Oi Edimar, tudo bem?
É super fácil fazer este tipo de animação depois que já conhece um pouco do 3ds max, mas para quem não conhece nada do Max fica difícil, pois precisa estudar a base do programa como interface, navegação, manipulação, edição de Key Frames, entre outros detalhes.
Se também quiser renderizar para gerar a imagem com realismo precisa estudar muito mais, tem que aprender materiais, iluminação e configurações de Render, isso leva uns bons meses de estudo.
Aqui no site você encontra centenas de tutoriais sobre todos os assuntos relacionados com o 3ds max, alguns mais antigos, outros mais recentes, mas não mudou nada em todos estes anos, está tudo no mesmo lugar, apenas com ícones mais bonitinhos.
Se você entende inglês vai encontrar bastante material de estudo de boa qualidade no Youtube.
Os tutoriais para iniciantes aqui do site ficam neste link:
https://3d1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/3ds-max-basicoSobre a animação em si:
1- Basicamente é só você selecionar o objeto, acessar o painel Modify no quadro lateral, clicar na setinha para abrir a lista do Modify e escolher o modificador Slice.
Com o Slice aplicado no objeto, você marca a opção Remove Top ou Remove Bottom para deletar a malha que estiver de um lado do Gizmo do Slice, que é este plano amarelo mostrado na primeira imagem em anexo.
2- Clicando no nome do Slice no quadro do painel Modify, você liga o Gizmo e dai pode movê-lo ou rotacioná-lo para colocar na posição que quiser.
Enquanto mover o Gizmo vai ver em tempo real o corte na malha.
Para animar é só clicar no botão Auto Key, dai a Viewport fica contornada de vermelho e a barra de Frames também fica vermelha.
Desta forma, se mover a barra de Frames até o Frame que quiser e em seguida mover o Gizmo do Slice, ele ficará animado e vai criar os Key Frames na barra de Frames, como mostra a segunda imagem em anexo.
Agora, se desligar o Auto Key e mover a barra de Frames ou clicar no botão Play, vai tocar a animação com o Slice se movendo.
OBS: A cada 30 Frames passará 1 segundo de vídeo.
3- Se quiser fechar a malha no local do corte do Slice é só aplicar o modificador Cap Holes depois do Slice, como mostra a terceira imagem em anexo.
Abração e tudo de bom.
André Vieira