Oi Anonymumm, tudo bem?
Tem várias formas diferentes de trabalhar que impedem completamente este problema.
A forma mais antiga é criar uma pasta texturas dentro da pasta do seu projeto e colocar todas as texturas dentro dela, pois o Max sempre procura as texturas na pasta e nas subpastas onde está o arquivo MAX.
A forma que uso é criar uma pasta de texturas com até 1024 subpastas contendo todas as suas texturas, depois você indica essa pasta no Customize > Configure User Paths > External Files, como mostra a imagem em anexo, e o 3ds max sempre vai procurar as texturas nestas pastas.
Assim, qualquer arquivo novo ou antigo que abrir sempre estará com todas as texturas, ainda centaliza as texturas no mesmo lugar, facilitando o Backup de tudo.
Você também pode mapear esta pasta de texturas na rede e usar o caminho de rede no External Files para todas as máquinas apontarem para o mesmo lugar.
A forma mais recente é o Project Folder, que é exatamente igual a técnica antiga, mas automatiza ela com um link no menu File, então, você acessa o File > Manage > Set Project Folder e define uma pasta onde vai salvar as coisas do projeto, portanto, se colocar todas as texturas dentro do Project Folder o 3ds max sempre vai encontrar.
Eu não gosto porque sempre tem que ficar trocando o Project Folder a cada novo projeto que vai criar, enquanto que, definindo uma pasta central de texturas, nunca mais terá que se preocupar com nada disso.
Uma opção para facilitar o seu problema de abrir arquivos com as texturas espalhadas é usar algum Script, o mais conhecido é o Relink Bitmaps e fica neste link:
http://www.scriptspot.com/3ds-max/scripts/relink-bitmapsAbraços e tudo de bom.
André Vieira