Olá deco2012. Seja muito bem vindo ao forum!!
Problemas com OpenCL:Temos GTX 550 e uma Quadro FX5600, mas o Vray RT só reconhece em uma das máquinas, fica dando aquele problema de falha em registrar o OpenCL. E mesmo na que ele reconhece a resposta é muito lenta, talvez porque tem poucos núcleos cuda nessas placas, certo?
OpenCL é um framework de computação paralela, que foi criado para instruir a GPU para processamentos não-gráficos (GPGPU ou GPCGPU). Acontece que a GeForce GTX 550 e principalmente a Quadro FX 5600 possuem arquiteturas defasadas e, por causa disso, não devem estar sendo reconhecidas pelo kernel OpenCL do V-Ray RT. Quanto a máquina que reconhece o V-Ray RT estar apresentando uma resposta lenta, é exatamente o que você falou, por possuir poucos núcleos CUDA.
Troca de máquinas:Nossas máquinas são Xeons e3 1270, 32 gb de ram com GeForce GTX 550.
Pelo meu entendimento e experiência, 32 GB de RAM só é necessário quando o trabalho demanda o uso de texturas de altíssima resolução (16k, 32k, 64k) ou quando o trabalho é voltado para simulação física (simulação de corpos rígidos/macios, simulação de flúídos). Fora isso, 16 GB é mais do que suficiente. Vejo algumas pessoas que investem em uma grande quantidade de memória RAM e depois não entendem quando o gerenciador de tarefas mostra a máquina usando somente 8 GB ou 10 GB do total.
Estamos pensando na GeForce 780ti, GTX Titan, 680 ou 690. Mas teriamos que trocar as máquinas pois nossas placas mãe são ainda slot PCi 2.0. Ou pensei em simplesmente colocar algumas GTX 580 ou 590 nas máquinas que já temos.
Não aproveite as placas-mãe. As placas GTX 580 e GTX 590 possuem arquiteturas antigas. As versões mais recentes dos softwares 3D estão sendo otimizadas para a nova arquitetura Kepler. Lembrando que a arquitetura Kepler está presente na GeForce GT 640 em diante. Sendo assim, compensa muito mais trocar as placas-mãe para que se possa usar placas de vídeo mais modernas.
Quantos watts precisa uma fonte pra aguentar as placas em Sli? As nossas são de 750 watts. E seria necessário um cooler mais possante?
Para uma única placa GTX 780, a NVIDIA recomenda uma fonte de 600 w ou mais. Para duas placas GTX 780 em SLI, a NVIDIA recomenda uma fonte de 850 w ou mais. Apesar disso, é fácil encontrar usuários que possuem duas placas GTX 780 em SLI e usam fonte de 750 w. Ou seja, a recomendação da NVIDIA é para fazer sobrar uma folga, não é o mínimo necessário. Se o cooler que você está se referindo é o cooler do processador, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Instalar um cooler de processador mais possante vai melhorar a refrigeração do processador, mais vai exigir mais energia da fonte.
- Core i7-4770K ou 4930
- Placa mãe Asus Sabertooth Z87
- 16 gb DDDR-3 1333
- GeForce GTX-780 ti, GTX Titan, GTX-690 ou GTX 680
- HD 1 TB 7200
- Fonte de pelo menos 1050 watts.
Eu abriria mão da Sabertooth. Ela é uma placa-mãe indicada para quem faz oveclock (OC), o que eu acredito não ser o seu caso. Opte por uma placa-mãe de qualidade porém que não seja voltada para OC como é a Sabertooth. Como eu mencionei antes, 16 GB de RAM é o ideal e acho que sua escolha está ok. Porém eu optaria por memórias 1600 MHz. Todas as placas mencionadas são excelentes para renderização por GPU, dadas as quantidades de núcleos CUDA de cada uma delas. A GTX Titan é considerada atualmente a melhor opção custo-benefício para a tarefa e é uma ótima alternativa para o caríssimo combo Quadro+Tesla. Eu não optaria por fonte de 1050 w. Toda essa potência só seria necessária em caso de OC. Opte por uma fonte de marca confiável com potência em torno de 850 w.
3ds Max 2014 + V-Ray RT:Então eu queria saber de vocês nas versões mais recentes do 3ds Max 2014 e Vray 3.0 (estamos pra fazer o upgrade) esses problemas do Vray RT foram resolvidos. Não quero criar expectativa demais com o Vray RT pra depois ter esse problema de não reconhcer a placa no menu de dispositivos do RT. Pelos que eu andei pesquisando, as vezes isso parece uma loteria e ocorre com alguns e outros não.
Como eu disse antes, as versões mais recentes de alguns softwares 3D foram otimizadas para a arquitetura Kepler. O 3ds Max 2013/2014 e o V-Ray 3.0 estão nessa lista. Quanto ao V-Ray 3.0 especificamente, a versão do software ainda é muito recente e tem apresentado algumas instabilidades. Mas até onde eu sei, o V-Ray 3.0 não tem apresentados problemas recorrentes com placas de vídeo recentes, somente com placas mais obsoletas.
Gostaria de saber se essas placas dariam conta de cenas com mobiliário do Evermotion, várias luzes fotométricas e iluminação HDR. Nem que fosse só pra preview. (Pensei em usar o preview mesmo e depois reduzir o granulado com o Photoshop)
Vez ou outra, eu tenho usado renderizadores por GPU. E uma coisa que posso garantir é que a qualidade final de um render em GPU não é a mesma que a de um render por CPU. Um dos motivos é que nem todos os recursos que existem nos renderizadores por CPU foram implementados nos renderizadores por GPU. Outro motivo é que as linguagens de computação paralela projetadas para GPUs ainda não estão nem perto da maturidade das linguagens de programação usadas nas CPUs. Partindo dessas considerações, eu acredito que os renderizadores por GPU são ferramentas excelentes para gerar previews. Como você mencionou no início, os clientes estão constantemente solicitando mudanças e variações das cenas, e a renderização por GPU é ideal para atender essa demanda. Já no caso do render final, continuo achando que a renderização por CPU ainda é a melhor opção.
Fontes:OpenCL - http://en.wikipedia.org/wiki/OpenCL
GPGPU - http://en.wikipedia.org/wiki/General-Purpose_Computing_on_Graphics_Processing_Units
GTX 780 SLI - http://www.tomshardware.com/answers/id-1870878/watts-gtx-780-sli.html