Oi Yod, tudo bem?
Seja bem-vindo de volta ao mundo 3D e pode contar com a gente para tudo que precisar nos seus estudos.
1- Sobre a escala da textura, tem duas formas de fazer, uma é ajustando o valor do Tiling no mapa Bitmap e criar um Box como referência com o tamanho desejado, como mostra a primeira imagem em anexo.
A outra forma de fazer é com o Real-World Scale, assim, se a textura tiver o tamanho real, é só marcar o Use Real-World Scale que ela ficará no tamanho certo automaticamente.
Porém, se a textura não tiver o tamanho real vai precisar ajudar o Tiling da mesma forma para acertar o tamanho usando o Box de referência, como foi o caso do meu exemplo na segunda imagem em anexo.
2- Sobre as imagens ficando brancas com o Daylight, é porque você não ajustou a exposição da câmera, agora a câmera do Max funciona igual uma câmera real, você controla a claridade da foto através da exposição.
O ideal é usar a Physical Camera em vez da câmera antiga, pois a Physical Camera já tem o controle de exposição embutido, como mostra a terceira imagem em anexo.
Se o Exposure Control não estiver instalado vai aparecer a mensagem no botão que marquei na terceira imagem em anexo e basta clicar nele para instalar.
Se já estiver instalado vai mostrar na mensagem do botão e o valor do EV ficará disponível.
O EV controla a claridade da foto, quanto maior o valor, mais escura fica a imagem, cenas externas de dia com sol forte precisa de valores altos como 13, 14, 15 ou até 16 para a foto ficar boa.
3- Sobre o material de vidro no ART, você vai usar o Physical Material, que é uma cópia barata do Arch&Design.
É bem simples configurar vidro comum, só precisa colocar preto na cor e o valor 1 na transparência, como mostra a última imagem em anexo.
Veja que o Physical Material tem uma listinha com Presets logo no início do menu, dentro dela tem vários materiais prontos para usar ou para servir como base na criação de outros.
4- Sobre o ART, ele é um Render bem simples, só faz GI e mais nada, mas serve para estudo.
Quando estiver com mais prática e quiser um Render melhor sem ter que piratear ou comprar o V-Ray, a opção mais acessível é o Arnold, ele é lento e chato de configurar se comparado com V-Ray ou Corona, mas tem a maioria dos recursos modernos.
O download gratuito para o 3ds max fica neste link:
https://www.arnoldrenderer.com/arnold/download/Abração e tudo de bom.
André Vieira