Retomada

Por: Yod  

Em: 11/11/2019 06:00

Bom dia a todos!
Venho aqui alegremente dizer que estou voltando ao mundo 3D depois de longos anos fora (problemas pessoais)
  1. .
    Instalei a mais nova versão do 3DS Max e me deparei com umas dificuldades e quero a ajuda de vocês:
    Escala da textura
    Dayligth System (como fazer para ficar real, minhas imagens estão ficando brancas)
    Vidro (não consegui acertar)

    Estou usando o ART Render

    Agradeço quem puder me ajudar!
Seja bem vindo de volta a esse mundo fascinante!

Eu tbm fiqui muitos anos afastado dele.

Quando voltei estranhei muita coisa.  Muitas das coisas q tinha aprendido havia esquecido.

Aconselho instalar o VRAY pois ele agora está bem mais amigável que suas primeiras versões. Tem até setagem automática de cenas. Basta escolher o cenário (Externa,interna, estudio). Além de ter vários tutorias na internet. E tbm pq se vc procurar objetos na internet para colocar em suas cenas, eles estarão com materiais configurados para o VRAY ou Corona, os mais populares atualmente.

Uma das primeiras coisas que me impressionaram foi o renderizador Quicksilver pela velocidade absurda de render dele. 

Tudo bem q pra mim ele é tipo um scanline via GPU, mas pra treinar animação é ótimo.

Estranhei bastante o Slate Material. Relutei por um tempo em aprendê-lo. Mas depois q vi o quão prático ele é, não quero mais voltar para o outro. Aconselho a aprendê-lo logo de cara.

Vc escolheu o lugar certo para busca ajuda pois aqui tem camaradas realmente com espírito de comunidade.




Muito obrigado SERPA!
Vou ver sim de instalar o VRAY, mas isso mais para frente, agora preciso ver de aprender com esses que já vem no programa...haja verba kkkk
Quanto à escala das texturas, isso vai ser ou no tiling da textura no material, ou reescalar clusters do mapeamento. 

Quanto à 'iluminação solar', eu recomendo uma luz direta (direcional).. caso sua imagem esteja muito "branca" ou "lavada", tente articular um contraste maior na iluminação, ou, caso for necessario (e imagino q seja (nesse sentido o New aqui da 3d1 vai poder elaborar um pouco melhor)) configurar melhor às questões de iluminação e materiais no seu render...(mas acho q fazer coisas como renderizar em HDR (ou outro formato de alta dinamica de cores) e renderizar com o campo linear de cores (acho q é o gamma 2.2 mas n lembro bem agora XDD) q aí vc tem uma possibilidade maior de trabalhar com a iluminação na propia pos mesmo...)..

(mas modela uma ceninha bem simples, só pra vc estudar a iluminação solar no V-ray.. n é dificil de aprender n..)  

Ainda sobre a iluminação.. eu considero a iluminação solar como sendo a 'BASE' mesmo da iluminação das cenas... mesmo as internas (excetuando-se aí, claro, os casos q a cena é numa 'dungeon' ou subterranea, etc.. xd...)... o q EU (to falando eu e tal) faço é fazer a cena, inicialmente, APENAS com a iluminação solar (embora q haja um GI aí então... etc...), e qdo eu tô satisfeito com essa iluminação eu procedo a adicionar a iluminação interna.... 

(Ou seja, considerando um aposento de uma casa ou apartamento, quanto à iluminação, eu inicialmente regulo à luz solar (ou de fora, caso seja noturna... isso evidentemente pra cenas internas...), tipo, o aposento lá da residencia só com a luz solar entrando e nenhuma luz ligada), aí depois eu ponho às luzes da iluminação artificial do aposento (aí nesse caso eu recomendo estudar um pouco o uso de luzes usando IES e tal...), e então, se depois disso eu ainda não considerar a iluminação como satisfatória, eu adiciono algumas luzes meramente cenicas pra melhorar...) 

Quanto a materiais de 'vidro', caso seja com o V-ray, tá praticamente TUDO descrito muito bem no material basico do V-ray (umas das coisas interessantes do Vray, desde sempre, é q ele foi MUITO mais amigavel de se aprender rapidamente varias coisas, pelo menos pra mim xd..), então eu imagino q seja questão de escolher a cor da refração, o indice de refração, e deixar o material com um brilho (a depender do tipo de vidro, etc.. ou se for vidro sujo uns mapas pra definir isso, etc..) e uma normal (caso o vidro n seja liso)... 

