Valeu galera, com certeza a garanta é importante, não sabia que a hp-br era tão falha nesse ponto.
Andei entrando no site da Dell esses dias e o único modelo disponível com monitor de 17", além do precision, é o vostro 1710. Um amigo já teve esse modelo e não gostou muito, além da vga dele ser a GF8600, que anda apresentando problemas, então decidi recuar. O precision foge do que poderia pagar, além de não ter teclado numérico, o que pode parecer um detalhe, mas acho absurdo um notebook equipado com quadro fx, voltada para o trabalho com cg desprezar esse detalhe.
Um modelo que me agradou muito (vi no ML) é o Lenovo Y710. Sempre fui fã da IBM, não sei como é a garantia deles no brasil para os importados. Esse vem com a radeon HD2600, estou quase certo que dá pra converter ela numa firegl 5400. Só a tela que não me agrada muito, é bem reflexiva, e 1440x900. Para mim a melhor proporção para um laptop de 17" é 1680x1050, mas está cada vez mais difícil de achar. Acho que com o advento dos conteúdos full hd e blue-ray as telas de 1920x1200 estão cada vez mais populares. Aí já acho muito ponto para pouca área, mesmo com fontes de 120 dpi deve complicar a leitura para um meio cegueta como eu. Mas ainda sim estou considerando bastante esse modelo.
Também tem um gateway com uma 8800gts de 512. Só achei muito "gamer" pro meu gosto, pesado, chamativo e um forninho. Não confio num equipamento que chegue aos 90ºC, dizem que se corre o risco até de queimar a mão se por descuido chegar muito perto da saída de ar, e usando o max a vga dele vai estar sempre full.
Enfim, estou aceitando sugestões, tenho um amigo que vem dos EUA daqui ha umas 2 semanas, ainda está em tempo de tentar alguma coisa por lá. Estou planejando investir em torno do 4k, sei que não dá para pegar um top de linha, mas pelo menos que seja um bom mediano.
Tutorial: Como fazer overclock no cérebro