opa amigo!
Bem, se vc quiser desempenho em viewport, simulações fisicas, performancve em rigid bodies, trabalhar com grande volumes de poligonos e solidos, aceleração de hardware para melhor visualizar iluminaçao, sombra, texturas, na viewport, vá de quadro, mas tem que ser uma quadro com grande quantidade de memoria, para ter uma ideia: eu tinha uma quadro fx3700 de 512 de mem, no max 2010 e no max 2011 ficava otimo para modelar e animar até com grandes quantidades de poligonos, porem quando eu ativava a aceleração por hardware da viewport ela nao dava muita conta não, depois que eu troquei para uma fx4800, dai o negocio começou a fluir melhor, pois a arquitetura dela é mais atual, o desempenho de viewport nao aumentou tanto uns 10% a 20%, porém na parte de hardware shading deu uma otima acelerada, pois ela possui 1,5gb de memoria suportando grande volume de texturas e recursos na viewport.
Mas se vc quiser usar o iray que é um renderizador que utilizar também a GPU (placa de vídeo) para renderizar, compre uma GTX 470 ou 480, pois estes softwarez utilizam processadores CUDA para renderizar e estas placas possuem mais de 400 processadores CUDA contra 192 ou 256 das quadros, a nao ser que vc compre uma quadro com ship FERMI o lançamento da nvidia, que possuem também mais de 400 processadores CUDA, porém custam muito mais!
Onde eu trabalho eu utilizo o software SHOT da bunkspeed, que é um renderizador assim como o iray utilizando a mesma tecnologia, e nas placas GTX 480 e 470 a renderização por GPU ficou 4x mais rápido que nas quadros fx4800 (o software nao aceitou renderizar na fx3700 pois tinha apenas 512 de memoria), entao se for para renderização por GPU vá de GTX 480, se for para desempenho em viewport (animação, modelagem, milhoes de polys...) vá de quadro.
Eu particularmente nao vi muita diferença de performance entre a quadro fx4800 e a geforce gtx480, apenas quando ativava a aceleração de hardware na viewport, dai a quadro obteve muito mais desempenho, mas fora isto nao teve muito diferença.
Pense bem no tipo de aplicação que vc irá utilizar para escolher melhor a GPU.
Espero ter ajudado!
Abraço!