cyan]Oi Abílio, tudo bem? As coisas não são bem assim. Um jogo é renderizado em opengl, não tem efeitos modernos de iluminação, os que tem são simulações com mapas e layers, dependendo do Engine do jogo, ele dá suporte a certos recursos em tempo real, como física por exemplo. Mas nem de longe é fotorealísta como um render 3D de verdade. São gráficos muito bons, mas não são fotorealistas como um render 3D. Num render de verdade o programa tem que calcular tudo e isso demora, mas ai sim consegue uma imagem fotorealista. Por exemplo, não tem reflexo borrado em jogo, se tem, é simulado e não reproduz fielmente o reflexo borrado que acontece na realidade. Em render 3D é tão preciso quanto um reflexo borrado de verdade, mas isso toma tempo de render. Nem na Pixar eles tem render em tempo real, precisam de 2500 CPUs para renderizar os filmes deles e ainda levam 6 meses renderizando. A única coisa que melhora o tempo de render 3D de verdade é processador e memória. Um PC só é pouco, por melhor que seja. Não é porque o PC é bom para jogo que ele será bom para 3D. E não é porque roda jogos pesados em tempo real que vai renderizar no Max em tempo real, são coisas muito diferentes. Agora, se for fazer uma aplicação interativa 3D, são outros quinhentos, você não terá render, será tudo renderizado em tempo real na vista opengl e a qualidade vai depender do seu conhecimento do Engine e da sua habilidade com programação. O ambiente pode ficar de alto nível gráfico, você pode até ter GI e Caustics impresso nas texturas, mas não ficará fotorealista, ficará com qualidade de bons jogos. Abraços[/color:315ca0afdd disse:obrigado pela resposta,compreendi totalmente o que voce escreveu... a pergunta é :: se eu quiser renderizar em opengl ( tempo real com qualidade de um bom game ) ,devo usar algum programa especial ou o preview do 3ds max faz bem este tipo de render ????? obrigado novamente BILO
"ricardoc" disse: Oi Abilio, qual a configuração da sua máquina?ola Intel Pentium 4 3.20 GHz (cache L2 : 2 MB) " Prescott " 1 GB de ram 80 GBs de HD ATI radeon X800GTO placa mãe : Intel D945GPM porque voce quer saber ? quer me dar alguma sugestão de configuração ? falo BILO
"Andre Vieira" disse: Oi Abílio, tudo bem? Essa não é muito a minha praia não, mas você pode fazer aplicações interativas 3D de ótima qualidade usando opengl ou direct3D sem necessitar conhecer profundamente de programação, existem programas que fazem o papel do engine dos jogos, então, você só precisa levar os modelos com texturas de qualidade. Nestes programas você pode criar a interação com o teclado, para mover a câmera usando as setas do mouse, por exemplo. Um deles é o 3D Game Studio, tem um explicativo sobre ele na seção Softwares aqui do site. Você pode fazer também com o Director da Macromedia (Adobe). Basta exportar a cena em W3D do Max e abrir no Director, lá vai fazer a interação com o teclado e tudo mais. A qualidade das texturas depende dos efeitos que meclar nelas, porque em aplicação interativa, como nos jogos, não tem render, é tudo 3D real e depende puramente das texturas. Se você fizer texturas mescladas com GI, Caustics, sombras difusas e tudo mais, vai obter uma boa qualidade. Isso é feito pelo Render To Texture no menu Rendering do 3ds max. Mas efeitos de DOF, Motion Blur, partículas volumétricas, essas coisas não dá para fazer nestes programas mais simples, depende do engine de um jogo mesmo, que é um troço mais robusto e aceita este tipo de efeito. Dá uma olhada na seção de notícias da Três D1, na semana passada eu postei o link de um vídeo de passeio arquitetônico que o cara faz no Engine do jogo Half Life, mas certamente o cara conhece muito de programação para fazer aquilo. Dá uma lida no artigo "Realidade Virtual (VR)" na seção artigos da Três D1, lá eu falo do Game Studio, do Director e dou outras dicas também. Você pode usar o QTVR dependendo do que for fazer, dá para ter uma imagem de alta qualidade e ver em 360 graus, mas sem caminhar pelo ambiente. O link direto para o artigo é http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15455 Abraçosfala. uma ultima pergunta . estas imagens do link abaixo são de um jogo do Playstation 3 . elas são geradas por opengl ? http://www.us.playstation.com/PS3/gamedetail.html?ID=152 obrigado ate BILO
"Andre Vieira" disse: Oí Abílio, tudo bem? Eu não manjo muito dessa parte, o resto do pessoal pode te ajudar melhor. Mas pelo que eu sei, ou é Open GL ou é Direct 3D, porque são os dois tipos de gráfico que usam em aplicações deste tipo. Abraçosola novamente como devo usar o meu " pentium 4 3.20GHz HT " para render no 3ds max 8 com toda a potencia ? com o recurso " HT " ligado ou o " HT " desligado ? falo BILO
Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710655.
Total de membros registrados: 138133
Últimos membros registrados: goldsalty, Lakorewikw, paraxan, AlvionaKapselnPreisRezension, Yasmeen026 , maxpowerpk, luizaanastacio, joao2102.
Usuário(s) on-line na última hora: 1529, sendo 3 membro(s) e 1526 visitante(s).
Membro(s) on-line na última hora: EmmaNull, goldsalty, Marco Rocha.
Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .