_Esse assunto é sempre recorrente.
_E cabe, nos dias de hoje, considerar e muito o tipo de GPU a ser usada para cada finalidade.
_Ao render que vc comenta cabe uma ressalva André, pq hoje existem muitos tipos de "render".
_Antes de mais nada é preciso fazer uma divisão entre render em tempo de execução (o que é visto na Viewport, via OpenGL ou DirectX) e o render de pós processamento (feito offline para geração do meterial final).
_O primeiro só rola via GPU mas tem muita dependência da CPU, mesmo as GPUs QUADRO com recursos exclusivamente usados em softwares profissionais. Já o segundo, hoje em dia já está sendo possível usar tanto a CPU quando a GPU. Chamados de renderizadores híbridos, onde somamos o processamento da CPU + GPU.
_Por exemplo o pacote ADOBE CS4 e hj CS5 trazem dentro de si, módulos que direcionam o processamento (render) de certas partes para a GPU. Dentre eles não apenas a Viewport pode ser renderizada pela GPU via OpenGL, e nesse ponto 1x0 para as Quadro, mas também o render de pós processamento para a geração do material final. Este via plugin para encode dezenas de veses mais rápido que o tradicional feito exclusivamente pela CPU, nesse sentido 1x0 para as Geforce, onde com menso $$ consegue-se mais CPUS para render via CUDA.
_O mesmo acontece com o MAX, o MAYA, C4D, XSI, etc...
_Hoje não é só a CPU que renderiza stills ou sequêcias em JPG, TIFF, PNG, CINEON, etc...
ALFX® Computadores e Serviços Ltda
https://www.alfx.com.br