Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Avs   Rio de janeiro Nova iguaçu - AC
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
bobnewsjr   Curitiba - PR
netocg   Fortaleza - AC
eduardoqf   Maceió - AL

Portfólios Ver Mais

guilherme3394   Fortaleza - AC
Jrsoares   Brasília - DF
kanauan   Santa Catarina
SulivanSS3   Cubatão-SP

Computador ligado por muito tempo renderizando...

Por: Jeffinho  

Em: 03/05/2007 15:24

Olá pessoal, Estou com uma dúvida qto a utilização de pcs ligados por muito tempo renderizando... Em finais de semana ou feriados prolongados, costumo deixar os pcs renderizando por 2, 3 ou 4 dias, mas nestes dias não tem ninguém no escritório. Gostaria de saber se existe algum perigo nisso (algum componente queimar, curto-circuito, etc) e quais cuidados devem ser tomados para utilizar este tempo ocioso das máquinas sem surpresas desagradáveis. Agradeço qualquer dica! Abraços!
Bom, é dificil acontecer alguma coisa de perigo, mas não é impossivel, se o HD esquentar muito, balbal informações, mas é dificil acontecer isso em pcs normal,(em notebook é bem mais comum acontecer isso 5 dias ligado é risco de queimar o HD). Acredite, os caras da pixar deixam os pcs mais de 4 meses renderizando uma animação.
Portfólio: http://hubaleque.wix.com/in3d
Olha kra c as maquinas tiverem um bom sistema de refrigeração não tem problema, o ideal eh alem disso, ter no-breaks e certificar-se que a fiação eletrica esta em ordem... para evitar oscilaçao de energia ;) abraço t+
Portfolio: www.toco3d.com
Bom, uma coisa que um expert uma vez me explicou, é que é preferível que os componentes do computador fiquem sempre numa temperatura constante, pois o que desgasta é a variação térmica, ou seja, ligar e desligar não é bom. Eu tenho o costume de deixar minhas máquinas ligadas direto ja tem uns 4 anos, e pela minha experiência o que pode detonar a máquina é rede elétrica ruim, mal refrigeramento, e falta de limpeza dentro do gabinete, pois o acúmulo de poeira vai fazendo peça por peça pifar, principalmente a placa-mãe.
Obrigado pessoal pelas dicas! Era mais ou menos isso que eu imaginava! O que acontece é que na cidade onde moro teve um incêndio em uma padaria e saiu um comentário que o que causou o incêndio foi um micro que ficou ligado durante a madrugada baixando músicas da net... Imagino que deve ter sido algum pau na rede elétrica, não no pc... Mas um pau no pc pode causar incêndio?? Procurei no google e não encontrei nenhuma notícia de que um pc tenha causado incêndio... Se der algum pau em algum componente do pc, tudo bem! Meu receio era com alguma possibilidade mais catastrófica...rs..rs... Obrigado pelas informações!!!
"Marcus Lutz" disse: Bom, uma coisa que um expert uma vez me explicou, é que é preferível que os componentes do computador fiquem sempre numa temperatura constante, pois o que desgasta é a variação térmica, ou seja, ligar e desligar não é bom. Eu tenho o costume de deixar minhas máquinas ligadas direto ja tem uns 4 anos, e pela minha experiência o que pode detonar a máquina é rede elétrica ruim, mal refrigeramento, e falta de limpeza dentro do gabinete, pois o acúmulo de poeira vai fazendo peça por peça pifar, principalmente a placa-mãe.
8:) Olá tudo que vc falou ai em cima tem fundamento. - vou explicar em palavras mais simples... qndo vc pega um arame e fica mechendo pra cima e para baixo, com a mão, ele vai dobrando e desdobrando, chega um ponto q aquece se for muito rápido... e vc vai percebendo q ele vai ficando amolecido ate... q chega um ponto q se parte, aquecendo ou não! - Bom, o arame se partiu por FADIGA no metal! isso mesmo! - Bem, qndo vc liga a máquina (PC) passa corrente elétrica dentro dos componentes, estes componentes internamente possuem "algum grau" de resistência a passagem da corrente elétrica e por "efeito Joule" ocorre o aquecimento deste componente, e por consequência - qndo vc aquece ocorre dilatação! qndo vc desliga ocorre contração - pq a peça vai esfriar! sendo assim, se vc liga e desliga varias vezes um PC num mesmo dia vc esta fazendo várias contrações e