Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

J.F.Verissimo   Recife - AC
pacman   São Paulo
kybio   Porto Alegre - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Luciano BT   Araras | SP - SP

Portfólios Ver Mais

cjoe   Portugal - Internacional
Lukaum   Rinópolis - SP
Thiago Luz   Poços de Caldas

Modelagem Low Poly, pergunta

Por: IamKhauna  

Em: 30/08/2018 01:58

cara...
é só você clicar ali no + do Symmetry para aparecer a opção de pivot.
Daí use a ferramenta move para movimentar pelo pivot até que fique do jeito que você quer.

a segunda opção é você movimentar o pivot do modelo para a extremidade antes de aplicar o modificador symmetry.
Oi Khauna, tudo bem?

Se o objeto sumiu depois que você aplicou o Symmetry, então está certo!
É só habilitar a opção Flip no Symmetry que ele reaparece.

Agora, se está formando espaços abertos entre o original e a cópia espelhada ou está comendo parte do objeto no espelhamento, é a posição do ponto Pivot ou a linha de perfil do Mesh não está reta.

O perfil da metade que modelou tem que estar reto para ficar bom, pois é onde acontecerá o espelhamento e a solda das duas partes.

Você pode alinhar os vértices do perfil selecionando todos eles e clicando num dos eixos do Make Planar no Editable Poly, como mostra a primeira imagem em anexo.
Cada eixo alinha os vértices no mesmo plano em X, Y ou Z.

O ponto Pivot deve estar na mesma linha deste perfil.

Mas isso é para que você não tenha que ajustar o espelho manualmente, no início pode ser melhor você ajustar o espelho como o New falou porque dai vai ver nitidamente o que acontece.

Então, é só clicar no sinal de + na frente do Symmetry no quadro do painel Modify e clicar no Mirror, como mostra a segunda imagem em anexo.
Agora você pode mover e rotacionar o espelho como quiser igual o New disse, se afastar a cópia se separa do original, como mostra segunda a imagem, se parar bem em cima da linha de perfil a cópia fica no lugar certo e se mover para dentro do Mesh original acaba cortando tudo que estiver do outro lado do espelho, pois o Mesh será soldado bem na linha do espelho.

OBS: Você pode aplicar mais de um Symmetry no objeto, é útil para fazer coisas redondas como rodas de carros, por exemplo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Muito bem consegui, a minha dúvida agora é a seguinte, como separar os objetos? Eu usei symmetry na perna e na coxa, modelo em objetos separados pois é como o estilo do jogo. Então, agora tenho 2 coxas e 2 canelas, juntando uma perna esquerda e outra direita. 
Porém, quando clico na coxa por exemplo, ele seleciona as 2 coxas, como faço para separar os objetos?

Att, Khauna.

EDIT: Já achei, selecionando os polígonos e usando Detach. Mss encontrei outro probleminha, agora quando aplico symmetry nos braços e quando vou para editable polý, a cópia desaparece, e agora?

EDIT2: Hahaha já resolvi tudo pessoal :) Agradeço novamente.
Oi Khauna, tudo bem?

Fico feliz que encontrou o Detach e conseguiu desanexar as partes do Mesh como queria.

Entendo a forma que está modelando, com as partes do corpo como peças separadas, mas desta forma vai ter um pouco mais de trabalho porque precisará aplicar vários Symmetry, um para cada peça e alinhar o espelho de todos bem no centro do personagem.

Normalmente não precisa fazer estes procedimentos que você fez, como espelhar com o Symmetry e depois desanexar a parte espelhada, pois o objeto é um Mesh só.

Então, no seu caso pode ser mais prático apenas espelhar os Meshes com o Mirror comum, sem usar o Symmetry, porque dai já vai ficar separado do Mesh do outro lado.

Para usar o Mirror normal é só selecionar o objeto e clicar no ícone do Mirror, como mostra a primeira imagem em anexo.

