Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

kurumada   Rondonopolis
dpi3d   Recife - PE
elisalage   italia - Internacional
Heder Perdigão   Belo Horizonte - AC

Portfólios Ver Mais

Moudy   Rio de Janeiro
juniorwk   Maringá Pr - PR
MarcosSchnaider   Joinville - SC
luizhmj   Capivari de Baixo - AC

i7 7700,i7 6700 ou i7 4790 ?

Por: SERPA  

Em: 29/03/2017 13:49

Um ótimo custo beneficio é o Seidon 120v WC, porem para esse processador talvez tenho de ir pra um H80 para cima

Link pra referencia http://www.pichau.com.br/water-cooler-corsair-hydro-h80i-gt-cw-9060017-ww-box
Sugiro ler esse topico vai entender melhor o que se passa com seu processador http://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1209481-i7-7700k-temperatura/#comment-6651926
SERPA,

Cheguei atrasado aqui e não sei quais medidas você tomou de Abril para cá. De qualquer forma, eu também tive essa experiência de altas temperaturas com o i7 7700k e vou relatar aqui o que eu fiz para reduzir essas temperaturas.

O que acontece é que o VCore padrão do i7 7700k é 1.2, um tanto alto quando combinado com os 4.2GHz de frequência padrão (é como se fosse um \"overclock de fábrica\", se assim pode dizer). Estou participando do tópico do Clube do Hardware, indicado pelo Juliano Kloss. Uma coisa que mencionaram lá, e que foi de extrema utilidade para o meu caso, foi a opção de fazer uma espécie de underclock no processador. Uma das maneiras de fazer isso é baixando o VCore na BIOS da placa-mãe. Os valores de VCore sugeridos foram de 1.12, 1.125, 1.13, 1.135 e assim por diante, até estabilizar a voltagem do processador. Quanto menor o VCore, menor a voltagem fornecida para o processador e consequentemente menos calor ele irá gerar. No entanto, com isso a frequência total vai baixar um pouco também (bem pouco, para falar a verdade). No fim das contas, a intenção é criar criar um equilíbrio entre a voltagem e o desempenho. OBS: Caso o valor inserido seja menor do que a placa-mãe costuma suportar, pode ser que o PC não dê boot (nesse caso seria necessário resetar a BIOS, seja através do jumper CMOS ou através do botão de reset que existe em algumas placas-mãe top de linha).

Este é um método mais prático e barato que comprar um novo cooler, fans para gabinete e até mesmo um novo gabinete. No entanto, ele nem sempre funciona pois depende muito da placa-mãe, da refrigeração do gabinete, da temperatura ambiente, entre outros fatores.

Tarrde!
Alguém usando o Ryzen? Quero pegar um mais queria uma opnião de alguém que já testou.
Pois além do desempenho, quero saber qual cooler usar. Tks
Tarrde!
Alguém usando o Ryzen? Quero pegar um mais queria uma opnião de alguém que já testou.
Pois além do desempenho, quero saber qual cooler usar. Tks


Depende do modelo. Em desempenho, os testes que fiz com o R7 1700x, ele foi melhor em praticamente tudo em comparação com o meu i7 7700k. Isso se deve ao fato do R7 1700x ter 8 núcleos e 16 threads, contra 4 núcleos e 8 threads do i7 7700k. Já o i7 7700k foi melhor nos testes com games graças ao seu clock de 4.2GHz-4.5GHz, contra os 3.4GHz-3.8GHz do R7 1700x.

A questão do cooler é onde mora o problema. Existem poucos water coolers compatíveis no momento. Os fabricantes estão providenciando o mais rápido possível e alguns estão fornecendo gratuitamente os brackets compatíveis com AM4 para quem já comprou o cooler, basta o cliente enviar uma cópia da NF por email ou formulário no site. Já air coolers são mais fáceis de encontrar para socket AM4, no entanto eu não indico o uso de air cooler com os processadores Rysen final x (em especial o 1700x e o 1800x) pois eles esquentam bastante. Mas, enfim, essa é uma decisão que vai de cada pessoa.
SERPA,

Cheguei atrasado aqui e não sei quais medidas você tomou de Abril para cá. De qualquer forma, eu também tive essa experiência de altas temperaturas com o i7 7700k e vou relatar aqui o que eu fiz para reduzir essas temperaturas.

