Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Rafaelbn   Recife - PE
Alisson Braga   Maceió - AL - AC
ycneiva   Barcarena PA - AC
Bruno   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

Adilson projecto   lisboa portugal
Gabrielp   Piracicaba/SP
sassa   Piracicaba-SP - AC
Erlon   João Pessoa - PB

Imagens HDRI

Por: vanderabelo  

Em: 09/07/2019 15:28

Boa tarde, galera!!!
Estou adicionando uma imagem hdri na Dome, quando faço o render a imagem fica muito grande, tem como resolver? Veja imagem em anexo...
OK.
Você deve usar um Texture Coordinate e um Mapping node ligados ao seu Environment Texture.

No node Mapping, altere o valor de apenas um dos eixos do Scale.

Veja na imagem:
Leonardo Nascimento
Leonardo, uso o v-ray, o "texture cordinate" e "mapping node" é algum plugin?
Oi Vander, tudo bem?

A imagem HDR é panorâmica e dá a volta completa na cena, pois o objetivo dela é imitar o ambiente onde foi fotografada, então, não pode ladrilhar para diminuir igual faria com uma textura comum.
Por estas e outras que não é bom usar a própria HDRI como fundo, o correto é usar o que chamamos de Back Plate, ou seja, uma foto normal de fundo tirada no mesmo lugar que a imagem HDR, em alguns sites tem boas HDRIs gratuitas com Back Plates igual no HDRI Haven.
Também pode usar uma foto diferente, mas que tenha a mesma ambientação para não destoar da iluminação e dos reflexos da imagem HDR.

Se mesmo assim quiser usar a imagem HDR como fundo, o que manda na visualização neste caso é a lente da câmera, terá que diminuir o valor da lente para torná-la mais angular e conseguir ver mais da cena, isso também distorce a perspectiva.
Quanto maior o valor da lente, mais focado num ponto pequeno ficará, pois lentes grandes são para fotografar detalhes.

A primeira imagem em anexo mostra como fica o ambiente HDR usando lente de 50 mm, que é similar ao olho humano.
A segunda imagem mostra o mesmo ambiente usando lente de 6 mm, que é absurda!

Depende muito da imagem, pode ficar bom em externas quando vai mostrar o céu e o horizonte da HDRI, mas para internas ou coisas próximas é mais complicado ficar bom com a HDRI de fundo, normalmente ela nem tem boa resolução para isso.

No caso do seu estúdio com as mesas, é só criar um fundo branco e pronto, não precisa ver a HDRI de fundo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi André, blza?
Então, a minha intensão é usar a imagem como HDRI mesmo e não como fundo, achei estranho o proporção das mesas com a escala da imagem hdri, se estiver correto tudo bem.



Abraço, Obrigado!
cara...
essa questão de hdri como fundo é complicado. Se vai ficar adequado ou não depende muito do ambiente da hdri. De qualquer forma a melhor opção é ter sempre backplates da hdri para inserir no fundo.

Infelizmente muitas hdri disponibilizadas pela internet não possuem os tais backplates. Apesar que é possivel você mesmo criar a partir do próprio editor de materiais do 3ds Max (se irá ficar bom depende da resolução da hdri e do próprio ambiente dela).

tu pode alterar a lente da câmera da hdri para poder ter uma visualização mais ampla do ambiente, porém deve tomar cuidado para com a distorção.

hdri para servir de iluminação da cena não precisa ser em altíssima resolução, mas para poder ser refletida em materiais é bom ter uma resolução alta suficiente para não acontecer de aparecer os pixels grandes (os quadradinhos).
Oi Vanderabelo, tudo bem?

Se não quiser ver a HDRI de fundo está tudo certo, cria um Mesh em forma de L para servir de ciclorama (fundo de estúdio com cantos suaves) e pronto!

Para a imagem HDR de fundo é como se a câmera estivesse próxima dela com lente grande, mas para os objetos 3D isso não acontece, pois eles podem se afastar da câmera e a esfera de fundo que envolve a cena onde a HDRI está aplicada não tem como se afastar, já que a câmera está no centro dela.
 
Abração e tudo de bom.

André Vieira
Blza Galera, duvida esclarecida, obrigado pela atenção de vcs....
Abraço a todos!!!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707507.

Total de membros registrados: 135168

Últimos membros registrados: Fastburndiets, Neesaun, qdsakhba, Shishui026, vsdfvasdf, jvmferreira, THIAGO BARCELLOS, WASHINGTON.NBO.

Usuário(s) on-line na última hora: 623, sendo 3 membro(s) e 620 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: pinart, Junior, Allen Anderson.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.