Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

lzanlorenzi11   curitiba - AC
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC
Torquato   Florianópolis - SC
Flaviano Oliveira   Belo Horizonte - MG

Portfólios Ver Mais

Jacques   Es vitoria
Leandro Fernandes   Londrina/Curitiba - PR
Lucasp123   Londrina, Pr
3DMais   Sorocaba - SP

Adicionar mais memória à placa LGA 1366 (triple channel) - i7 nehalem

Por: Dudamel  

Em: 20/03/2014 13:14

Pessoal, estou precisando de umas dicas para adicionar memória sem perder desempenho em um PC i7 nehalem @3.8Ghz.

Trata-se de uma adição pequena, mínima mesmo, algo em torno de 2 a 4Gb, apenas para não ficar no sufoco em cenas um pouco mais pesadas.

Atualmente, neste PC, tenho 6Gb de um Kit triple Channel (LGA 1366) - 3 x 2Gb Corsair XMS 2000Mhz:
(Cas Latency: 9 Voltage: 1.65V Multi-channel Kit: Triple Channel Kit Timing: 9-10-9-27 ECC: No Buffered/Registered: Unbuffered Heat Spreader: Yes Features: Three matched 2GB modules for use in high performance for the Intel Core i7 Triple Channel systems)

Como não manjo quase nada de memória, não sei como adicioná-la à placa, que atualmente funciona em triple channel com este kit corsair, deixando ainda 3 slots vazios para uso.
Necessariamente, eu gostaria de adicionar memória de 2000Mhz em função das que já rodam na placa estarem nesta frequência (original de fabrica).

A minha dúvida é se adicionando apenas um pente de memória, suponhamos, um pente de 4Gb 2000Mhz, eu teria algum problema ou queda de desempenho em função da já existente configuração triple channel do kit instalado (3 pentes). Ou eu teria de achar outro kit triple channel? Já são mais raros de acha-los hoje em dia e custam mais caro do que gostaria para este investimento.

E,que memória eu poderia utilizar? Teria de ser uma Corsair XMS para garantir? Ou poderia ser um pente GSkill ou Kingston?

Teria de ter a mesma latência e timing que as que uso lá (9-10-9-27)?

Eu não queria gastar muito, pois não aproveitarei esta memória em outro PC mais moderno, visto que não dá para eu usar um kit dual channel nesta minha placa lga 1366 (ou dá? não sei ao certo).

Pelo que sei, os sockets lga 1155 e lga 2011 só usam kits dual ou quad channel, no caso deste último. correto?

Desde já agradeço se alguém puder dar uma dica de como posso fazer.

Abrç

www.zuinn.com.br/andresgsoares
Dudamel,

Acho que eu posso te ajudar nessa dúvida, pois eu também possuo um Nehalem (meu caso, LGA 1366).

No seu caso, ao adicionar mais memória você pode enfrentar dois problemas:

1) O primeiro problema é que se você adicionar um único módulo de memória, você vai desabilitar o triple channel. Para usar o triple channel da melhor forma, o ideal é ter 3 módulos ou 6 módulos de memória no total. Por isso mesmo é que os fabricantes de memória criaram os \"kits\" de memória. No entanto, já vi alguns casos em que a configuração de memória era diferente do recomendado, como a seguir:

Total 12GB
4GB (2 x 2GB) no Canal 1
4GB (1 x 4GB) no Canal 2
4GB (1 x 4GB) no Canal 3

O triple channel continuou habilitado, mas o desempenho caiu um pouco pois a memória do Canal 1 estava dividida em dois slots e isso altera o acesso à memória.

2) O segundo problema é que se você adicionar um módulo de memória com características diferentes, você vai ter perda de desempenho. Por exemplo, se você colocar um módulo de 1600MHz, todos os seus módulos de 2000MHz vão rodar a uma frequência de 1600MHz. Módulos de 2000MHz são capazes de rodar a 1600MHz, mas módulos de 1600MHz nunca serão capazes de rodar a 2000MHz. Então a equalização é sempre para baixo.