Depois você escolhe o eixo do espelhamento, o Offset para distanciar a cópia e na parte de baixo tem as opções de cópia, instância ou referência igual te mostrei nas outras mensagens, como aparece na segunda imagem em anexo.

Então, se quiser pode escolher Reference para aplicar TurboSmooth apenas na metade do personagem e ver como está ficando a suavização enquanto modela a outra metade em Lowpoly.
Mas eu acho que no início pode ser melhor você modelar a metade e espelhar no final, sem precisar fazer referência nem nada.

Assim, você vai usar o Mirror comum para os braços e pernas que são independentes, deixando o Symmetry para o torax e a cabeça que são um Mesh só.

Especificamente sobre a dúvida do desaparecimento da cópia que postou no Edit.

O Modify exibe as coisas no nível que você estiver na hierarquia que aparece no quadro dele, chamado Edit Stack, então, se descer para o nível do Editable Poly não vai aparecer as modificações feitas nos níveis superiores e o Symmetry está num nível acima.

Mas você pode exibir o resultado dos níveis superiores habilitando o ícone Show End Result logo abaixo do Edit Stack, como mostra a última imagem em anexo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Agradeço muito a cooperação.
 Envio agora três imagens, ainda faltam alguns detalhes, textura e animação. Mas quem quiser que emita uma opinião.
Oi Iam, tudo bem?

Os braços, pernas, cabeça e pescoço estão com a malha correta usando polígonos com 4 lados, porém, o torax e a sunga estão com a malha triangulada.

É ruim modelar com a malha triangulada porque dá muito mais trabalho, também é mais trabalhoso para mapear com Unwrap UVW, normalmente só triangulamos no final se for exportar para Engines de Games.

Para resolver teria que selecionar as Edges diagonais em cada polígono e clicar no botão Remove no Editable Poly

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Bom isto para mim é simples, só requer um pouco de trabalho. Estou enfrentando outro probleminha, formatei meu PC a um tempo e agora este modelo não abre no meu 3DMax.

O erro é o que aparece na screen:

Meu autodesk é 2009

Att, Khauna.
Oi Iam, tudo bem?

Você está tentando abrir pelo menu File > Open e clicando diretamente no arquivo .MAX na sua HD ou está tentando abrir através do Open Recent?

Pois parece ser a mensagem que o Open Recent exibe quando tenta abrir um arquivo da lista que foi apagado ou movido de lugar.
Neste caso é só procurar o arquivo .MAX na sua HD e abrir pelo File > Open.

Porém, se está abrindo este arquivo pelo File > Open clicando diretamente nele e der esta mensagem, é porque o arquivo está corrompido por algum problema e infelizmente perdeu tudo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Tem um charme nostalgico esse personagem... até na resolução da screenshot XD.. lembra uns personagens q vinha com os antigos 3ds, tem uma questão estética q lembra aquelas capas de disco da decada de 80 e tal... quanto à modelagem poligonal, até pq vc fez esse personagem, parece q vc já pegou as bases.. o que deu a entender pelas suas duvidas é q vc tem pouca pratica mesmo... 

No caso de experiencia de usuario mesmo, o q vc poderia até resumir como "praticidade" ou "intuitividade", eu recomendaria vc pegar o 3ds 2011 pra cima, eu gosto do 2014 pela estabilidade (me deu muito pouco crash) e por aceitar bem scripts e plugins (bem) antigos e alguns dos mais novos tbm... por exemplo, a maioria das operações de modelagem poligonal (extrude, chamfer, etc...) no 9 vc só vai ver no painel lateral, q se vc n tiver uma tela grande talvez n fique confortavel (eu por exemplo uso uma tv como monitor XD... aí fica confortavel pra mim usar 2 barras ali de parametros (se vc arrastar dá pra deixar mais largo o menu lateral (onde tem as abas de criação, modifiers, etc..) e se vc deixar largo o suficiente ele dá uma divisão e fica como se fosse 2 abas ali, e dá pra ver bem mais parametros e tal... mas se vc tá com uma tela menor fica um pouco incomodo... no 3ds 2011 (ou 10, mas o 2010 dava uns bug se vc salvasse com determinadas combinações de modifiers no stack, então eu usei o 2011 por um tempo (e era o q o pessoal q fazia aquelas novelas biblicas lá usava até 2015)) veio um "Graphite Modeling Tools" q era basicamente um painel superior (q, como as telas geralmente são mais largas do q altas, incomoda menos (tira menos do espaço util da viewport)) com as mesmas opções q ja tinha no painel lateral do editable poly e uns 'algo mais'.. só q com uns icones bonitinhos e bem mais intuitivo (e com uns melhoramentos bem relevantes nos operadores da modelagem, principalmente na questão de correções e retopologia)... 

O 3ds é um programa q muita gente considera intimidador, por ser vasto (vc pode realmente fazer muitas coisas, tem gente q pode até falar q vc poderia fazer tudo o q quiser (e até certo ponto eu n discordaria n..)), e tem gente q modela e nunca nem clica nas coisas mais relevantes pra animação, e tem gente q só anima e n tem muita familiaridade com a questão de modelagem poligonal... Com essa questão de melhoria de UX/UI (da qualidade da experiencia do usuario e da qualidade das interfaces), na epoca, tentaram deixar o 3ds menos intimidatório... Mas esses programas, quando são bons, geralmente causam uma estranheza inicial, devido à vastidão de possibilidades.. se a pessoa não tem muito bem definido o q quer fazer, pode ser q fique 'perdida' no aprendizado em certos episodios...  

Mas, um dos pontos positivos do programa ser vasto e talvez intimidador, e tbm por (pra maioria das coisas) dar pra fazer uma mesma coisa de diversas maneiras diferentes (se obter o mesmo resultado, usando meios diferentes) é q volta e meia aparecem individuos com técnicas bastante bizarras ou heterodoxas, porem bastante convenientes em determinadas situações... Isso tanto pra modelagem quanto pra rigging e animação... 

Ah.. e.. isso é uma coisa importante... Sempre q vc tiver trabalhando num model q vc considere importante, salva (na verdade, exporta) ele num formato de intercambio... "formato de intercambio" eu digo um formato q vai poder ser aberto na maioria dos programas 3d.. Por exemplo o OBJ (se for só o model mesmo) ou FBX (se tiver bones, morphers e animação), q aí vc vai poder abrir o model sem essa questão problematica de versões de um programa ou de entre um programa e outro (isso é especialmente interessante caso vc venha a trabalhar com outras pessoas q usam outros programas 3d, etc... mas se o seu colega usa uma versão superior do 3ds da praticamente no mesmo XD)... 


Mas eu tenho o MAX7 até hoje, só por causa do FumeFX 1 q é (hj em dia, talvez na epoca q foi lançado não XD) ridiculamente leve heuheuh... mas tem q fazer uns macetes pra abrir ele no windows 10.. faz tempo q eu n abro o max7 heuheuuhe...

Mas é.. eu acho q se vc pegar um 3ds do 2011 pra cima (o q eu pessoalmente usei por mais tempo foi o 2014), vc vai conseguir pegar alguns conceitos de uma maneira menos dificil... Ou mais facil... (Talvez dizer "mais facil" seja mais simpatico do q dizer "menos dificil"?)

No caso de modificar parametros, por exemplo, tem "elementos" pra cada modifier no 3ds, por exemplo num Editable Poly (ou Edit Poly Modifier) vc tem 1, 2, 3, 4, e 5 principalmente, o 1 vai pra vertices, 2 vai pras linhas, 3 pra fronteiras (geralmente as partes abertas ou rasgadas de um objeto), o 4 vai pra faces (polys) e 5 pra elementos (as geometrias contíguas... por exemplo, no seu personagem, o braço é um 'elemento', e o antebraço é outro 'elemento', no editable poly.. etc..)... é assim pra todos os modifiers.. por exemplo no Symmetry, se vc apertar 1 (não no numpad) ele ja vai ir pro 'mirror' (o eixo da simetria).. essa é uma questão de pratica q eu tava falando... vai ser bastante interessante vc aprender alguns hotkeys (teclas de atalho) e tal... 

