[INICIANTE] 3DS MAX Modificador Lathe

Por: Anderson  

Em: 17/10/2018 13:39

Boa tarde pessoal!!

Eu fiz no corel draw a silhueta de um ovo e importei para o max e apliquei o modificador lathe 180 graus, porém metade da face fica com os 'normals' (é assim q fala? não sei haha) ficam invertidos, outra coisa eu preciso imprimir essa peça em 3D e o programa não aceita a peça dessa forma, teria que estar com as faces "corretas"...

Não sei se tem outro método melhor pra fazer o que eu quero mas sou iniciante e na minha pesquisa eu achei esse o mais fácil haha

Muito obrigado quem puder ajudar! :)

Att. Anderson
Oi Anderson, tudo bem?

Você precisa importar o desenho de apenas metade do ovo, pois como o Lathe vai dar a volta completa, a malha ficará perfeitamente fechada com todas as Normals do mesmo lado.
Outro detalhe importante é habilitar a opção Weld Core para ele soldar os vértices que se encontram no topo e na base da revolução.

Imagine que o Lathe é um desenho de arame que roda em torno de um eixo para formar a volta toda do objeto, então, você usa apenas um perfil em vez de um corte, segue o passo a passo abaixo.

1- Importe o desenho do perfil do ovo ou edite a Spline que já tem, lembrando de deixar o desenho da parte interior desconectado do desenho da parte exterior nos dois polos do ovo, como mostra a primeira imagem em anexo.
Você pode controlar a resolução da malha do Lathe no sentido do perfil aumentando ou diminuindo o valor do Steps no menu Interpolation da Spline, como mostra a imagem.

2- Para facilitar é importante que o ponto Pivot do objeto esteja no lugar onde o Lathe deve fazer a revolução, ou seja, bem no centro do objeto, que é o canto interno do perfil, como mostra a segunda imagem em anexo.
Se o seu ponto Pivot não estiver no lugar certo, você pode movê-lo habilitando o Affect Pivot Only no painel Hierarchy, como mostra a imagem.

3- Aplique o Lathe e coloque 360 graus de revolução para dar a volta completa, também habilite o Weld Core para soldar os vértices nos polos, como mostra a terceira imagem em anexo.
Você pode controlar a resolução da malha do Lathe no sentido da revolução aumentando ou diminuindo o valor do Segments.
Outra forma de alinhar o eixo do Lathe se não alinhou antes de aplicá-lo, é clicando nos botões Min, Center e Max, um deles costuma ser o certo.

4- Uma forma de você conferir a Normal das faces antes de exportar para o seu programa de impressão é aplicar o modificador Edit Normals, como mostra a quarta imagem em anexo.
Ele exibe linhas azuis na direção da Normal das faces.

5- Outra forma é habilitando o XView, você faz isso no menu Views > XView > Face Orientarion.
Assim, vai aparecer o texto Face Orientarion em verde na parte de baixo da Viewport, como mostra a última imagem em anexo e as faces invertidas aparecerão em verde.
Eu apliquei o modificador Normal no objeto com a opção Flip Normals para inverter todas as faces e todas apareceram em verde, desligando o Flip Normals todas aparecem normalmente, isso facilita bastante encontrar faces invertidas perdidas no objeto.

OBS: Sobre o termo Normal, é referente a um vetor normalizado (Normalized Vector), que é um vetor do tipo X, Y, Z onde a soma de todos os eixos não é maior do que 1.
Isso é usado para definir direções em 3D, por exemplo, um vetor 0, 0, 1 indica que é zero em X, zero em Y e 1 em Z, ou seja, ele aponta para cima, se o 1 fosse no campo do X ele apontaria para a direita.
Portanto, Normal é o valor do vetor normalizado que indica a direção de uma face no mundo 3D.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Boa tarde André, nem sei como te agradecer!! hahaha
Fiz o passo a passo e deu certinho, muito obrigado por dedicar parte do seu tempo para me ajudar!

Abraço!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710589.

Total de membros registrados: 138051

Últimos membros registrados: elasticare, Acfabbri, MossTrimGummiesRezension, Diatea, Ashuran026, wmlink2step, LeoGuedes3D, barwardbarber.

Usuário(s) on-line na última hora: 862, sendo 24 membro(s) e 838 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: TadeuB79, Christoni, gilson antunes, Alessandro.Marcos, Roberto Movanni, Daniel Monteiro, lionel, gago, Pierrejr78, Osvaldo Arquiteto, Eng Damasceno, emersonforentin, Eduardo Ramos, Geraldo Nunes, Carlos E. Nogueira, AlexTerra, mauricio prisco, tsmodelagem3d, ., Celso Borttoloto, mastermax, Sergio1987, Duda, Vlady.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.