Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

gutobocchi   Ribeirão Preto - SP
Mtatagiba   Brasil - SP
mse   Novo Hamburgo
Ale Marques   Brasil - AC
Sandro   Itararé-SP - AC

Portfólios Ver Mais

kblopsa   Novo Hamburgo RS
dnmorato   Brasília - DF
rabellogp   São Carlos - SP - SP
Julifran Dantas   Natal/RN - RN

Modelando uma Avenida sobre uma topografia

Por: Rogério Machado  

Em: 22/05/2005 09:07

Estou fazendo uma Maquete Virtual de uma Avenida e estou caindo em um probleminha que foi tema de um tópico há poucos dia com relação a criação de uma estrada que seguisse a topografia do terreno em questão. Assim, eu criei o terreno a partir das curvas de nível que importei do AutoCAD e apliquei o modificador Terrain, depois criei minha avenida, fiz ela usando Shape (retângulo) convertido para Edit Poly e fui puxando as Edge ( foi bem simples só para ver se dava certo), e como o Roger tinha mencionado para que a “estrada” acompanhasse a topografia aplicaria o Compond Objects Conform (ele apresentou uma imagem que é que eu quero como fique). Só que feito tudo isto, o resultado não foi o esperado, a estrada ficou por cima do terreno com algumas partes distorcidas – não era o que eu esperava. Assim queria que alguém que já fez algo parecido me desse uma ajudinha, também gostaria de uma dica da melhor forma de aplicar as “faixas” que têm em avenidas ou auto-estradas. Segue abaixo as imagens.... Com a Avenida sobre o terreno. Aqui foi o que aconteceu... Não entendi, pois foi criado um outro terreno abaixo da minha topografia... Qdo renderizado...algumas parte ficam visíveis dependendo do ângulo que se faz a imagem... Em outros ângulo não... O Ideal era ficar assim, como o Roger fez... Espero que vcs comentem e postem algumas soluções!!![
bom!! tem mais alguns comandos depois disso que vc fez!!! vamos lá!! depois que vc usou o ligou a estrada no terreno vc faz o seguinte ative a viewport top e vai no paramets do conform e pede pra recalcular a projection igual na figura e pra vc definir a distancia do waprer é mais embaixo ali vc controla se estiver aparecendo o terreno de baixo e mais embaixo tem o item hide wrap to object pra sumir com a malha que foi criada bom é só isso e a tua estrada tem que ser do mesmo tamaho ou menor que o terreno se não fica akela ponta!!!
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Roger valeu mesmo por ter respondido, e vou "alugar" vc mais um pouco. Primeiro vou mostar o resultado... A princípio era isso mesmo que estou querendo, mas nas partes da malha da estrada ficou saliente as faces como mostra a imagem... Eu acho que pelo fato de eu ter usado um Shape Retângulo se deve a esse "probleminha"; por não ter segmentos no comprimento, largura e altura. Será se é isso mesmo?? Também queria saber de vc com quais outros objetos posso aplicar essa técnica, se posso fazer com boxes, com lines estrudadas, enfim outras entidades... Por fim, queria saber como vc fez para que na imagem sua, ficasse a estrada um mais alta em relação ao terreno...como eu marquei na imagem.
primeiro essa imagem não é minha hehehehe!! é do user reference do max!! é pelo jeito tem que ter mais segmentos no objeto mesmo eu usei um plane com varios segmentos e para ter aquela espessura a estrada tem que ter espessura tipo ela tem que ter altura!!! eu usei um plane para o terreno com o modifier noise e um plane para a estrada!! eu acho que tipo tiver mesh deve servir qualquer coisa hehehehe!!
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Estou postando o resultado do que realmente eu queria. Valeu Roger pelas dicas!!!
Oi gente, tudo bem? Realmente, muito bem lembrado Roger. Quando for apenas uma pista, sem detalhes laterais, o Conform é uma ótima opção. Claro que o terreno tem que ser suave, caso contrário gera defeitos, da mesma forma que se for fazer uma pista de verdade. O Conform tem também como Space Warp, então, pode ser usado no Compound Objects e também como Spacewarp, atuando sobre vários objetos da cena. Rogério> Não fica bom fazer isso se criou a pista com Extrude, a não ser que seja um terreno como este que mostrou, que praticamente é um Plane, pois não vejo elevações. Para ficar bonito como o Roger mostrou, tem que haver segmentos no decorrer da pista, para o 3ds max conseguir deformar nas elevações, para isso a pista deve ser modelada com Loft ou poligonalmente. Extrude não dá, vai ficar com defeitos na malha. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707766.

Total de membros registrados: 135354

Últimos membros registrados: jorgefrancener, dicardochardson, Reynoldspablo, Otsuki026, wsakhrta, Luffe22, lemos1504, Cerioli.

Usuário(s) on-line na última hora: 664, sendo 21 membro(s) e 643 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Eduardo Ramos, maxoliveira.archviz, Gabriel.C, jorgefrancener, rlmangili, Le_Andro, Alessandro, Reinaldo Silva, HALTTEMBERG, Thiago, renaz, gilson antunes, Thiago Couto, clastac, Junior, anaritacmoreira70, WinterPT, Duda, SaavedraCG, Marco Rocha, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.