Leandro,
Pode ser filtro de ar-condicionado, de preferencia para micro-poeira. O meu gabinete já veio com um filtro (espuma) na frente inteira, afinal ele é com grade perfurada então, todo tipo de poeira pode entrar ali. No meu PC antigo o gabinete é parecido e não vem com filtro, e a cada 4 meses tenho desmontar para limpá-lo. Principalmente o cooler do processador.
Sobre essa história dos fans e exaustores, o que esse sistema faz é simples, cria uma corrente de ar. O fan puxa o ar de fora (por isto o ambiente não pode estar muito quente) e joga para dentro para que esse ar mais frio passe pelo cooler, retire o calor através do ar que passa e sobe. E o cooler por sua vez pega o ar que esquentou e joga para o(s) exaustores traseiros que expulsam do gabinete. Por isto é bom que os exaustores estejam o mais próximo possível do topo, como o ar quente é menos denso ele sobe. Se o seu gabinete tiver espaço, é bom ter um cooler no topo do gabinete, daí ele retira o ar quente excedente que fica. Tudo uma questão básica de física.