Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

arbarcelos   Porto Alegre
damorim1   Diadema-sp - AC
Guilherme Galiciani   São Caetano do Sul - SP - SP
nuts165   são bernardo do campo - SP
Neto   S. J. do Rio Preto - SP - AC

Portfólios Ver Mais

Meia   São José do Rio Preto
minucelli   São Jose do Rio Preto-SP - SP
AliMiE   Goiãnia - AC
jimmy ribas   curitiba pr - PR

Como renderiza por GPU?

Por: Zico3D  

Em: 01/11/2010 16:09

tenho o PC abaixo e gostaria de saber como renderizar usando a placa de video (uso mental ray), e se é melhor renderizar pelo CPU ou pela GPU? Processador:Q9550 Placa mãe: P5PKL-AM RAM: 4GB DDR2 800Mhz VIDEO: RADEON 4850 VAPOR X 1GB GDDR3 256BITS HD: 500GB Muito obrigado desde já!
Vivendo e aprendendo...
Esse tópico deve te esclarecer algumas coisas, principalmente por você ser usuário da ATI (como eu, pois tenho uma placa mesmo modelo que a sua). Também estou ansioso no aguardo da implementação da ATI, via OPENCL.
Aqui a gente encontra um artigo muito bom sobre isto, escrito pelo Jeff Patton!!!: http://jeffpatton.net/2010/11/06/gtxquadrotesla-my-opinion-on-todays-gpu-selections-for-rendering/#more-202
Muito obrigado Jomar, não sei quase nada de ingles, mas este artigo só fala de placas nvidia e a minha é ATI. Mas muito obrigado mesmo assim!
Vivendo e aprendendo...
Thiago Esta tecnologia ainda não está disponível para as placas ATI.
mas eu ouvi falar de um driver OpenCl que funcionaria como os drivers CUDA da NVIDIA, alguem sabe me explicar isso?
Vivendo e aprendendo...
Thiago Existe esta possibilidade, mas ainda não foi implementada pela ATI (AMD), todo mundo que usa placas de vídeo ATI está esperando isso, se essa coisa de renderizar por GPU pegar mesmo e a ATI não se mexer ela corre o risco de sumir.
Entrei na página da ATI hoje, na seção de drivers para a minha placa de vídeo, elá consta o catalyst versão 10.0 e nas descrições do pacote de download fala que está incluído o driver OPENCL. Eu baixei este catalyst e não vi nada acontecer de novo. Na internet tem algumas pessoas comentando de um driver beta (versão win7), o qual instalaram e está funcionando perfeitamente em jogos. Minha pergunta é: será que por enquanto está funcionando apenas em jogos? Até já baixei no meu hd e se for verdade instalo o win7 só para ver qual é... segue o link onde li os comentários: http://forum.jogos.uol.com.br/driver-opencl-da-ati-possivelmente-ativa-physx-em-radeons_t_453964?page=2
O Iray é da Mental Images, e esta empresa é da nVidia, ou seja, a chance de o Iray vir a funcionar com placas AMD (ex-ATI) é pequena, pelo menos, até a nVidia ter uma boa fatia de mercado tomada da AMD. O CUDA já é uma realidade há algum tempo, principalmente para aplicações profissionais, diferentemente do OpenCL da AMD, que ainda está em estágio de desenvolvimento. Outra coisa que tem que ser levada em consideração é jogos é uma coisa, aplicações profissionais é outra coisa bem diferente. Um trabalha com algo já pronto que já está tudo programado, já 3D você tem que fazer o negócio que não existe chegar a ser alguma coisa, e neste processo são várias coisas envolvidas. Desde a modelagem até o material e a criação da textura, ao final tem que ser carregadas na placa de video para renderizar, coisa que nos jogos já está pronto e otimizado para que se possa ter a famosa jogabilidade, porque ninguém gostaria que cada frame do jogo fosse renderizado na hora.
Galera muito obrigado, esclareceu muita coisa e me deixou muito triste em saber que comprei uma radeon HD4850 por causa do custo benefício e levei ferro porque não vai ser útil no 3DS que é minha prioridade. Mas muito obrigado pessoal!
Vivendo e aprendendo...

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710686.

Total de membros registrados: 138167

Últimos membros registrados: KIL, M@RIAa, draziw, eltinho1234, alexseen, rodrigo.lodetti, neyandre, Miudooo.

Usuário(s) on-line na última hora: 1203, sendo nenhum membro e 1203 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.