Ae galera blz?
Olha só dantejackal, não sei quem te falou isso sobre os programas mas acho totalmente furado, essa conversa de q sevc quiser render rapido a solução é mudar de programa, não é mesmo, a solução é vc aprender autilizar o programa q vc escolheu, seja maya, xsi,max, c4d, lightwave por ai vai.
Voltando aos pcs, é obvio q um computador equilibradoé bom, a coisa mais facil do mundo seria dizer para o caracomprar um dualoptern, com 3giga de ram, uma placa de video quadro fx 3000, e por ai vai, mas não estamos falando aqui de gastar 15.000 reais num pc né? E isso ai nem seria pc ideal ainda, pq isso não existe ainda pra CG, basta olhar os estudios ai, os caras usam mais de 1000 processadores com 3giga de ram e ainda demoram mesespra finalizar os efeitos deum filme.
Pra rodar umprogramabem vc vai precisar deuma otima placa de video e bastatnte memoria isso é verdade, agora acredito q pra todo mundo afinalidade principal de um programa 3d é o render, ou vc vai quere um programa desses pra qsenão pra render? E quanto a isso existem duas coisas importates, uma é o processador e outra é memoria ram,se vc não tem um otimo processador vc não vai ter o uso adequado da sua memoria, e o inverso tambem é verdadeiro; lembro de uma vez aqui no forum q alguem veio perguntar pq o pc dele só tava usando menos de um terço da memoria ram q ele tinha, o problema era q o processador dele não era suficiente, não adianta cara vc ter um processador desses de na faixa de 3ghz e esperar q ele va fazer uso de 3gigas ou mais de ram ele não vai mesmo.
Se é pra dar uma opnião sobre maquina,eu escolheria sem duvia o processador optren 244, 1.5ram, e um monitor de 17 ja tava bom, com a diferença de quase 1000 conto de um monitor de 19 pra 17 ainda comprava um puta tablet, e pra mim já tava otimo.
T+