O que acontece é que o VCore padrão do i7 7700k é 1.2, um tanto alto quando combinado com os 4.2GHz de frequência padrão (é como se fosse um \"overclock de fábrica\", se assim pode dizer). Estou participando do tópico do Clube do Hardware, indicado pelo Juliano Kloss. Uma coisa que mencionaram lá, e que foi de extrema utilidade para o meu caso, foi a opção de fazer uma espécie de underclock no processador. Uma das maneiras de fazer isso é baixando o VCore na BIOS da placa-mãe. Os valores de VCore sugeridos foram de 1.12, 1.125, 1.13, 1.135 e assim por diante, até estabilizar a voltagem do processador. Quanto menor o VCore, menor a voltagem fornecida para o processador e consequentemente menos calor ele irá gerar. No entanto, com isso a frequência total vai baixar um pouco também (bem pouco, para falar a verdade). No fim das contas, a intenção é criar criar um equilíbrio entre a voltagem e o desempenho. OBS: Caso o valor inserido seja menor do que a placa-mãe costuma suportar, pode ser que o PC não dê boot (nesse caso seria necessário resetar a BIOS, seja através do jumper CMOS ou através do botão de reset que existe em algumas placas-mãe top de linha).

Este é um método mais prático e barato que comprar um novo cooler, fans para gabinete e até mesmo um novo gabinete. No entanto, ele nem sempre funciona pois depende muito da placa-mãe, da refrigeração do gabinete, da temperatura ambiente, entre outros fatores.



Obrigado pelas dicas cara, mas essa parada de mexer no vcore até testaria. O problema é, se caso eu baixar demais e tiver que resetar, minha placa mãe não tem reset e meu processador é da série 7 e a placa é da série 6. Pelo que li, esse tipo de placa, pra instalar um processador série 7, antes tem que instalar o 6 e depois atualizar a Bios.

Ou seja, na dúvida em relação a essas questões, prefiro comprar um air cooler.

Mas mesmo assim, obrigado pelas dicas.
As questões que me fizeram optar pelo i7 7700 no lugar do Ryzen foi que na época ainda não tinha Ryzen em quase nenhuma loja, quando tinha o processador, não tinha a MOBO.

Outra coisa foi em relação a placa de vídeo. Os Ryzen pelo que li, não tem vídeo on board, então se a placa de vídeo der pau, ferrou.

Tem também o desempenho das NVIDIA, que acredito deve haver algum gatilho para denegrir, visto que os Ryzen são da concorrente.

Mas, pelo fato de serem bem rápidos em operações de render como mencionaram, é um atrativo e tanto.

Atualmente estou usando uma placa da NVIDIA devido ao CUDA, mas estou estudando REALFLOW e vi que ele tbm utiliza OPENCL.

Não sei se o MAX também usa OPENCL e em qual versão.

Se eu fosse de RYZEN seria a opção sem X. Por causa de aquecimento, consumo.



Obrigado pelas dicas cara, mas essa parada de mexer no vcore até testaria. O problema é, se caso eu baixar demais e tiver que resetar, minha placa mãe não tem reset e meu processador é da série 7 e a placa é da série 6. Pelo que li, esse tipo de placa, pra instalar um processador série 7, antes tem que instalar o 6 e depois atualizar a Bios.

Ou seja, na dúvida em relação a essas questões, prefiro comprar um air cooler.

Mas mesmo assim, obrigado pelas dicas.


