Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Heijy Okada   Belém - PA - PA
Max Idalgo   são paulo - SP
rafaelboliver   Goiânia - AC
RaffaPrado   Hortolândia - SP
thilima3d   Brasil - AC

Portfólios Ver Mais

Vincius   Salvador - BA
Nynna 72   São Paulo - AC
Pampoisl   Rio Grande do Sul
Garte   Brasilia - AC

Brilho metalico em superficies planas

Por: Douglas3D  

Em: 21/07/2018 18:54

Estou com uma pequena dificuldade de fazer brilho metálico em superfícies planas não fica a mesma coisa que em superfícies curvas alguém pode ajudar? sou usuário do renderizador v-ray. Eu não sei por exemplo se lá eu configuro o brilho como phong ou como ward. O que vocês acham?
Oi Anderson, tudo bem?

Superfícies planas não produzem brilhos bonitos porque ou ela brilha totalmente ou não brilha nda, uma pequena mudança de inclinação faz perder todo o brilho ou deixa a superfície completamente brilhante, já que o brilho acontece quando a luz incide num ângulo de 90 graus em relação a câmera, então, se a supefície for completamente plana vai funcionar igual um espelho e haverá a incidência total ou nenhuma incidência conforme o ângulo, criando brilhos feios, para ficar suave e bonito precisa variar a incidência e para isso a superfície precisa ser curva.

Olha as 3 primeiras imagens em anexo, a única modificação entre elas é a curvatura da superfície, note como o reflexo fica feio na primeira imagem porque a superfície da letra é completamente plana.

Na segunda imagem eu apliquei um Bend bem leve para curvar um pouco e veja como o reflexo ficou melhor porque variou a suavidade com a curvatura.

Na terceira imagem eu apliquei um Turbo Smooth para arredondar também os cantos e dai o reflexo melhorou muito, pois adicionou diversos detalhes de brilho nas quinas do objeto, o que não acontecia nas pontas agudas.

Vale lembrar que é muito raro um objeto perfeitamente plano e polido, nem os espelhos são perfeitamente planos na verdade, sempre tem alguma ondulação ou a própria rugosidade do material.

Então, se você aplicar um Bump ou um Normal Map para criar pequenas irregularidades na superfície plana, os reflexos vão respeitar estas irregularidades criando os detalhes que faltam para ficar mais bonito, como mostra a quarta imagem em anexo.
Eu usei tijolos, mas você vai usar um Normal Map que represente as pequenas ondulações do material do seu objeto.

Analise bem o material e a superfície que deseja criar, mesmo sendo plana ela tem alguma rugosidade e se reproduzir isso com Normal Map ficará legal.

Sobre os modos de brilho do BRDF, o Phong é o método mais antigo e funciona bem para plásticos, resinas e similares, o Blinn foi o segundo modelo inventado e reproduz melhor os brilhos da maioria dos materiais, já o Ward foi criado para tecidos e superfícies porosas e o GGX é ideal para superfícies metálicas, pinturas metálicas e materiais muito reflexivos.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
vALEU ANDRÉ...EU ANDO UM POUCO DESATUALIZADO POR CONTA DE OUTROS TRABALHOS!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710589.

Total de membros registrados: 138051

Últimos membros registrados: elasticare, Acfabbri, MossTrimGummiesRezension, Diatea, Ashuran026, wmlink2step, LeoGuedes3D, barwardbarber.

Usuário(s) on-line na última hora: 896, sendo 17 membro(s) e 879 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: TadeuB79, Acfabbri, Christoni, gilson antunes, Rodrigo, CNC, Daniel Monteiro, GuiToma, Eng Damasceno, emersonforentin, Eduardo Ramos, Carlos E. Nogueira, AlexTerra, mauricio prisco, mastermax, Sergio1987, Duda.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.