Ultimamente eu estava fazendo orçamentos, então estou um pouco por dentro de preços e oque mais se encontra por ai.
Parece que 4.500 é muito, mas se começar a 'viajar' no que há de ultimo da tecnologia, voce se assusta com o valor final, então vamos la:
Processador: Q9450 ta uns R$850. ( voce gastaria quase R$2000 num core 2 quad extreme )
Placa Mãe Asus Maximus Formula ( +- 650, 700 ), tem PCIe 2.0, FSB 1600 etc
PS: graças ao suporte a FSB 1600, voce podera fazer um overclock no processador, passando o FSB de 333 para 400, e assim aproveitar a memoria ao maximo.
Memoria: 8 GB ddr2 800MHz ( 4 pentes de 2 GB ) - total: R$550.
Lembre-se que para trabalhar com 8GB voce precisa estar em um sistema operacional de 64 bits.
Placa de video: geforce 9800gtx ( R$ 900 - 1000 ) - não daria pra investir numa quadro meio recente, voce gastaria facilmente uns R$2000 pra mais.
Quanto a gabinete, sei lah, depende mais do gosto, de repente se voce não gosta com leds e tal, tem uns muito interessante que é watercase, ja vem com water cooling, pra ajudar na refrigeração, ta R$700, mas dai seria mais trabalho pra voce, acho que voce acha uns interessantes por uns R$300, dê preferencia a maiores, com mais ventileção..
Fonte: 600W Real, uns R$400
Hd Seagate 500gb SataII - R$250
Quanto a outros perifericos, gravador DVD, teclado etc, acho que da pra pagar de tudo uns R$200-250
Bem, sobrou uns R$900 certo? Procure por um monitor LCD de painel IPS, recomendado pra CG. Acho que da pra achar uns de 19''. Agora não sei recomendar modelos.
Ta ai, a configuração que adoraria ter rs. Caso voce apenas va fazer um upgrade no pc, não queira trocar monitor nem o gabinete, recomendo então gastar esse dinheiro a mais e pegar uma placa de video nvidia quadro.
Espero ter ajudado. Abraços.