Concordo com você. Investir em um bom cooler é algo imprescindível para quem estuda/trabalha com 3D, principalmente quem possui os processadores Intel com final k. No entanto, o motivo de eu ter mencionado o ajuste de VCore é que um dos usuários do tópico que eu mencionei (no fórum Clube do Hardware) comprou um Corsair H100iv2 (um ótimo water cooler, por sinal) e não resolveu o problema de aquecimento. Segundo ele, ele mora em uma região muito quente.

Mas sim, no seu lugar eu compraria o cooler e testaria pra ver como vai ficar. Se o processador continuar esquentando muito, aí então eu mexeria no VCore. O fato da sua placa-mãe ser da série 6 não influencia em nada. Você pode tranquilamente mexer no VCore. Não precisa começar tão abaixo do padrão. Poderia começar com um valor próximo a 1.15 e ir ajustando até chegar a um valor ideal para sua placa-mãe.

Obs: Se por acaso acontessesse de sua placa-mãe não dar boot por conta do VCore muito baixo, você poderia limpar o CMOS de duas maneiras diferentes: ou usando um jumper ou removendo a bateria da placa-mãe e colocando-a novamente após alguns minutos.
Mas, pelo fato de serem bem rápidos em operações de render como mencionaram, é um atrativo e tanto.


Realmente. Tenho visto muita gente optando pelos processadores Rysen 7 para renderizar com V-Ray CPU e Arnold, já que esses renderizadores se beneficiam (e muito) dos 16 threads desses processadores.

Atualmente estou usando uma placa da NVIDIA devido ao CUDA, mas estou estudando REALFLOW e vi que ele tbm utiliza OPENCL.


Muita gente não sabe, mas as placas da NVIDIA também são compatíveis com OpenCL pois essa é uma arquitetura de código aberto. O que acontece é que a NVIDIA não investe tanto nesse suporte, já que ela obviamente prefere investir mais na sua própria arquitetura (CUDA). Nesse sentido a NVIDIA sai na frente da AMD, pois as placas modernas da NVIDIA suportam tanto CUDA quanto OpenCL, enquanto que as placas modernas da AMD só suportam OpenCL.

Não sei se o MAX também usa OPENCL e em qual versão.


Até onde eu seu, não. Pelo fato da Autodesk trabalhar em \"parceria\" com a NVIDIA, a CUDA ainda é a arquitetura de computação paralela usada no Max e no Maya. Mas as coisas estão mudando tão rapidamente que, enquanto estou digitando esse texto, a Autodesk e outras empresas já devem estar preparando algo. Kkkkk. A AMD está desenvolvendo seu próprio renderizador (ProRender), baseado totalmente me OpenCL e que já possui versão beta. Recentemente a Chaos Group implementou no V-Ray 3.6 um tipo de renderização híbrida que usa CUDA tanto na GPU quanto na CPU! Além disso, atualmente está acontecendo a SIGGRAPH 2017, em Los Angeles, e algumas desenvolvedoras já estão mostrando a que vieram. A MAXON mostrou sua nova viewport em tempo real, similar ao Eevee do Blender, e que virá integrada no Cinema 4D R19. Vamos acompanhando para ver o que mais vem por aí!

https://pro.radeon.com/en-us/software/prorender/

https://labs.chaosgroup.com/index.php/rendering-rd/understanding-v-ray-hybrid-rendering/

https://www.youtube.com/watch?v=5rHtN7AQt30

Cooler Master Seidon 120V WC:
O Cooler Master Seidon 120V WC é um cooler líquido de baixo custo que oferece uma solução de resfriamento líquido básica. Ele geralmente é adequado para processadores de baixa potência e não overclockados. Se você não planeja realizar overclocking agressivo e não tem um processador de alta dissipação de calor, como um processador de alta performance da série "K" da Intel ou um processador Ryzen "X" da AMD, o Seidon 120V pode ser uma opção econômica.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707741.

Total de membros registrados: 135333

Últimos membros registrados: chrisdocs, GL ART, RICARDO CANÊDO, El puto, FSANZ, Blacklord55, Brinkmantyson, Baruto026.

Usuário(s) on-line na última hora: 448, sendo nenhum membro e 448 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.