Oi Abílio, tudo bem?
Seja onde for renderizar, Real-Time ou renderização convencional, tudo vai depender previamente do Z-Brush, pois é no Z-Brush que poderá esculpir todos os detalhes do corpo humano com realismo.
Depois que estiver com o modelo do humano em altíssima resolução com todos os detalhes, até os poros da pele, você vai gerar os mapas de Normal e Displacement para reproduzir estes detalhes na renderização.
Dai também entram outras questões importantes como configuração de pêlos e cabelos, que usam técnicas diferentes se for renderizar em Real-Time ou de forma convencional, as roupas que normalmente são simuladas no Marvelous e depois detalhadas no Z-Brush e a texturização, que pode ser feita no Z-Brush mesmo ou no Substance Painter.
Olha esta série de vídeos do Play Time mostrando a escultura de um humano super realista:
https://www.youtube.com/watch?v=MybpD9WmVlASão vários vídeos, entra no canal dele que você encontra todos.
Estes outros dois vídeos do artista Ahmad Soltani mostram um personagem realista que ele texturizou no Substance Painter:
https://www.youtube.com/watch?v=GDaq4I8FE94https://www.youtube.com/watch?v=DmMsNMGPNxoA renderização em si é tranquila igual qualquer outra, o que realmente importa é o modelo detalhado, os mapas gerados a partir dele e a texturização refinada.
Abração e tudo de bom.
André Vieira