Eu acho q, pra uma questão da disciplina de Modelagem Poligonal, hoje em dia, vc pode ver uns videos q tem tipo no youtube por exemplo, de uns caras bons com uns tutoriais... q aí vc vendo o pessoal mais experiente modelando talvez enobreça um tanto à sua verve nesse sentido... Os maiores "Classicos" da modelagem (o q pessoal mais gosta, historicamente, de fazer, com tutoriais e tal) são carros (diga "Autodesk"), aviões (diga "Dassault") e tanques (diga "Ambos e mais" XD).. esses sempre vai ter tutoriais de gente modelando... 

Mas dá pra vc deixar esse Pery ("apelidei" de Pery pq ele tem essa parada meio indigena na cintura e tal) num objeto só e tal.. dá pra vc recortar ele nas juntas e juntar os models por exemplo de braço e antebraço... ou vc retopologizar ele (criar uma geometria em cima dessa antiga, caso vc ache mais conveniente pra criar uma geometria boa pra passar uns bones e animar de boa).. né... eu acho bastante valido (alem de ser uma atitude corajosa) começar por uma coisa não-basica, pq aí vc acaba aprendendo muito mais e em menos tempo, só q vc vai ter q fazer mais esforço, o q as vezes não é viavel ou até possivel... Nesse sentido eu comendo o André e o Marcelo pela dourada prestimosidade. 


@edit: Mas o aprendizado de fato é dificil, arido e solitario, pode ser algo similar a sofrer às dores da metamorfose... De maneira a q, uma vez q vc aprende algo de relevancia (q, por ser de relevancia e não trivial, geralmente é mais dificil), vc mesmo deixou de ser a pessoa q era antes de tentar aprender àquilo que queria aprender e conseguiu ou não. Deve-se aperceber à Diferença entre o objetivo do saber e a realidade presente do saber, e isso exige também humildade, mas a humildade também é indispensável num pedido sincero de ajuda, a obtenção da capacidade de pedir ajuda é um dos pontos de partida pra se obter à percepção e compreensão de Verdades Maiores... 

Ah é.. tava quase esquecendo... faz um tempo q eu n faço aquelas postagens no "classico estilo ScreamingFox" e tal.. então, como eu diria, e ainda acredito, vc deve praticar às "austeridades meditativas" ((tenta fazer sozinho mesmo, mesmo q passe muito nervoso algumas vezes, e depois vê tutoriais e tal) mas sem abdicar do seu dom de pedir ajuda) de maneira a q vc galvanize à sua Volição... Como diria o Pery, vc tem q ter uma força indomável, a te guiar ante seus objetivos... Esse é outro conselho.. Eleve à sua Volição, q se vc elevar a Volição até uma certa "altura" vai chegar mais proximo da "Musa".. E então vai ter pra sempre uma 'inspiração' de uma natureza mais elevada. 




 

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Pois parece ser a mensagem que o Open Recent exibe quando tenta abrir um arquivo da lista que foi apagado ou movido de lugar.


Isto mesmo, eu movi o arquivo de local e agora não abre, o que posso fazer?

Iam não é meu nome cara, é Eu sou em ingles ;) Mas pode me chamar assim.

Att, Khauna.





































Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707680.

Total de membros registrados: 135284

Últimos membros registrados: hartinhall, Momoski026, gabrieelsilvaofc, Nerino, infohamzllc, look, lambthony, Hurroza.

Usuário(s) on-line na última hora: 374, sendo 3 membro(s) e 371 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: WinterPT, marcio.alain, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.