Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Ed Lopes   São Paulo - AC
fernando parreira   Minas Gerais - MG
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
Eddy   Toledo - Paraná - PR
Ale   Joinville SC - AC

Portfólios Ver Mais

elisalage   italia - Internacional
andre.csant   São Luís - MA - MA
weberton santos   Rio de janeiro - RJ

Vray para Unreal

Por: J.F.Verissimo  

Em: 04/10/2019 20:43

Ola Pessoal,

Estou sabendo que existe vray para unreal. Sera que vale a pena ? Com a versão atual da engine e seu render nativo, sera que o realismo do vray é melhor? Alguem tem experiencia com o vray no unreal? escreve a experiencia por aqui.

Grande abraço
Ele não substitui o render nativo, vc pode usar ele pra tirar um render na UE4, e fazer o bake da cena usando o render do V-ray na UE4, mas ele não substitui o renderizador da UE4 qdo vc for dar play... 

Acho que se vc costuma exportar cenas já com o bake de iluminação, pode compensar até certo ponto, pq a qualidade do bake deve ser boa.. 

Apesar de que o bake no 3ds vai ter bem mais controle tbm.. então é uma coisa que pode facilitar em determinadas situações, mas não é algo que muda muita coisa não..

Com isso o UE4 não vai usar os materiais do V-ray, quando vc exporta a cena, ele converte os materiais pra "equivalentes" do renderizador da UE4, e só vai funcionar bem em materiais simples.. 



Ou seja, acho q, por exemplo pra uma pessoa q n sabe nada ou quase nada de UE4, mas manja bem de fazer uma cena no V-ray, pode ser bom, pq ja vai condensar a cena inteira e exportar convertendo os materiais, mas se a pessoa ja é acostumada a criar as cenas na engine e exportar as coisas não vai chegar a usar... 


 
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Verissimo, tudo bem?

Tudo depende do seu objetivo com o Unreal, se for para gerar aplicações interativas como um passeio virtual pelo projeto, não vale a pena.
Agora, se for para gerar animações em Real-Time pode ser útil se a pessoa não estiver afim de aprender a criar materiais no Unreal.
A outra vantagem dele é poder fazer o Bake da iluminação no lugar do Lightmass, o renderizador nativo do Unreal, mas não há necessidade, o realismo não muda de um para o outro porque é só para gerar sombras e GI, os outros efeitos são gerados de outras formas.

O maior gargalo na transferência de projetos para o Unreal é a otimização do Mesh e o mapeamento, duas coisas que o V-Ray não vai fazer para você.
Neste caso pode ser mais útil o Unreal Studio com o Datasmith, que oferece recursos de otimização e mapeamento automáticos.
Porém, não é em todo objeto que ficará bom, então, você tem que importar no Unreal, fazer o Bake da iluminação e passear pelo projeto procurando os objetos com problemas.
Dai vai otimizar e mapear estes objetos manualmente no Max e exportar de novo excluindo estes objetos dos processos automáticos do Datasmith, por isso que não acho prático.

Na minha opinião o Workflow mais eficiente é converter objeto por objeto manualmente formando uma biblioteca no Unreal com tudo já texturizado e até com as interações já programadas se for fazer passeios interativos, assim, nunca mais terá que configurar nada, é só arrastar o objeto na cena para decorar igual faz no Max que até a interatividade para trocar texturas e materiais já vai junto, por exemplo.
Deste jeito só precisa importar para o Unreal a parte da alvenaria, onde os recursos de mapeamento automático funcionam bem.
Chegando no Unreal você decora vendo tudo com qualidade final em tempo real usando a biblioteca de móveis e materiais que já estão prontos.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Ola Pessoal, eu achei muito esclarecedoras as respostas. Muito obrigado pelo feedback Screaming fox e o Mestre Andre Vieira. Estou aprendendo UE4 e nada melhor do que ter um bom esteio aqui na 3d1. 

Agora o Mestre André falou sobre Datasmith e não sei o que é. Ele é um comando do Unreal? 

Grande Abraço. 
Oi Veríssimo, tudo bem?

Desculpe por não ter dado os links.
O Datasmith é o Plug-in que permite exportar a cena do 3ds max e de outros Softs 3D no formato do Unreal Studio.

Já o Unreal Studio é um Plug-in do Unreal que permite ler cenas do Datasmith, além de outros recursos como Templates voltados para arquitetura e visualização de produtos.

Você pode baixar o Unreal Studio neste link: https://www.unrealengine.com/en-US/studio

Os Plug-ins do Datasmith para vários programas 3D ficam neste link: https://www.unrealengine.com/en-US/studio/downloads

OBS: Eu sugiro que primeiro aprenda a exportar com qualidade em FBX do 3ds max para o Unreal, incluindo o mapeamento em dois canais, Colliders, LODs e tudo mais.
Assim, você vai saber exatamente tudo que precisa para o objeto ficar bom e não dar problema no Bake da iluminação.
Dai poderá usar o Datasmith ou o Plug-in de conversão da PiXYZ que nas primeiras exportações você já vai perceber quais objetos ficam bons e quais não.

O Plug-in da PiXYZ é uma alternativa ao Datasmith, também otimiza o Mesh e faz mapeamento automático.
Neste caso não precisa do Unreal Studio.

O link do site dele é este: https://www.pixyz-software.com/plugin/

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707507.

Total de membros registrados: 135168

Últimos membros registrados: Fastburndiets, Neesaun, qdsakhba, Shishui026, vsdfvasdf, jvmferreira, THIAGO BARCELLOS, WASHINGTON.NBO.

Usuário(s) on-line na última hora: 586, sendo 4 membro(s) e 582 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: nildoe, pinart, Allen Anderson, nakan14.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.