Oi Regi, tudo bem?
Não se preocupe com os materiais agora, segue firme neste caminho que você está indo bem.
Tudo que você precisa para modelar está nestes painéis dos Sub-Objects do Editable Poly.
Tem um ou outro comando que só está no Ribbon menu, mas não são importantes agora.
Para não te deixar na dúvida, a qualquer momento você pode definir quais faces recebem cada material, tem várias formas de fazer isso.
Quando aplica o Attach sem materiais aplicados nos objetos, não vai dar a mensagem de Material ID se tiver iniciado a modelagem apenas com linhas ou Planes, pois todos já estarão no mesmo ID.
Mas basta você selecionar as faces do objeto usando o Sub-Object Polygon ou Element e aplicar o material que quiser, ele vai gerar o ID automaticamente.
Você pode ter mais controle no gerenciamento de quais faces recebem quais materiais usando o menu Polygon Material IDs no painel do Editable Poly, como mostra a imagem em anexo.
Se criar um material Multi/Sub-Object, você pode escolher quantos materiais terá dentro dele no Set Number, como mostra a imagem em anexo.
Cada material no Multi/Sub-Object tem um ID, basta colocar o mesmo ID nas faces para elas receberem este material do Multi/Sub-Object.
Você define o ID das faces colocando o valor no campo do Set ID e teclando Enter.
Também pode selecionar as faces de acordo com o ID que aplicou nelas colocando o valor do ID no campo do Select ID e clicando no botão dele.
OBS: Além de anexar objetos com o Attach, você também pode desanexar com o Detach, inclusive desanexar como um Clone, qualquer face 3D selecionada pode ser desanexada como um novo objeto ou um novo Element dentro do mesmo objeto.
O Sub-Object Element seleciona todas as faces de cada elemento dentro do mesmo objeto, qualquer malha 3D separada dentro do mesmo Editable Poly é tratada como um Element.
OBS2: Um bom canal com ótimos vídeos sobre modelagem no Max é o Arrimus3D, mas sugiro que inicie pelos vídeos mais antigos, o link é este:
https://www.youtube.com/channel/UCSLLdTBwLMfTKWS56tOiQpw/videosAbração e tudo de bom.
André Vieira