Oi Ramon
Vou começar pela memória. É bastante fácil avaliar a quantidade de memória boa para o seu tipo de trabalho, abra o Max carregue uma cena que você considere a mais compléxa, abra o Task Manager do Windows e clique em Performance, mande o Max render e acompanhe pelo TM a quantidade de memória utilizada.
Se você usa instâncias do Max abertas proceda da mesma maneira abrindo um segundo Max e verifique a memória consumida.
É bom manter também o Photosho aberto simultâneamente para a avaliação porque é normal que isto aconteça.
Quanto à placa de vídeo há um fator que não é muito considerado e que por experiência percebí que faz muita diferença no processo de produção do trabalho. É o uso de monitoria dual, não apenas é mais confortável mas acelera bastante o processo de produção; por exemplo dá para manter o Photoshop e o Max visíveis na tela ao mesmo tempo, evita ter que ficar abrindo e fechando janelas, permite que se desloque as janelas de uso frequênte (Ex:Material Editor) para o segundo monitor mantendo-as constantemente abertas e prontas para uso imediato, etc...
É parecido com telefone sem fio, depois que a gente usa não quer outra coisa :lol:
Conforme a placa mãe usada pode ter slot AGP ou os novos slots PCI que pelo que eu soube são muito bons. Portanto acho que a escolha da placa mãe vai interferir na escolha da placa de vídeo.
Quanto à Render Farm para render still não é vantágem, a menos que você vá render múltiplas câmeras, mas mesmo assim a eficiência é um pouco duvidosa.
Por fim o processador. ôooo escolha difícil, também estou atualizando meu equipamento e este é o ponto mais chato de decidir.
Os de linha de ponta são muito caros e sua compatibilidade não é seguramente comprovada. Por enquanto estou optando por um P4 HT 3.4 FSB 800 Mhz., mas ainda não estou absolutamente seguro.
Acho que eu criei mais dúvidas que esclarecimentos, desculpe mas não é mesmo fácil de decidir. Vamos ver a opinião da moçada do fórum. :D
Abraço
Phy