Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
Anderson Leao   São Paulo, SP
Palacio   São Paulo - SP
ti_roc   Mauá, SP - AC
Ricardo 3D   Brasil - BA

Portfólios Ver Mais

jeyjunior   Osasco - SP - SP
Rebecacs86   Garça - AC
guilliaugusto   Guarulhos/SP - SP
Daian   Belo Horizonte - MG

DUVIDA Vray Matte Shadow

Por: Paulo Fernando  

Em: 21/11/2019 16:12

A imagem que tem uma luz forte no chao é quando o render ainda está fazendo o Light Cache. Já a segunda é quando começa o render em si, porem o efeito da luz no chao desaparece. Estou usando o Vray Plane pra fazer Matte Shadow usando o VrayMtlWrapper. Por que o efeito da luz se perde quando começa o render, é bug ou é assim mesmo? Tem como manter o efeito?
artstation.com/pou556
Oi Paulo, tudo bem?

A sua pergunta é muito interessante e como você conhece bastante o Render, fiz um teste rápido para te mostrar pensando que seria problema do material usado no Slot Base Material do VRayWrapper, mas no final obtive o mesmo problema, como mostram as imagens em anexo.

Eu apenas coloquei uma imagem HDR na Dome Light, fiz um Plane comum para alinhar com o tampo da bancada da HDRI, coloquei um Teapot em cima, uma Physical Camera apontada para ele e uma VRay Light numa posição adequada para gerar o brilho da luz e o reflexo dela na superfície.

Apliquei o VRayWrapper no Plane com as configurações normais, marcando o Matte Surface, Shadows e Affect Alpha, além de usar um VRayMtl cinza reflexivo no Base Material, mas na hora de renderizar o brilho da luz aparece na etapa do Light Cache e não aparece no resultado final.

Fuçei um pouco aqui para ver se era alguma configuração, mas acontece igual se habilita o Plane como Matte através do VRay Properties, não testei os Render Elements VRayMatteShadow e MultiMatteElement, pode ser que eles aceitem o brilho da luz.

Porém, na verdade o nome do recurso é Matte Shadow igual colocaram nos Render Elements, não sei porque usam estes nomes estranhos nos Shaders do V-Ray como Wrapper e Dirt em vez de Ambient Occlusion, então, o Wrapper foi feito para capturar as sombras inicialmente, depois também reflexos, refrações e GI, mas parece que não captura o brilho da luz.

Neste caso a melhor opção é usar um Render Element como o VRayRAWLighting para capturar o brilho da luz e adicionar na imagem em composição, como mostra a última imagem em anexo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Muito obrigado Andre, dei mais uma pesquisada e descobri que esse problema existe desde sempre, a Chaos sabe mas nunca corrigiu.
artstation.com/pou556

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707587.

Total de membros registrados: 135212

Últimos membros registrados: eurafaeldavila220, Omyketoukreviews, Chioo026, yanag, lzfelps, Laurinha33, gustavosaalmeida, MIIRAGE CREATIVE STUDIO .

Usuário(s) on-line na última hora: 699, sendo 23 membro(s) e 676 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Celso Borttoloto, Sergio1987, Gabriel, Julberto, mastermax, Osvaldo Arquiteto, rafa.carvalho, deathstars, Juvencio Simbo, Allen Anderson, MIIRAGE CREATIVE STUDIO , Neesaun, Daniel Monteiro, Roberto Movanni, emersonforentin, Pedro Juliato, eurafaeldavila220, Thiago, Eng Damasceno, Geraldo Nunes, mixel.amorim, marcio.alain, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.