Oi Paulo, tudo bem?
A sua pergunta é muito interessante e como você conhece bastante o Render, fiz um teste rápido para te mostrar pensando que seria problema do material usado no Slot Base Material do VRayWrapper, mas no final obtive o mesmo problema, como mostram as imagens em anexo.
Eu apenas coloquei uma imagem HDR na Dome Light, fiz um Plane comum para alinhar com o tampo da bancada da HDRI, coloquei um Teapot em cima, uma Physical Camera apontada para ele e uma VRay Light numa posição adequada para gerar o brilho da luz e o reflexo dela na superfície.
Apliquei o VRayWrapper no Plane com as configurações normais, marcando o Matte Surface, Shadows e Affect Alpha, além de usar um VRayMtl cinza reflexivo no Base Material, mas na hora de renderizar o brilho da luz aparece na etapa do Light Cache e não aparece no resultado final.
Fuçei um pouco aqui para ver se era alguma configuração, mas acontece igual se habilita o Plane como Matte através do VRay Properties, não testei os Render Elements VRayMatteShadow e MultiMatteElement, pode ser que eles aceitem o brilho da luz.
Porém, na verdade o nome do recurso é Matte Shadow igual colocaram nos Render Elements, não sei porque usam estes nomes estranhos nos Shaders do V-Ray como Wrapper e Dirt em vez de Ambient Occlusion, então, o Wrapper foi feito para capturar as sombras inicialmente, depois também reflexos, refrações e GI, mas parece que não captura o brilho da luz.
Neste caso a melhor opção é usar um Render Element como o VRayRAWLighting para capturar o brilho da luz e adicionar na imagem em composição, como mostra a última imagem em anexo.
Abração e tudo de bom.
André Vieira