Andre Vieira:Perfeita Explicação querido. Ajudou muito.
Oi Lerbe, tudo bem?
Você está indo bem e já chegou próximo do que deseja, a falta do reflexo nas letras acontece justamente pelo motivo que o Cleber indicou muito bem, a superfície delas precisa ser curva, mesmo que os cantos sejam retos.
Ainda tem outro detalhe, o mais chato, precisa acertar a posição da luz para que o reflexo seja exibido no local desejado.
Antigamente era trabalhoso fazer isso porque precisava ficar ajustando a posição da luz e renderizando para ver, mas atualmente com a renderização interativa é facinho, o segredo está na posição da luz.
Vou descrever o passo a passo da técnica com um teste simples e ilustrar com imagens para você seguir:
1 - Crie um texto normal e aplique extrude, aplique também um material reflexivo, aponte a câmera para ele, depois crie uma luz retangular grande e posicione de forma que o reflexo apareça apenas na parte superior do texto.
Veja na primeira imagem em anexo, da vista lateral, como a luz retangular está em relação ao texto, isso depende da posição da câmera, então, se mudar a posição da câmera tem que ajustar a luz de acordo para o reflexo continuar pegando apenas na parte superior do texto, como mostra a segunda imagem em anexo.
2 - Agora aplique o modificador Quadify e reduza o valor dele para deixar a malha do texto mais densa, depois aplique o modificador Bend e configure para curvar a superfície do texto, como mostra a terceira imagem em anexo.
Quando renderizar estará parecido com a quarta imagem em anexo.
3 - Parece que não vai dar certo, mas olha a diferença que dá quando apenas aplica o modificador TurboSmooth, mostrado na quinta imagem em anexo, as superfícies curvas valorizam os reflexos e as superfícies retas criam reflexos chapados.
4 - Entretanto, você deseja que o reflexo seja atenuado na parte superior do texto, como aparece nas imagens que postou de exemplo.
Neste ponto você precisa recorrer a técnicas artísticas em vez de físicas para obter o efeito mais facilmente, então, desligue o reflexo da luz no Affect Reflections da VRayLight, como mostra a sexta imagem em anexo.
Em seguida, crie um Plane do tamanho da luz e posicione-o logo acima dela, como mostra a sétima imagem em anexo.
Depois crie um material VRayLightMtl e aplique um mapa Gradient nele, como também mostra a sétima imagem em anexo, ajuste o Gradient para ficar na posição certa, com o preto na parte de cima do plane para atenuar o reflexo no topo do texto.
Quando renderizar ficará parecido com a oitava imagem em anexo.
5 - Se não quiser os cantos tão arredondados igual aparece no meu exemplo, é só diminuir o valor do Quadify para segurar mais o TurboSmooth, como mostra a última imagem em anexo.
Abração e tudo de bom.
André Vieira
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