dilatações nos seus componentes... com isso vc esta diminuindo a vida ÚTIL do seu micro - querendo ou não pode chegar a ocorrer a mesma coisa q aconteceu com o ARAME q expliqeui logo acima - ocorrer uma Fadiga na peça. Issso mesmo, parece LOUCURA... mas he isso, mesmo em condições normais de operação, fornecimento de energia normal e bom sistema de resfriamento no seu gabinete. Se vc liga e desliga varias vezes o seu PC durante o dia ele ira durar menos doq se vc tivesse deixado ele ligado direto - obs.: ligado direto se vc tiver bom fornecimento de energia e tiver com resfrimento adequado. Sabe qual he outro sério agravante... kakaka... q acontece com frequência... he o resfriamento BRUSCO das peças qndo vc desliga o computador, se ele estiver numa sala bem GELADINHA de ar-condicionado. O ar-condicionado he bom qndo ele esta LIGADO pq ajuda para não deixar o PC esquentar muito... mas qndo vai desligar o PC o ideal era desligar primeiro o ar-condicionado... deixar desligado por um tempo... e so depois desligar o PC, so assim o PC vai, após desligado, esfriar os componentes mais suavimente, evitando assim a queda brusca de temperatura (queda brusca de temperatura: acarreta em contração brusca dos componentes). - Indo mais fundo no assunto.... kakaka... isso de "queda brusca de temperatura" pode gerar ate outro defeito de má contato entre as partes encaichantes da máquina, gerando assim mal contato entre os componentes. ex.: encaiche de memória, encaiche de placa de video etc. - O aquecimento brusco tb não he interessate, sendo assim, qndo ligar o PC não he aconselhavel LOGO de cara colocar p renderizar, pq geralmenteo RENDER eleva o processamento, elevanto tb a temperatura do processador BRUSCAMENTE e de outros componentes, ocorre dilatação relativamente consideravel brusca tb. - O ideal seria ligar a maquina, deixar ligada e so depois q ela passar alguns minutos ligada (3 minutos acho q ja esta de bom tamanho) partir p o render ou processamentos PESADOS huahauhauhauh... - Vou dar um outro exemplo de QUEIMA de equipamento gerado por fadiga devido a contração e dilatação acarretado por aumento e queda de temperatura: - JA vi uma lampada INCANDECENTE funcionar por 4 anos sem queimar! isso mesmo. sabe qual foi o segredo? ele passou 4 anos LIGADA. Qndo faltava energia elétrica da rede da consecionaria entrava o no-breack de tal forma q ela nunca apagava. Uma outra lampada incandecente em condições normais de uso, liga, desliga, dilata, contrai, dilata, contrai, dilata, contrai.... QUEBRA o filamento por fadiga e queima. Por fim, p não falar q sou louco ou q estou falando abobrinha, risos, vou falar q formação academica eu tenho: - Técnico em Eletromecânica com habilitação em eletrotécnica pela escola tecnica federal do RN, Eng. Eletricista pela UFRN e faço mestrado em ENg da Produção atualmente... sim ja ia me esquecendo... estudo 3D e trabalho com computação gráfica por prazer e opção.
DEUS é maior!
Poxa zulmar se eu soubesse que tu era um crânio da eletricidade eu ia te perguntar umas coisas sobre isso, mas agora o meu pc já queimou hd e um monte de fontes... :):):) dá uma olhada nisso aqui: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=21361 o que você acha disso? Será que a placa mãe poderia causar isto? Eu nunca ouvi falar que placa mãe pudesse influenciar na queima de outros componentes... talvez seja defeito de fabricação, mas nessa hora todo mundo tira o seu da reta, né? Espero que possa me ajudar, zulmar. Abraços!
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710658.

Total de membros registrados: 138137

Últimos membros registrados: bia.lavagnini, JamilyNepo20, nanoflex, monsterxlvolgorde, goldsalty, Lakorewikw, paraxan, AlvionaKapselnPreisRezension.

Usuário(s) on-line na última hora: 1427, sendo 15 membro(s) e 1412 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: igorVRone, Geraldo Nunes, Celso Borttoloto, Nuno, KESLEY1SANTOS, Moura, tsmodelagem3d, Pedro Juliato, Eber.Silva, Duda, ANDREFG, RicardoMendes, Frederico Wagner N. R., Cledson, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.