Respondendo sua pergunta... para que você não tenha nenhum problema (mensagem de erro no boot, travamentos, queda de desempenho, etc...), o ideal seria colocar mais um kit triple channel. Não importa a marca/modelo dos novos módulos, o que importa é que eles tenham as as mesmas características técnicas (Frequency, CAS Latency, Timing, Voltage) do kit que você já tem. Mas essa é uma tarefa árdua, pois os kits triple channels já não são tão fáceis de se encontrar. Sendo assim, a alternativa mais viável seria você abrir mão do triple channel da sua placa-mãe e comprar um kit dual channel. E sim, sua placa-mãe aceita memória dual channel.
Chrisrezende, obrigado pela ajuda.

Achei estranho este primeiro caso que mencionou. É um caso de triple channel com 4 slots de memória ocupados na mobo lga 1366? Porque seria este o caso que eu hipotetizava tentar aqui: 4 slots, sendo que o canal 1 2 e 3 teriam as memorias idênticas do kit.

O pior é que para se fazer valer a pena eu me desfazer do kit triple channel 6gb, eu teria de achar um bom kit dual 2x4Gb com clock elevado como a minha - 2Ghz, e aí acabaria gastando um pouco mais.

Não saberia dar uma dica de algum lugar que ainda venda estas memórias triple channel?

Mesmo que eu precisasse baixar tudo a 1.866 Mhz, acho que não haveria problema para mim.

Dudamel,

Considerando que sua placa-mãe possui 6 slots de memória, como você estava pensando em distribuir seus módulos de memória do kit (3 x 2GB) com o módulo novo?? Porque se você instalar capacidades de memória diferente nos canais, vai dar conflito na inicialização da BIOS.
Compre 3 módulos avulsos e iguais entre sí. Já resolve seu problema. Infelizmente só estou encontrando deles caros, pelo menos 220 reais por cada 4gb.

O \"KIT\" dual ou triple channel só serve mesmo pra garantir pros usuários que têm pouca experiencia que as especificações são iguais.

*edit*O \"KIT\" dual ou triple channel só serve mesmo pra facilitar a vida de quem vai montar um pc e não quer ter dor de cabeça. (Pegou meio mal a frase anterior, acho que assim me expressei melhor) *edit*

*** ah, achei um kit triple channel 2000mhz. Salgado, mas achei:
http://www.hardstore.com.br/index.php?view=detalhes.produto&c_produto=5790&cat=1

se optar pelo avulso, segue um exemplo, mas é 1600:
http://www.hardstore.com.br/?view=detalhes.produto&c_produto=10849&cat=1

ah, a loja é muito confiável. Comprei muitas maquinas pro meu trabalho nela. Eu agarantio
Lg, valeu pela ajuda, mas to até considerando achar um kit usado, tipo 3 x 2 Gb, pois estes preços estão muito salgados, para ter uma idéia, quando novidade, comprei estas memórias de 2000mhz, três pentes a 500 dilmas.

Teria alguma sugestão de site/fórum de venda de componentes usados? A minha intenção era só dar uma çapacidade de sobrevida ao incansável e absoluto guerreiro que é este nehalem overclocado desde berço.

http://adrenaline.uol.com.br/forum/bazar-do-usuario-116
LG, SÓ MAIS UMA PERGUNTA: Estas 3 memórias que procurarei precisam ser, necessariamente idênticas às que tenho instaladas, ou podem ser de outra latência e/ou clock?
Pergunto isso, pois, só mesmo o corsair xms3 pc3 16000, que são as que tenho, teriam exatamente clock e latência idênticos. Achei memórias ocz platinum, mas com latência um pouco diferente das minhas corsair.

Podem ser diferentes das antigas sim, inclusive na capacidade (3x2gb antigas + 3x4gb novas). Mas como o amigo chrisrezende apontou, o clock e as latencias serão nivelados por baixo. Só isso...

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711055.

Total de membros registrados: 138527

Últimos membros registrados: breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix, psoriol, Miltonsroberts.

Usuário(s) on-line na última hora: 1187, sendo 15 membro(s) e 1172 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Osvaldo Arquiteto, robsonhti, Geraldo Nunes, Roberto Movanni, HALTTEMBERG, wilsimar, billypaul, fcostta, Allen Anderson, wagnerpsico, anaritacmoreira70, arquiluc, breno001, Duda, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.