Acho que é isso.. embora q de uma maneira resumida...

Quanto à "verba" (notei q vc falou disso aí XD), têm as versões "de estudante" e tbm têm as versões "de tapa olho e perna-de-pau" (tentei ser elegante aqui =D)... Pra uma questão de estudos pessoais, projetos de pouca expressão social (não é uma propaganda de tv ou uma vinheta aparecendo numa feira) ou coisinhas de game-jams, coisas assim, n tem problema nenhum vc usar essas versões aí q eu mencionei, n tem problema nenhum e os donos dos programas até que (GENUINAMENTE) gostam... Mas, aí quando vc for fazer um filme ou game ou coisa maior, aí vc pega uma licensa e tal... aí passa o custo da licensa pro cliente. 


Ah é.. quanto a vc voltar e tal... saiba que o mundo, e os usuarios daqui desse site esperam, nada menos, que o MELHOR, vindo de vc. 



Ah é.. vou deixar uma musica q lembrei enquanto tava escrevendo a questão de iluminação solar e tal XD.. 



A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Yod, tudo bem?

Seja bem-vindo de volta ao mundo 3D e pode contar com a gente para tudo que precisar nos seus estudos.

1- Sobre a escala da textura, tem duas formas de fazer, uma é ajustando o valor do Tiling no mapa Bitmap e criar um Box como referência com o tamanho desejado, como mostra a primeira imagem em anexo.
A outra forma de fazer é com o Real-World Scale, assim, se a textura tiver o tamanho real, é só marcar o Use Real-World Scale que ela ficará no tamanho certo automaticamente.
Porém, se a textura não tiver o tamanho real vai precisar ajudar o Tiling da mesma forma para acertar o tamanho usando o Box de referência, como foi o caso do meu exemplo na segunda imagem em anexo.

2- Sobre as imagens ficando brancas com o Daylight, é porque você não ajustou a exposição da câmera, agora a câmera do Max funciona igual uma câmera real, você controla a claridade da foto através da exposição.
O ideal é usar a Physical Camera em vez da câmera antiga, pois a Physical Camera já tem o controle de exposição embutido, como mostra a terceira imagem em anexo.
Se o Exposure Control não estiver instalado vai aparecer a mensagem no botão que marquei na terceira imagem em anexo e basta clicar nele para instalar.
Se já estiver instalado vai mostrar na mensagem do botão e o valor do EV ficará disponível.
O EV controla a claridade da foto, quanto maior o valor, mais escura fica a imagem, cenas externas de dia com sol forte precisa de valores altos como 13, 14, 15 ou até 16 para a foto ficar boa.

3- Sobre o material de vidro no ART, você vai usar o Physical Material, que é uma cópia barata do Arch&Design.
É bem simples configurar vidro comum, só precisa colocar preto na cor e o valor 1 na transparência, como mostra a última imagem em anexo.
Veja que o Physical Material tem uma listinha com Presets logo no início do menu, dentro dela tem vários materiais prontos para usar ou para servir como base na criação de outros.

4- Sobre o ART, ele é um Render bem simples, só faz GI e mais nada, mas serve para estudo.
Quando estiver com mais prática e quiser um Render melhor sem ter que piratear ou comprar o V-Ray, a opção mais acessível é o Arnold, ele é lento e chato de configurar se comparado com V-Ray ou Corona, mas tem a maioria dos recursos modernos.
O download gratuito para o 3ds max fica neste link: https://www.arnoldrenderer.com/arnold/download/

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Muito obrigado pelas dicas, é que realmente perdi a prática de texturização e renderização, em breve quero postar uns trabalhos!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707579.

Total de membros registrados: 135205

Últimos membros registrados: IF, DESIGNERS, arqui12, scottbilly103, milesmauro, Kankuro026, lima.arthur, PH2024, paulo3317.

Usuário(s) on-line na última hora: 588, sendo 24 membro(s) e 564 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Antigo, rafa.carvalho, gilson antunes, magster, Lucas Reis, HALTTEMBERG, Allen Anderson, Eber.Silva, TadeuB79, Gabriel.C, Juarez, mastermax, cristian rocha da silva, nandao, JMDesign, Le_Andro, Gabriel, Denilson, Vladis, IF, DESIGNERS, Elis, marcio.alain, mixel.amorim, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.