contratar um time pra fazer um game... vc ve isso pela falta de verve, conteudo e direcao dos cursos ou livros... o conteudo geralmente e' tao raso q equivale a vc ver alguns videos de analistas de games no youtube (vc fica sabendo o q ta "trending", quais empresas sao grandes e como elas monetizam os produtos, etc... isso e' ate' legal, pra vc ter um panorama de mercado e tal, mas isso eu acho q n e' o amago da questao que deveria ser ensinada.. ou talvez de outra maneira.. o futuro vai dizer...)...
Acho q esse "Boom" de "cursos de Games" q teve (pelo menos se ve isso em SP) e' um "fenomeno de mercado" (como-se-diz) mesmo... Pessoal "das vendas" viu q "GAMES" tava "trending", e entao inventaram um "curso" que "ensinaria a fazer GAMES entao vc vai lancar um Assassins Creed por ano, e lancar games-pela-metade pra lancar os DLC pra completar o game em cerca de 2 ou 3 anos, e aprender o OH-ULTRA-COMPLEXO sistema de pay-to-win em MMOs... Entende, "pessoal das vendas" viu q games estavam se tornando um mercado mundialmente lucrativo (principalmente na epoca do ultimo GTA isso aconteceu muito mesmo... era curso e livro de game pipocando e tal) e tentaram vender cursos q ensinariam "TUDO" o q seria necessario pra fazer um game... Po... se fosse verdade (to falando isso antes q alguem me critique por dizer isso e tal), ja ia ter milhares de "Jordan Mechners brasileiros" e tal... e n tem... ai c v q... "N e' so' isso" e tal, etc...
Acho que, ou, considero, os jogos digitais como uma forma de arte, porem, como a credibilidade da experiencia (a "imersao no jogo", o aspecto "Pathos-Ethos", ou, "como o criador do jogo concebeu ante/contra como o jogador vivencia ao jogo") e o proprio funcionamento das maquinas e programas dependem tanto de uma questao logica, quanto de uma questao artistica, entao, pode-se dizer que 'Jogos Digitais' (quanto ao fazer e nao quanto ao vender) e' uma materia interdisciplinar...
Existe "de tudo" nos jogos, e isso e' bom... Desde coisas simplisticas que forcam 'a imaginacao (um "pong"), quanto a elementos altamente definidos, com "cultura" e "historia"(como um "Prince of Persia 2 - The Shadow and The Flame")... Mas, "pra fazer isso tudo" (tanto a questao logica quanto a questao artistica), em todos os detalhes, e' dificil realmente hj em dia... Pra mim e' como se tornar "ambidestro".. se uma pessoa "comeca" com codigo, e' dificil depois (apesar q da', e, como antigamente n existiam os confortos de engines prontas e etc.. era o q mais acontecia (na era dos "super desenvolvedores" etc..)) ela dominar uma questao de direcao artistica e etc.., da mesma maneira uma pessoa q "comeca" com uma questao artistica, e' dificil de dominar a questao do codigo...
Da questao 'artistica' eu poderia falar de disciplinas como pintura e escultura (evidentemente), arquitetura, teatro, musica, semiotica, artes marciais, etc.. Da questao 'de codigo' eu poderia falar de disciplinas como a matematica basica, a Logica, a Trigonometria, etc...
E' dificil juntar essas coisas numa so' pessoa.. por isso acho dificil a realizacao de um "curso de games" onde a pessoa sairia sabendo fazer sozinha um "game-de-sucesso" etc...
Infelizmente, o unico caminho de dominar essa questao e' praticando as austeridades... sozinho deve dominar 'as questoes relevantes, e entao gerar a um universo , e destemidamente controla-lo...
Mas felizmente hj em dia tem muito recurso online, principalmente pra Unity e Unreal Engine... entao e' um bom ponto tanto pra pessoal de prog qto pra pessoal da arte e tal...
Vou cozinhar minha janta, mas vou deixar aqui um hino vedico q me animou qdo eu tava comecando a tentar aprender rigs mais complexos... e' do "Rig Veda" entao eu, talvez ludicamente, considerei, na epoca, como sendo altamente relevante... Mas aprendi, realmente essas coisas q fala, tipo controlar infinitos membros (bracos ou pernas), e aprendi tbm uma serie de questoes interessantes da trigonometria XDD... Fazer rigs complexos ajudou bastante a aprender um pouco de codigo tbm... acho q, pra quem comeca com softs de modelagem/animacao como o 3ds, fazer rigs e scripts ajuda bastante a aprender a questao do codigo...