Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Eddy   Toledo - Paraná - PR
ti_roc   Mauá, SP - AC
WDDESIGNER   São Paulo - AC
mdpontes   Macapá - AP

Portfólios Ver Mais

RENATO RAP   INDAIATUBA - SP
Robison915   esteio - AC
new   Belo Horizonte - MG
ss90Gamer   MG - Contagem / R.Jaguara - MG

Refrigeração do case

Por: Leandro  

Em: 06/11/2009 09:57

Pessoal, Meu case possui dois ventiladores: um atrás, mandando ar pra fora e outro na frente, mandando ar pra dentro. Já ouvi duas teorias de profissionais: 1 - essa configuração é melhor pois faz o ar circular pelo case, refrigerando a placa-mãe 2 - essa configuração não é boa, pois manda poeira (sujeira) para dentro de case. Sendo assim, o melhor é ter todos os ventiladores (exceto o do processador, lógico) mandando o ar pra fora. Gostaria de saber a opinião de vocês a respeito disso. Grande abraço e obrigado,
Olha... a sua configuração ta certa! O Ideal é o case ter aqueles filtros contra poeira! Mas a iéia de todos os fans estarem tirando o ar, isso é incorreto... pelo fato de acabar faltando ar suficiente pra jogar no Proc! Parece brincadeira, mas isso acontece e ele acaba aquecendo um pouco mais!
Obrigado pelo retorno, Joha. No meu caso, eu tenho aquele tubo que direciona a captação de ar frio para o processador. Mesmo nesse caso, é melhor deixar como está? Vc tem idéia do custo desse filtro pra case? Obrigado,
Leandro, Pode ser filtro de ar-condicionado, de preferencia para micro-poeira. O meu gabinete já veio com um filtro (espuma) na frente inteira, afinal ele é com grade perfurada então, todo tipo de poeira pode entrar ali. No meu PC antigo o gabinete é parecido e não vem com filtro, e a cada 4 meses tenho desmontar para limpá-lo. Principalmente o cooler do processador. Sobre essa história dos fans e exaustores, o que esse sistema faz é simples, cria uma corrente de ar. O fan puxa o ar de fora (por isto o ambiente não pode estar muito quente) e joga para dentro para que esse ar mais frio passe pelo cooler, retire o calor através do ar que passa e sobe. E o cooler por sua vez pega o ar que esquentou e joga para o(s) exaustores traseiros que expulsam do gabinete. Por isto é bom que os exaustores estejam o mais próximo possível do topo, como o ar quente é menos denso ele sobe. Se o seu gabinete tiver espaço, é bom ter um cooler no topo do gabinete, daí ele retira o ar quente excedente que fica. Tudo uma questão básica de física.
Valeu, cara. Então, pra mim, só falta instalar um filtro, mesmo. Muito obrigado,
"Leandro Oliveira" disse: (...)Vc tem idéia do custo desse filtro pra case?(...)
No máximo 10 reais. na SPON tem.
Obrigado, LG. Abraço,
o bom mesmo é colocar um duto ligando o cooler a area externa ou uma fan (ventoinha) na lateral do case...mais ou menos na direção do cooler. um exaustor no topo do case tambem ajuda muito, pois o ar quente sobe. resumindo: entrada de ar- frontal e lateral saida de ar - traseira e topo. tem gente que coloca ventoinhas de 120mm, mas as comuns (80mm) são suficientes.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710681.

Total de membros registrados: 138159

Últimos membros registrados: xenoprostactive, diaquilin, davidtwins1, Auiospmame, pIS, ChargecardChargerPriceUK, urostatincapsula, Fagato026 .

Usuário(s) on-line na última hora: 1364, sendo 12 membro(s) e 1352 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: TadeuB79, rafaelgmarotta, Daniel Monteiro, CNC, Thiago, karolinarrrrrr, DeividRobert, mastermax, Carlos E. Nogueira, th3one, xenoprostactive, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.